Conecte-se agora

Lei institui o Dia da Cultura Ayahuasqueira no Estado do Acre

Publicado

em

O governador do Acre, Sebastião Viana, sancionou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 30, a Lei Nº3.399 que institui o Dia da Cultura Ayahuasqueira. A data será comemorado todo dia 24 do mês de novembro e passará a integrar o Calendário de Eventos do Estado.

O que é a ayahuasca? Composto por uma mistura de plantas amazônicas, a ayahuasca ou o chá do Santo Daime é o elemento central de rituais xamânicos herdados da cultura indígena. O berço dessas doutrinas fica em Rio Branco (AC) e a bebida é usada há milhares de anos pelos pajés de várias tribos amazônicas do Brasil, do Peru e do Equador.

A ayahuasca é produzida a partir de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas do arbusto chacrona ou rainha (Psychotria viridis). O nome quíchua é de origem Inca, o “cipó dos espíritos” ou “vinho dos mortos”, e se refere a uma bebida sacramental.

Com gosto amargo, a cor da bebida varia entre ocre e marrom-escuro e seus efeitos mais comuns são vômito e diarreia. O chá também provoca alucinações e visões místicas.

Propaganda

Cotidiano

Família afirma que morte de empresária ocorreu por complicações pós-operatórias

Publicado

em

A proprietária de uma das lojas de moda feminina mais conhecidas da capital acreana morreu nesse sábado, 25. Ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente, Karol Andrade, dona da Karol La Belle, faleceu devido a complicações pós-operatórias depois de ser submetida a uma cirurgia bariátrica. A informação foi confirmada por uma familiar da empresária, que preferiu não ter o nome divulgado.

Segundo informou a fonte ao ac24horas, Karol já havia realizado a cirurgia e continuava internada, mas estava prestes a receber alta médica. Ela fez uma caminhada ainda nas dependências do hospital. Após algumas horas – acredita a família que devido a algum esforço mais intenso- um dos pontos na região do intestino acabou rompendo.

Foi então que a paciente passou a sentir grave mal estar, ânsia de vômito e chegou à falência múltipla dos órgãos. “Foi tudo muito rápido. Não deu tempo para quase nada”, explicou a fonte.

A loja Karol La Belle foi uma das pioneiras de sucesso nas redes sociais em Rio Branco e conta com mais de 21 mil seguidores em sua conta oficial no Instagram.

A informação da morte da empresária foi divulgada hoje cedo por amigos mais próximos e colegas de trabalho de Karol. A loja está fechada há pelo menos cinco dias devido a um recesso. Na web, muitos amigos e empresários publicaram mensagens de conforto à família de Karol. “Luto. Em solidariedade à família e amigos de uma grande pessoa, empresária e amiga, que hoje nos deixou. Que Deus conforte o coração de todos que a amam”, escreveu uma das amigas.

Continuar lendo

Cotidiano

MEI têm até dia 31 de maio para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional

Publicado

em

O Microempreendedor Individual (MEI) tem até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN- SIMEI) informa a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet).

A declaração é uma das poucas obrigações do MEI e tem como objetivo informar o faturamento do ano anterior, bem como se houve contratação de empregado.

Mesmo aquelas empresas que não fizeram nenhuma movimentação em 2019 precisam fazer o envio da declaração, informando a receita bruta zerada.

Caso o microempreendedor não envie a declaração, poderá perder benefícios como a aposentadoria, auxílios para os empreendedores e família.

O microempreendedor que estiver com dificuldades poderá fazer a declaração ou emitir o boleto da DAS junto ao Departamento de Eventos, Negócios e Empreendedorismo da Seet, localizado na Avenida. Ceará, n°1624, Ipase.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image