Menu

Pesquisar
Close this search box.

A Amazônia é a Colômbia dos anos 80, diz Sebastião Viana nas redes sociais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em sua retórica de culpar o governo Michel Temer (MDB) pela crise de violência no Acre, o governador Sebastião Viana (PT) afirmou, por meio de uma postagem no Twitter, que a situação vivida pela Amazônia hoje se assemelha à da Colômbia na década de 1980, quando o país vizinho era refém do terrorismo praticado pelos carteis do tráfico de droga.


Este período vivido pelos colombianos teve como um de seus principais símbolos o narcotraficante Pablo Escobar, “eternizado” eternizado por seriados e livros.

Anúncios


“Tudo o que posso tenho feito para dizer que a Amazônia já é a Colômbia dos anos 80, vítima da perversa invasão de traficantes e da omissão federal nas fronteiras”, escreveu Sebastião.


Ao contrário do que escreve o petista, o problema do tráfico na Colômbia não se deu pela invasão de traficantes; seus grandes operadores eram colombianos nativos. Além disso, o tráfico não é “produto” de importação, mas de exportação da Colômbia. O alto lucro do comércio de drogas a partir de seu território se expandiu para os países vizinhos, como o Peru.


Outro problema agravado foi o uso do tráfico de drogas pelos guerrilheiros de esquerda, em especial das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), como principal fonte de financiamento, aumentando as áreas de cultivo das folhas de coca na área de selva, e a violência no campo e nas cidades.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido