Menu

Pesquisar
Close this search box.

TRE do Acre já tem quatro pedidos de candidatura ao governo e 5 ao Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre já recebeu, até o fim da manhã desta segunda-feira (13), quatro pedidos de registro de candidatura ao cargo de governador e vice. Para o Senado, cinco candidatos entregaram suas solicitações. O único postulante ao Palácio Rio Branco que ainda não fez o pedido formal é o petista Marcus Alexandre Viana.


Conforme ac24horas antecipou essa manhã, o ex-prefeito da capital decidiu por fazer o registro na terça (14) para definir os últimos detalhes de seu plano de governo nesta segunda. Os petistas Ney Amorim e Jorge Viana, candidatos ao Senado na chapa de Marcus Viana, deixarão para fazer seus pedidos junto com ele.

Anúncios


A perspectiva é que os três compareçam ao Fórum Eleitoral de Rio Branco para oficializar as candidaturas. Adversário direto de Marcus na corrida ao governo e liderando as pesquisas de intenção de voto, o senador Gladson Cameli (Progressistas) optou por entregar o pedido ao TRE na semana passada por meio dos seus advogados.


Ao todo, a Justiça Eleitoral no Acre já recebeu 308 pedidos de registro de pessoas interessadas em concorrer a um dos cargos disponíveis: governador, senador, deputado federal e estadual. Os que desejam uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa estão em maior número: 238.


Em segundo estão os que desejam um cobiçado assento na Câmara dos Deputados: 46. Entre os partidos, o PSL do governadorável coronel Ulysses Araújo é o que tem o maior pedido de registro; em seguida vêm o PTB e o Solidariedade, ambos na coligação de Gladson Cameli.


O prazo final para a entrega dos registros é a próxima quarta-feira (15). Na comparação com a eleição de 2014, há uma queda, até o momento, de quase 50% nos pedidos. Na última eleição geral no Acre, 617 pessoas participaram do pleito como candidatas.


Este ato protocolar, no entanto, não é a garantia de que os interessados estão garantidos na corrida. Cada pedido será analisado por um juiz eleitoral, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento. Um dos principais pesos nesse julgamento é a lei da Ficha Limpa.


Se uma das exigências da lei não for atendida, o político pode ter o registro negado, porém cabendo recurso junto ao pleno do TRE. A mais importante delas é a que impede a candidatura de pessoas condenadas por um juízo de segunda instância.


Perfil dos candidatos


Apesar de as mulheres representarem a maioria do eleitorado acreano (51,5%), os homens estão em maior número como candidatos nas eleições de 2018: 71,1%. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, 41,88% dos postulantes têm nível superior completo, enquanto 33,44% têm apenas o ensino médio.


Sobre as profissões, a maioria optou pela opção “outros”; em segundo lugar estão os empresários (9%) e servidores públicos (4%). Já em relação à faixa etária, a maior parte está entre os 35 e 39 anos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido