Menu

Fim do clube do bolinha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Se vão ganhar a eleição, se serão bem ou mal votadas, isso é lá com o eleitor, que terá toda uma campanha para fazer as suas avaliações. Mas já é positivo ter três mulheres nas chapas majoritárias. A vereadora Janaína Furtado (REDE), candidata ao governo, a professora Maria Peregrina (AVANTE) de candidata a senadora e Nazaré Araújo (PT) como primeira suplente do candidato Jorge Viana (PT). Torna a disputa mais leve e justa, afinal, as mulheres são maioria no eleitorado acreano. É bom ver uma mulher do interior, de Tarauacá, num reduto eleitoral restrito, como a vereadora Janaína (REDE), enfrentando para o governo um candidato que congrega os partidos tradicionais, como o senador Gladson Cameli (PP) e outro que vem ancorado nos governos do PT e numa aliança ampla de partidos, Marcus Alexandre (PT). E ainda o Coronel Ulisses Araújo (PSL). Só de ter a coragem de enfrentar já merece aplausos.O mesmo pode-se falar da professora Peregrina (AVANTE), numa chapa do Senado altamente competitiva, só com cobras criadas, mas que esquece isso e entra corajosamente na disputa. Nazaré Araújo (PT) vem numa situação mais cômoda, mas também importante. Estas três mulheres conseguiram o feito de acabar com o Clube do Bolinha- onde só homem entra-na eleição majoritária deste ano. Venham as mulheres. Para não dizer que não falei de flores.


NÃO ME CHAMEM PARA ESTA TORCIDA
Não formo na torcida dos que torcem contra o governador para não concluir o Hospital de Brasiléia, a ampliação do Pronto Socorro de Rio Branco e da UPA de Cruzeiro do Sul. Pelo contrário, torço para que conclua, por não se tratar de uma obra que vai beneficiar uma pessoa, mas a coletividade. Com a conclusão ganhará a população. Para mim, isso é mais importante do que o governador ser filiado a este ou àquele partido. Minha opinião.


COBRANÇA SEM SENTIDO
As candidatas a deputadas federais, Vanda Denir (SD) e Charlene Lima (PTB) foram para o chapão dos partidos tradicionais da oposição por acharem ter mais chance lá. Não há como os demais partidos exigir do Gladson Cameli (PP) que, as convençam a voltar para a chapinha.


FOGE DA ALÇADA
Não é da alçada do candidato ao governo Gladson Cameli (PP) obrigar este ou aquele partido a entrar numa coligação. Mesmo porque ninguém colocou a faca nos pescoços das candidatas Charlene Lima (PTB) e Vanda Denir (SD) para aderirem ao chapão. Elas não são crianças.


CHAPA PRONTA
O PDT está com a sua chapa a deputado federal pronta, com 16 integrantes, sendo 11 homens e 5 mulheres. E para deputado estadual sairá com 29 candidatos. A discussão, adiantou ontem o ex-deputado Luiz Tchê (PDT), está em que nomes serão tirados para abrigar os candidatos dos novos aliados, o PHS e PRTB. A FPA disputará a eleição para Federal com três coligações.


AVALIAÇÃO APROFUNDADA
Sobre a aliança com o PSB a deputado estadual, Luiz Tchê (PDT) diz que uma conversa final deverá acontecer na próxima terça-feira. “Queremos ver quais são os nomes da chapa do PSB para comparar com os nossos. Analisar a potencialidade de cada um”, diz um precavido Tchê.


UM NOME QUALIFICADO
Um dos destaques da chapa de candidatos a deputado estadual pelo PDT é o ex-secretário de Saúde, Gêmil Junior, que integra o pequeno grupo de nomes com qualificação para exercer um bom papel na Assembléia Legislativa. Chega de colocar na ALEAC deputados sem a mínima condição de estar numa casa legislativa. E que passam os quatro anos calados e só recebendo salário.


SEM CHANCE
Sobre a possibilidade de desfazer a chapinha de deputado federal para formar no chapão do PT, garantiu Luiz Tchê (PDT) que esta é uma possibilidade zero e aposta em fazer um Federal.


ATO DE PESO
Há uma mobilização grande para fazer da convenção regional do PT e aliados, no próximo sábado, no SESI, ás 9 horas, um ato com muita gente para marcar as imagens dos candidatos ao governo Marcus Alexandre (PT) e do Senado, Ney Amorim (PT) e Jorge Viana (PT).


CANDIDATO DA RENOVADA
A Igreja RENOVADA já tem o seu candidato a deputado estadual, o escolhido é o Nelson da Vitória. Já foi apresentado pela Pastora Deisi aos fiéis como o nome oficial da igreja.


FAZENDO A FESTA
Política tem o seu lado divertido e misterioso. Consegue se juntar em acordos secretos candidatos de forças políticas diferentes. A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) também colocou no seu bornal de apoiadores outro prefeito da FPA. Com o do PT agora são dois.


FAZENDO CERTINHO
Nesta campanha a ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) está fazendo certo, investindo em pau que dá sombra, esqueceu aqueles Pastores de fundo de quintal com meia dúzia de votos.


FORÇA NACIONAL
Valeu o esforço do senador Sérgio Petecão (PSD), a Força Nacional já está no Acre, num trabalho integrado com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Ganham todos com a vinda.


AVALIAÇÃO PESSOAL
A candidata à deputada federal Vanda Denir (PR) não foi para o chapão sem antes fazer uma avaliação. Na eleição passada sem grandes arcos de aliança conseguiu mais de 14 mil votos. Nesta eleição tem um partido com uma chapa de candidatos à ALEAC do SD lhe apoiando.


