Conecte-se agora

Lei institui o Dia da Cultura Ayahuasqueira no Estado do Acre

Publicado

em

O governador do Acre, Sebastião Viana, sancionou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 30, a Lei Nº3.399 que institui o Dia da Cultura Ayahuasqueira. A data será comemorado todo dia 24 do mês de novembro e passará a integrar o Calendário de Eventos do Estado.

O que é a ayahuasca? Composto por uma mistura de plantas amazônicas, a ayahuasca ou o chá do Santo Daime é o elemento central de rituais xamânicos herdados da cultura indígena. O berço dessas doutrinas fica em Rio Branco (AC) e a bebida é usada há milhares de anos pelos pajés de várias tribos amazônicas do Brasil, do Peru e do Equador.

A ayahuasca é produzida a partir de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó mariri ou jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas do arbusto chacrona ou rainha (Psychotria viridis). O nome quíchua é de origem Inca, o “cipó dos espíritos” ou “vinho dos mortos”, e se refere a uma bebida sacramental.

Com gosto amargo, a cor da bebida varia entre ocre e marrom-escuro e seus efeitos mais comuns são vômito e diarreia. O chá também provoca alucinações e visões místicas.

Propaganda

Cotidiano

Suposta irregularidade na nomeação de servidores na AMAC entra na mira justiça

Publicado

em

A Associação dos Município do Acre (AMAC), presidida pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público do Acre, em razão de possível prática de atos de improbidade administrativa, ligadas a nomeação irregular de servidores.

Sem detalhar o período da investigação, a promotora Patrícia Paula, responsável pelo inquérito, determinou a investigação que deverá contar com todas as provas permitidas pelo ordenamento jurídico, tais como depoimentos, certidões, relatórios e documentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Atleta de 8 anos do Jordão fará teste de futebol no Criciúma, de Santa Catarina

Publicado

em

A pouca idade e a baixa estatura não estão à altura do talento do pequeno Mateus, de apenas 8 anos de idade. Natural do município de Jordão, ele agora está empenhado no teste que está prestes a fazer junto à equipe do Criciúma, time de futebol do estado de Santa Catarina, na região Sul do país.

Aluno da escolinha de futebol Didi Farias, no Jordão, ele já está se preparando para participar da famosa ‘peneira’ do time sulista, que será realizada neste sábado, dia 7. Ele está em Rio Branco acompanhado do professor Adir Pereira, responsável pela escolinha de futebol que revelou Mateus.

Foto: Blog do Accioly

A notícia divulgada no Blog do Accioly, informa que a escolinha é um projeto social que conta com apoio da secretaria municipal de educação.

Outro jogador do Jordão, também da escolinha Didi Farias, é o atual goleiro, Isaías Lima, que fará teste no Clube Atlético Paranaense.

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.