Conecte-se agora

Com onda de violência, acreano muda comportamento e tradicional passeio na Praça da Revolução se torna desafio

Publicado

em

Propaganda

Cidades

Produtores do Acre aprendem simplificar programa de regularização ambiental

Publicado

em

Produtores rurais, especialistas e representantes dos setores agropecuário e ambiental participaram, nos dias 11 e 12 de novembro, em Rio Branco, da oficina de planejamento para elaboração de modelo simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O evento foi realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) e promovido pelo Sistema CNA/Senar, Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Nos dois dias de encontro, foi discutida a criação de um modelo simplificado do PRA para o Estado, com base nos resultados do Projeto Biomas, fruto de uma parceria entre CNA e a Embrapa.

O projeto piloto está sendo desenvolvido com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do sistema de informação WebAmbiente. O modelo já foi apresentado no Amazonas, em Goiás e Minas Gerais.

Segundo a coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Mendes, a discussão é importante para garantir o cumprimento da legislação, ao mesmo tempo em que são disponibilizadas alternativas para os produtores resolverem os passivos ambientais sem prejudicar a qualidade da produção.

“As pesquisas precisam chegar ao campo, pois são assuntos importantes que podem facilitar todo o processo de regularização, sem esquecer o retorno financeiro envolvido com a adesão ao Programa”.

Entre as formas de levar essas informações ao campo, está o modelo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. No Acre, são atendidos 165 produtores de três cadeias produtivas (leite, pecuária de corte e mandioca), em 11 municípios. A previsão para 2020 é de que o número de produtores alcance a margem de 390, incluindo duas novas cadeias produtivas, café e fruticultura, e mais dois municípios.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG no Acre, Stefanye Torres, a ideia é montar um plano junto com as instituições responsáveis, pois a metodologia da ATeG tem potencial para ser trabalhada como ponte entre o PRA e os produtores.

“Isso não implica em uma mudança da assistência prestada às comunidades rurais. Pelo contrário, trata-se de uma parceria para otimizar ainda mais a informação ligada à terra, de forma que todos os produtores se sintam devidamente informados”, destacou.

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, reforçou a urgência de uma resolução que não crie ônus para os produtores rurais. “No Acre, mais de 80% dos produtores são classificados como pequenos. São vários desafios que precisam ser trabalhados para unir a legislação com a produção do agro”.

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Continuar lendo

Cidades

Em Feijó, criança fã de policiais ganha festa com presença surpresa de militares

Publicado

em

Foto: Feijó Notícias

O aniversário de cinco anos do pequeno João Miguel da Silva, morador da cidade de Feijó, teve uma surpresa especial nesse final de semana. Apaixonado pela Polícia Militar, ele recebeu uma festa temática da PM, mas o que ele não esperava era que os próprios militares da cidade iriam comparecer à sua festa, realizada no bairro Terminal.

Foi o próprio João Miguel que pediu o tema policial em seu aniversário. Ele sonha em se tornar um militar. A mãe, Maria Luciana foi até o Quartel da PM em Feijó e contou a história do filho aos policiais. Ela fez o convite para participarem da festinha, mas não imaginava que o desejo do filho seria prontamente atendido.

O sargento Israel foi um dos policiais que apareceram de surpresa no aniversário. Segundo ele, a corporação ficou surpresa e também emocionada por receber um reconhecimento de uma criança. “Isso nos deixa bastante sensibilizados, pois essa criança não tem o mesmo pensamento que muitas pessoas têm de que a polícia é truculenta e age de forma errada. Ver uma criança com esse sentimento é a prova de que estamos fazendo o nosso trabalho de forma correta”, afirma.

Foto: Feijó Notícias

Para a Mãe do pequeno João Miguel, foi gratificante receber a visita dos heróis do filho. “Quando ele [o filho] viu os militares chegando ficou muito emocionado, alegre, abraçou muito eles, tirou bastantes fotos e preparou uma lembrancinha para cada militar. Ele não sabia que os policiais viriam à festa. Os policiais deram muita atenção a todos”, conta a mãe.

Além de aparecem no aniversário, os militares também fizeram uma cotinha e compraram um presente para o menino, um carrinho de brinquedo de controle remoto da polícia. Estiveram presentes representando a PM de Feijó o subtenente Da Costa, sargentos Eloy, Israel , Bonfim e soldado Meireles.

Com informações do Feijó Notícias

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.