Menu

Sem dinheiro de empresas e com 40 dias a menos, campanha política inicia essa semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atenção (e) leitor do portal de notícias ac24horas: prepara-se para se tornar, a partir da próxima quinta-feira, 16 de agosto, a pessoas mais importante do mundo – pelo menos para os candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano. A partir desta quinta está liberada oficialmente a campanha política de 2018.


Daí em adiante, candidatos poderão pedir, de forma explícita, o voto do eleitor e distribuir material publicitário. As redes sociais, preparem-se, se transformará num campo de guerra pela busca do coração e do voto dos cidadãos.

Publicidade

A eleição de 2018 promete ser histórica. Ela tem muitas diferenças quando comparada com a de 2014. A mais importante dela é o fim da doação de dinheiro por parte das empresas. Apenas pessoas físicas estão autorizadas a doar dinheiro para o candidato de sua preferência.


O principal recurso será o do fundo eleitoral. A iniciativa se deu após a descoberta, por meio da Lava Jato, da relação promíscua entre empresas e políticos eleitos, que usavam as doações como moeda de troca na obtenção de vantagens quando assumiam os cargos para o qual foram eleitos.


Com o fim do peso das milionárias doações de grandes empresas, espera-se uma disputa mais igualitária entre todos os candidatos. Outra novidade nessa eleição será o tempo menor de campanha. Dos 90 dias de quatro anos atrás, agora são apenas 52.


Essa redução também ocorrerá na propaganda eleitoral obrigatória. Dos tradicionais 45 dias de exposição no rádio e na TV, agora serão 35. Os minutos também são menores. De 30 minutos por bloco, agora são 12min30seg divididos entre todos os postulantes.


O que não mudou foram algumas regras, em especial a proibição de colocar cartazes em postes e outros bens públicos. Estará liberado o uso de carros de som para tocar os jingles dos candidatos. O uso de trios-elétricos só é autorizado em comícios. Pintar muros com nomes dos candidatos também está vetado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido