Menu

Pesquisar
Close this search box.

Grito de liberação femenina

Sabe que a sua postulação enfrenta o empecilho de ser por um partido nanico, sem poder financeiro, sem representação política em todos os municípios, seu reduto é a pequena Tarauacá, mas ainda assim tem de se ressaltar a sua candidatura, como um marco a quebrar a máxima das eleições no Acre para governador serem centralizadas apenas em candidatos homens. É neste contexto que deve ser situada a candidatura á governadora da vereadora Janaína Furtado (REDE) – foto. Quantos votos ela vai ter, não é o mais relevante na sua candidatura. Mas que as mulheres se quiserem lutar por espaço na política têm que se candidatar a mandatos eletivos. Ou ficarão eternamente reclamando de ficarem à margem dos debates.


HOMENAGEM Á VELHA GUARDA
O ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Eugênio Leão Braga – o popular “Macapá” – será o segundo suplente na chapa do candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB). É uma justa homenagem, por tudo o que representa em seriedade, e à velha guarda do MDB.


PERDE A CREDIBILIDADE
Abrir uma igreja seja ela Evangélica ou Católica, para ato político de candidato a governador, tira a credibilidade da igreja que permite isso. Foi o que aconteceu com a Igreja Metodista Wesleyana, que abriu as suas portas para um verdadeiro comício para candidatos do PT. Estaria criticando da mesma forma se assim agisse em relação à oposição. Não olho a cor partidária. Ou é templo religioso ou palanque político. Ou é religioso ou é mundano.


IDO PARA O ESPAÇO
Numa boa roda ontem na ALEAC de deputados e jornalistas se comentava a eleição para o governo. E foi unanimidade que se a coisa não está pior para o PT nas pesquisas, é por ser o Marcus Alexandre (PT) o candidato, sem ele a diferença a favor da oposição seria maior. Também houve concordância que, ele tem sido um “sobrevivente” porque ser candidato de um PT desgastado; de um governo estadual com baixa popularidade e de um desgaste de 20 anos de poder e com o principal nome do partido, Lula, preso e não podendo disputar a presidência não é uma barra para qualquer um enfrentar. Isso tem prejudicado o Marcus.


RECLAMAÇÃO PESADA
Também se escutou nesta conversa uma reclamação aberta de que o candidato Marcus Alexandre (PT) colocou para lhe assessoras na campanha caras manjadas do PT, ao invés de formar uma assessoria mista com todos partidos da FPA, o que torna difícil na campanha se mostrar como um novo. Acaba passando que será uma gestão continuada e que nada mudará.


CHAPA 2, PODE APOSTAR
Henrique Afonso, Manuel Marcos, Chicão Brígido, Chicarlos, Francisco Pianko, Charqueiro, Glória Melo, Merla Albuquerque, Pra. Maria José, Silvia Monteiro, Roselane Sport, Railson Correa, Paulino Silva, Fernando Melo e Itamara Sousa é a Chapa 2 da FPA para Federal. Sem nenhum temor de errar: fará com folga um para Câmara Federal. Pode apostar que ganha.


DESDE CRIANCINHA
Quem me ligou ontem irritado com o governador foi o ex-deputado Élson Santiago (PTC), afirmando que, a partir de agora será “Gladson Cameli desde criancinha”. O que o irritou foi a demissão da sua mulher do cargo de Assessor Especial . E de dois parentes, sem ser avisado.


SOUBE PELO DIÁRIO OFICIAL
O deputado Élson Santiago (PTC), que será candidato a deputado estadual, nas últimas eleições foi com a família numerosa, apoiadores incondicionais dos candidatos majoritários do PT, principalmente, do atual governador. E um forte aliado como presidente da ALEAC.


AMIGOS SE AFASTANDO
Falando em debandada, o atual governador vai perdendo amigos ao longo da sua caminhada política, no funil para se encerrar. Não estão mais ao seu lado os ex-deputados Helder Paiva, Walter Prado, Jamil Asfury e agora Élson Santiago. Na política não se cisca para fora, nunca.