PONTO PARA A SEGURANÇA
Ponto para o setor de inteligência da Secretaria de Segurança e para a ação dos policiais que prenderam os envolvidos nas duas chacinas recentes que abalaram a cidade. Fatos positivos merecem ser levados à opinião pública para mostrar que a polícia se encontra ativa e não missa.


CONVERSA ENTABULADA
A aliança entre o PT e PCdoB está com uma conversa entabulada para formarem numa coligação a deputado estadual. Comunistas e petistas sempre tiveram uma relação de amor e ódio, entre tapas e beijos, mas por interesses políticos mútuos acabam se entendendo.


PODE DERRUBAR ALGUÉM
O PSD entrou na coligação com o MDB para deputado estadual apenas com o deputado Jairo Carvalho (PSD). Pode derrubar um dos medalhões do MDB. Tem um trabalho evangélico forte em todo Estado e terá todo o esquema do PSD do senador Sérgio Petecão (PSD)a favor.


O PROBLEMA É O FÔLEGO
O candidato a deputado federal Rudiley Esterla (PP) surgiu na campanha como o azarão do páreo. Foi crescendo, montou uma campanha organizada não só no Juruá, seu reduto, mas na Capital e Alto Acre. A dúvida é se terá fôlego para se manter até a reta de chegada. É nos últimos 15 dias de campanha que os candidatos experientes e abonados jogam suas cartas.


PARECE BEM CLARO
Salvo uma recuada tudo se encaminha para que o presidente do PSC, Jamil Asfury, leve o seu partido para uma aliança com o grupo do Coronel Ulisses Araújo (PSL). Avalia que com a vinda de Jair Bolsonaro (PSL) ao Acre a candidatura do Ulisses pode dar um salto nas pesquisas.


POLÍCIA NA RUA
Mesmo com a polícia na rua continua a matança da dupla de motoqueiros. Mas com certeza se a polícia não estivesse agindo na cidade estaria se assistindo maior número de atos violentos.


ANTES TARDE DO QUE NUNCA
O governador agiu certo em diminuir a verba da mídia e aumentar os recursos para a Segurança. Seus marqueteiros e jornalistas ao seu dispor tiveram tempo de sobra para melhorar sua imagem no meio do povão e não conseguiram, mesmo com muitos avanços.


FIM DE GOVERNO
Daqui em diante é só descida da ladeira e a contagem regressiva para o fim do governo.


NABOR JUNIOR É EXEMPLO
O senador Jorge Viana (PT) vem liderando as pesquisas para o Senado, mas ainda não ganhou a eleição. Não tem eleição ganha. Lembrar a derrota do favorito Nabor Junior (MDB) para a zebra Geraldo Mesquita (PT). Colar a imagem negativa do “Lula Livre” lhe é ruim, no Acre.


NÃO É CANDIDATO
Viver constantemente na cela do Lula não trará nada de positivo à sua campanha de reeleição. Pela legislação eleitoral Lula é ficha suja e assim inelegível. Só lhe poderia ser útil se candidato pudesse ser. O Jorge Viana (PT) trate de fazer a campanha que sabe fazer se quiser voltar para a cadeira no Senado. Esta eleição para o Senado ainda vai embolar na reta de chegada.


NÃO ESTÃO MORTOS
O senador Sérgio Petecão (PSD), deputado Ney Amorim (PT), Márcio Bittar (MDB) e Minoru Kinpara(REDE) não estão fora de um jogo em que os times nem entraram em campo para a partida. A influência da imagem do Lula nesta partida é zero. O jogo está para ser jogado.


GOVERNO ACABA
Todo governo acaba após a eleição para a escolha do sucessor. A partir do resultado das urnas e ir juntando as trouxas para a partida, arrumando as contas, para deixar a casa em ordem. Torna-se um fato mais complicador se por acaso o novo governador vier a ser um adversário.


COSTURANDO CALADO
Tenho fontes. E posso assegurar ser o deputado federal Raimundo Angelim (PT) um nome tido com prioritário para o atual governador, para o senador Jorge Viana (PT) e para o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT). Angelim costumar fazer costuras políticas sem alardes.


NOMES DO PP
Ghelen Diniz (PP), Nicolau Junior (PP) e José Bestene (PP) deverão ser os puxadores de votos da chapa do partido. Gehlen e Nicolau; com mandatos, e Bestene sabe o caminho das pedras.


GRANDE DÚVIDA
A pergunta que costuma rolar nas rodas políticas em Sena Madureira é se o casal José Vieira (PSDB) e Toinha Vieira (PSDB) deve apoiar ao governo Gladson Cameli (PP) ou Marcus Alexandre (PT), com o qual teve uma longa conversa recentemente de portas fechadas.


FORTE INCLINAÇÃO
Quem conversa com a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) diz ver nela uma forte inclinação e simpatia pela candidatura ao governo do Marcus Alexandre (PT). Até aqui se fechou em copas.


COMPROMISSO COM A ÉTICA
Da minha parte já existe um compromisso com a ética de não publicar nenhuma acusação política de cunho pessoal, baixarias, porque pelo que dá para sentir esta será uma campanha com lances sujos. Mas só terão repercussão se forem noticiados. Que se debatam idéias.


ELEITOR REPUDIA
As últimas eleições têm mostrado que os que pautaram pelas baixarias foram derrotados.


SOCIAL FORTE
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) é uma figura que goza da simpatia dos jornalistas que cobrem os trabalhos da Assembléia Legislativa pelo seu modo educado de tratar as pessoas. No mandato teve um forte trabalho social, está com a campanha estruturada e é competitiva. Vem ancorada num eleitorado fiel da Igreja Universal, a igreja que mais transfere votos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.