Menu

Ulysses anuncia hoje em coletiva seu rumo: volta atrás ou desiste

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em uma postagem no Facebook, o Coronel Ulisses Araújo (PSL), – foto – confirma o que a coluna colocou sobre a sua negociação política com o candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), para renunciar. Diz que as conversas com Cameli  foram em torno do melhor para o Acre e visam derrotar o PT. Ou seja, admite claramente que amarra a sua desistência, a ser revelada, possivelmente, por todo dia de hoje. Em momento algum afirma que manterá a sua candidatura. Ressalta que não falou com a imprensa. Como se esta tivesse que pedir sua autorização para publicar algo ao seu respeito. As fontes da coluna foram dois candidatos a Federal do seu grupo, ambos de alta credibilidade, que acompanharam todo o processo desde da sexta-feira última até a noite de terça-feira, quando pela segunda vez no período comunicou a renúncia e me passaram toda a cronologia e as conversas. Quando cita na postagem que está conversando com a direção nacional do PSL, que lhe dará uma resposta nesta sexta-feira, apenas diz respeito a um pedido de autorização para uma coligação com a chapa do candidato Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), que tem o Major Rocha (PSDB) de vice, já que existe uma resolução nacional que proíbe aliança com o PSDB. Ou seja, em nenhum momento reafirmou a sua candidatura ao governo. Caso consiga a autorização da executiva nacional do PSL para a coligação, anunciará oficialmente a sua decisão de apoio ao candidato Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), como o mesmo afirma, hoje. Resumindo a sua postagem: está decido não ser mais candidato, ou não teria sentido admitir que, abriu uma negociação política com o Gladson Cameli (PP). A não ser que desista de desistir na sua entrevista de logo mais, ás 10 horas. Ponto! E aguardemos as próximas horas.


COLETIVA Á IMPRENSA
Hoje, ás 10 horas, o Coronel Ulisses Araújo (PSL), estará dando uma entrevista à imprensa, na sede do partido quando deverá se posicionar de vez sobre o assunto. Não lhe restam muitos caminhos: confirmar o anúncio feito de sua desistência aos candidatos a deputado federal da sua chapa aos quais anunciou que estava fora do processo ou voltar atrás e ser novamente candidato ao governo. No último cenário voltaria seriamente desgastado pelos acontecimentos. Cabe só a ele definir o seu destino político. É questão de fórum íntim


MÁRCIO BITTAR CONFIRMA CONVITE
O candidato ao Senado, Márcio Bittarm (MDB) confirmou ontem que, de fato junto com o candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), fizeram o convite ao Coronel Ulisses (PSL) para ocupar a primeira suplência da sua chapa, o que implicará na unidade da oposição, como nunca ocorreu. Bittar espera que tudo se resolva hoje com a liberação do PSL para a coligação.


MUITO ÉTICO
Há um fato a ressaltar nesta desistência do Coronel Ulisses Araújo (PSL) de disputar o governo. Foi ético ao não aceitar ser candidato a deputado estadual ou a deputado federal para não quebrar a palavra empenhada de apoio aos integrantes das duas chapas do seu grupo. Também não deixará de ser ético se decidir retornar uma candidatura difícil e muito penosa.


SEM REAÇÃO NEGATIVA
Também deve ser ressaltado neste episódio da renúncia do Coronel Ulisses Araújo (PSL), a posição de maturidade do ex-prefeito Tião Bocalom (PSL) de não criar problemas. A coluna tem informação de que, vai sentar para conversar com Gladson Cameli e Márcio Bittar.


VAZAMENTO ERA PREVISÍVEL
Até é aceitável, que o Ulisses, como marinheiro de primeira viagem na política, tenha a ingenuidade que as reuniões sobre a sua renúncia com o grupo dos principais candidatos a Federal não vazariam, até que ele anunciasse a desistência. Achava que um fato deste porte ia ficar entre quatro paredes? Brincadeira!  Segredo político, no Acre, não resiste 24 horas.


MUITO PRAGMÁTICO
Acho que o Coronel Ulisses Araújo (PSL) foi muito pragmático ao retirar a sua candidatura da disputa do governo. Sem recursos para enfrentar uma campanha e manter as chapas de deputado federal e deputado estadual , ficaria difícil fazer decolar o seu nome nas pesquisas. Não lhe cabe nenhum demérito se confirmar a desistência.


EXISTE UM COMPLICADOR
A decisão do Coronel Ulisses Araújo (PSL) está tomada e seu grupo ciente da desistência. O único complicador é saber se o PSL do Jair Bolsonaro vai liberar o partido para entrar numa coligação em que está o PSDB. Se não liberar não poderá fazer a coligação que pretende.


FATOR POSITIVO
A desistência do Coronel Ulisses Araújo (PSL) em ser candidato ao governo será um fator positivo para a oposição, que entrará nas disputas do Governo e Senado fechada.