NÃO PODE SER MINIMIZADAS
São perdas que não podem ser minimizadas, porque Helder Paiva, Jamil Asfury, Élson Santiago e Walter Prado foram sempre bem votados. E isso acontece no momento mais difícil do PT, numa disputa de governo nas duas últimas décadas. Não deixa de ser perda considerável.


MACHADADA NA LEGENDA
Foi o pior que aconteceu para a chapa de candidatos a deputado estadual do MDB a decisão do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), em lançar a filha Tamires Serafim, como candidata à ALEAC pelo PMN. O MDB tende a perder em torno de 5 mil votos na legenda.


BRIGA DE FOICE
Isso deixa os candidatos Eliane Sinhasique (MDB), Roberto Duarte (MDB) e Jairo Carvalho (PSD) numa guerra de foice por uma segunda vaga na chapa do MDB a estadual. Só por uma zebra , a primeira vaga na chapa não ficará com a candidata Antonia Sales (MDB), com boa votação.


MERA RETÓRICA
Não passa de retórica politiqueira os deputados subirem a tribuna da ALEAC para dizer que vão ajudar os concursados da PM a serem chamados para suas contratações. Politiqueira, porque não podem ajudar em nada, cabe ao governador chamar ou não os que foram aprovados.


FALOU TUDO
O deputado Nelson Sales (PROGRESSISTA) tocou no ponto central desta questão do não chamamento dos aprovados nos concursos da Polícia Civil e PM: o de que se o governo não tinha teto na Lei de Responsabilidade Fiscal para contratar não devia ter feito o concurso.


BOLANDO PARA CIMA E PARA BAIXO
O certo é que os aprovados dos concursos da PM e Polícia Civil estão bolando para cima e para baixo, sendo empurrados com a barriga. Parte deles estava protestando ontem na ALEAC.


PAUTAR UMA DATA
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), condena o que chama de “politização” da questão dos concursados da PM e Polícia Civil. O esforço, na sua visão, tem de ser numa pauta em que fique marcada a data da posse, para pôr fim à atual indefinição do chamamento.


A CARA E O TAPA
Esta aliança entre PT-PCdoB é uma aliança em que os petistas entram com a cara e os comunistas com tapas. A candidatura do ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) tira uma das vagas do PT para deputado estadual, porque vem com todo partido centralizado nele.


NÃO PODE SER DESCARTADO
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) não pode ser visto também como bucha de canhão nesta aliança para a ALEAC entre PT e PCdoB. Não estava em nenhuma lista dos prováveis eleitos na última eleição e ganhou. Hoje está estruturado em cima de um mandato. Não o subestimem!


PREOCUPANTE PARA O JONAS
No PT, o Daniel Zen terá o grosso da estrutura do governo, o deputado Lourival Marques outra parte, a Leila Galvão tem dois prefeitos lhe apoiando é uma forte base pessoal no Alto Acre, enfim, esta aliança com o PCdoB acaba por ser desfavorável ao deputado Jonas Lima (PT).


CHAPA ENCARDIDA
Uma das chapas mais encardidas desta eleição é a formada pelo PROGRESSISTA-PMN-PPS-PTC. Tem os deputados Nicolau Junior e Géhlen Diniz, o ex-deputado José Bestene, ex-vereador Raimundo Vaz, ex-deputado Élson Santiago e a Tamires Serafim, filha do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.


NOME PARA SE RESPEITAR
Tamires Serafim (PMN) vem forte. Tem o pai, prefeito Mazinho Serafim, mais de trinta vereadores, o x-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, o deputado Chagas Romão (MDB), todos lhe apoiando. Está na disputa com chance na coligação PP-PTC-PMN-PPS.