NÃO ALTERA A CAMPANHA
Os últimos episódios não vão trazer alteração na campanha do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), que deverá manter o mesmo tom de reuniões e caminhadas nos bairros. A coluna tem informação que haverá maior prioridade para Rio Branco, maior colégio eleitoral.


PUXADOR DE VOTOS
Dr. Jefrson, o “Pururuca”, vem se consolidando para ser o grande puxador de votos na chapa de deputado estadual do PTB. Atualmente é o primeiro suplente. Nesta eleição está com uma campanha mais organizada e madura que no pleito anterior. Na política conta a experiência.


NÃO SÓ EM SENA
A candidata á deputada federal, Charlene Lima (PTB), não só conseguiu montar um grupo coeso na região de Sena Madureira, como na Capital e Alto Acre. Terá toda uma chapa de deputado estadual trabalhando pela sua candidatura. É uma candidata carismática.


PROGRAMADO PARA HOJE
Depende somente da executiva nacional do PSL liberar a coligação com a chapa do candidato ao governo, Gladson Cameli (PP). A liberação é esperada para hoje. Acontecendo será feito o anúncio oficial da desistência do candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo (PSL). Isso se o Ulisses não decidir retomar a candidatura.


ARREFECIDA
Quem deu uma arrefecida na campanha foi o candidato a deputado federal Eber Machado (PDT). Comete um equívoco ao pensar que se elege só com pregações nas igrejas evangélicas.


DOM ESTRANHO
Uma eleição tem um componente misterioso que precisa ser estudado: é a campanha começar e os candidatos correrem para as igrejas evangélicas para gritar Aleluia! Terminada a disputa somem que por encanto e voltam a ser mundanos. O que se faz para conseguir votos!


PP PODE SER O CAMINHO
Entrar na coligação do PP é a tendência do deputado Jairo Carvalho (PSD), embora tenha sido chamado pelo deputado federal Flaviano Melo (MDB) com pedido de desculpas por ter sido escorraçado da aliança com o partido e ter clamado por sua volta. Se for pelo custo-benefício, a sua reeleição se torna sem dúvida mais tranqüila dentro da aliança com o PP.


CONVERSAS POR CIMA
A coluna tem a informação de que estão acontecendo conversas por cima do Pastor Pedro Abreu, padrinho político do deputado Jairo Carvalho (PSD), com o senador Gladson Cameli (PP), para a entrada de Carvalho na aliança formada pelo partido do senador.


BELA SUMIDA
Quem deu uma bela sumida foi o senador Jorge Viana (PT). Sabe que se continuasse no refrão de ter a sua imagem colada ao governo do seu irmão e não encerasse o “Lula Livre” a sua imagem sofreria um abalo, numa eleição para o Senado que deve ser decidida nos detalhes.


AMOR E ÓDIO
O PT e o PCdoB acabam se entendendo e ficando na mesma chapa para deputado estadual. Os dois partidos vivem sempre um romance político de amor e ódio, mas acabam se entendendo por os seus interesses serem comuns. Principalmente na eleição mais difícil da FPA.


PESQUISA NO FORNO
Deverá ser divulgada hoje mais uma rodada de pesquisa numa parceria da TV-GAZETA-Ac24horas. Como foi feita antes da desistência do candidato Ulisses Araújo (PSL) ainda virá com o seu nome. Os seus números servirão para os debates do resto da semana.


MOSTRAM UMA TENDÊNCIA
É bom lembrar sempre que pesquisa não ganha eleição, mas mostra uma tendência de momento do eleitorado. E na medida em que, os números forem se mantendo em novas rodadas passa a se ter um panorama que pode se repetir após os votos apurados.


SENA MADUREIRA E ALAN RICK
O deputado federal Alan Rick (DEM) destinou 10 milhões de reais de emendas parlamentares para Sena Madureira. A de valor mais expressivo é a destinada para a reforma do Hospital João Câncio, em torno de 4 milhões de reais. Áreas como lazer, Educação, Esporte, foram beneficiadas. O parlamentar lamenta a falta de empenho do Estado em agilizar o uso dos recursos para ampliação do hospital do município, obra que era para ter começado em 2017, já que o dinheiro estava liberado. Até hoje não saiu.


UM DOS NOMES
O empresário Thiago Machado é um dos bons nomes da chapa do PDT a deputado estadual.


ENTREVISTAS JOGO ABERTO
O Ac24horas está programando para as próximas semanas uma série de entrevistas com os candidatos ao governo e a senador com 1 hora de duração ao vivo. Assim que a parte jurídica estiver resolvida serão marcadas as datas e realizações dos sorteios, com as presenças dos representantes de todos os candidatos. O objetivo é fazer entrevistas sem aquele formalismo que acontece normalmente na televisão e com perguntas que saiam do padrão tradicional. Se perguntando o que realmente o povo quer saber. E com a participação ao vivo dos internautas. Serão entrevistas de jogo aberto, ao estilo do Ac24horas. Pinga-fogo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.