IMPEACHMENT
O senador Sérgio Petecão (PSD) está entre os que assinaram o pedido de impeachment do Ministro do STF, Gilmar Mendes, criticado por decisões consideradas benéficas ao PT. Gilmar é  uma das figuras jurídicas mais criticadas e rejeitadas na população.


ALIANÇA COM HABILIDADE
Em qualquer disputa de deputado estadual quando o candidato tem mandato, base política sólida, é um bom caminho andado para se eleger. É o caso do deputado Heitor Junior (PODEMOS), ancorado na luta pelos portadores de hepatites e ampliou as suas parcerias.


APOIO CONFESSADO
O deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISTA) acabou confessando ontem na tribuna da ALEAC, a sua simpatia e apoio ao candidato ao Senado, deputado Ney Amorim (PT). Revelou ser um torcedor pela sua eleição ao Senado, por ser um jovem, promissor, e o que o atrapalha é o PT.


MUITO FOGO AMIGO
Falo do que sei: há muito fogo amigo à candidatura do Ney Amorim ao Senado, em alas do PT.


CIRANDA DO APOIO
O ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, não apóia mais a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR), fechou um pacote com a candidata Vanda Denir (SD), que também disputa uma vaga para a Câmara Federal. São nos detalhes de bastidores que as eleições se decidem.


FIM DO BOI COM ABÓBORA
O grande teste dos marqueteiros do PT será nesta eleição para governador. Nas últimas disputas sempre pegaram adversários boi com abóbora, com o PT no auge. Pela primeira vez nas duas últimas décadas terão o PT mal das pernas e a oposição com um candidato forte.


PARA VOLTAR AO PROTAGONISMO
O PCdoB não tem mais a força que tinha no auge da FPA. Para voltar a ser protagonista terá que eleger dois deputados estaduais e um deputado federal. Sem isso continuará sem força.


LUGAR OCUPADO
Quem levanta perde o lugar. O PCdoB perdeu o papel de segundo destaque dentro da FPA para o PSB, que tem deputado estadual, deputado federal e três prefeitos. Entre as prefeituras do partido se encontra a da Capital, comandada com acerto pela prefeita Socorro Neri.


GOLPE NO MANOIEL MORAES
O PT chamou o ex-prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, e o convenceu (não se sabe como) a lançar a Irma para deputada estadual. Desarticula um apoio do deputado Manoel Moraes (PSB), naquele município.


CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE
Quando entra em debate a Lei Maria da Penha, que combate a violência contra as mulheres, temos que ser justo e lembrar que o senador Jorge Viana (PT) deu uma contribuição importante neste campo, ao conseguir aprovar PEC de sua autoria no Senado, que torna imprescritível o crime de estupro.


COMPROMISSO FECHADO
Quem passou a apoiar a candidatura da publicitária Charlene Lima (PTB) à deputada federal é o ex-candidato a prefeito de Senador Guiomard, Jorge Catalan. Charlene está no jogo.


NÃO SOUBE JUNTAR
Ontem, na ALEAC, um deputado da FPA fez uma relação extensa de figuras políticas sem mandato que estavam com o PT nas últimas eleições e foram para a oposição, principalmente, no meio evangélico. Considera que o atual governador não tem o dom de manter aliados como teve o irmão Jorge Viana quando foi governador. Verdade. JV tinha quase a unanimidade entre os Pastores evangélicos. Quem ainda mantém 100% de lealdade é o Pastor Agostinho da IBB e um ou outro desgarrado.


PELA VIDA
O deputado federal Alan Rick (DEM) tem sido um defensor intransigente da pauta contra o aborto. Voltou a se posicionar ontem na Câmara Federal contrário à sua liberação. Defendeu que a análise da matéria tinha que ser do Congresso e não do STF. Diz que a Constituição Federal protege a vida em todas suas fases e que o aborto deve se discutido como questão ética, moral e religiosa. O Congresso tem perdido muito de sua autonomia ao não assumir o papel principal em questão de sua alçada, como a decisão sobre ser liberado ou não o aborto.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.