Conecte-se agora

Índice de troca ou abandono de curso em faculdades equivale à metade dos ingressantes

Os dados apontam que 84,4% dos que interromperam a faculdade eram alunos da rede privada

Publicado

em

No Brasil cerca de 56% dos estudantes que ingressaram em uma universidade acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação. No Norte, para os 131.732 ingressantes, 72.611 universitários desistiram do curso alcançando a porcentagem de 55,1%. Ou seja, mais da metade dos ingressantes abandonam a faculdade antes da hora.

Os dados, divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), com base no Censo de Educação Superior, apontam que mais de 1.392.470 estudantes passaram por situações de instabilidades com a vida universitária, entre os anos de 2010 e 2015.

Entre os motivos de desistência apontadas por especialistas estão relacionados a mudança de universidade, não identificação com o curso, dificuldades financeiras ou até mesmo pela necessidade de mudar de turno. Para a modalidade EAD os dados indicam que a taxa de desistência é ainda maior, alcançando 61%, enquanto que para o presencial representa 54,5%.

No início da pesquisa, no ano de 2010, foram 24.603 alunos matriculados em 2.209 instituições do ensino superior. Das desistências, 58,3% eram de alunos de instituições privadas e 44,7% da rede pública.

Os cursos que sofrem maior desistências pelos alunos estão para a área Administração (182.591), Direito (128.728), Pedagogia (100.743), Ciências Contábeis (59.002), Enfermagem (43.429), Serviço Social (34.498) e Ciências Contábeis (59.002).

Um fator interessante observado na pesquisa é que a maior taxa de desistência do curso ocorreu quando estes universitários estavam no segundo ano do curso, representando 16,7%. No primeiro e no terceiro ano, o índice foi de 10%. Já o menor índice de abandono 3,5% acorreu no último ano do curso.

A estudante Renata Vitória faz parte da lista dos que já desistiram de um curso de graduação na rede particular de ensino. Na metade do segundo semestre do curso de Nutrição, ela resolveu mudar. “Não me identifiquei com a área e também percebi que não era algo que queria trabalhar futuramente”, conta. Hoje, Renata comemora a total afinidade com o curso de Fisioterapia. “Me identifiquei muito com essa área apesar de estar ainda no segundo período”, acrescenta.

Já os estudantes contemplados com programas governamentais de apoio desistem com menos frequência dos cursos. Um levantamento feito pelo Semesp – Excelência a Serviço do Ensino Superior apontou que dos alunos que foram contemplados pelo Fies apenas 34% desistiram, já no universo de beneficiados pelas bolsas do Prouni, a desistência subiu para 37.

Outro programa que ajuda alunos a não abandonarem os estudos por falta de recursos financeiros é o Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo que oferta 70% de descontos nas mensalidades. Ou seja, uma ótima ajuda financeira para não desistir do sonhado diploma. “No cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, o programa é uma ótima alternativa para economizar e conseguir ter acesso e se manter estudando. Ao ser contemplado, o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, destaca a diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres.

Anúncios

Acre 01

Detento é encontrado morto em ala psiquiátrica de presídio em Rio Branco

Publicado

em

O detento Aldemir de Freitas Lopes, de 44 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela na ala de Saúde Mental do Complexo Penitenciário de Rio Branco na noite deste sábado (24).

A equipe percebeu que Aldemir estava sem vida no momento de entregar o jantar ao detento, que ficava em uma cela individual da ala.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) afirma que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas os paramédicos nada puderam fazer, pois a vítima já estava morta.

O Instituto destaca que vai aguardar o laudo da perícia técnica para descobrir a causa do óbito.

Continuar lendo

Acre 01

Viúva vai à rádio procurar companheiro para relacionamento sério em Tarauacá

Publicado

em

A viúva Joana Ferreira Araújo, de 59 anos, procurou a Rádio Comunitária Nova Era FM, localizada na cidade de Tarauacá, para desabafar e afirmar que está cansada de viver sozinha e procura um companheiro para um futuro relacionamento.

Moradora do Beco da Garagem, ela deixa um número para que os interessados possam ligar: 015 (97) 99197-0680. “Sou uma mulher direita, evangélica e não quero terminar meus dias na solidão. Por isso, estou à procura de um homem da minha idade ou mais velho, que não tenha vícios e possa dividir seus dias comigo, que cuide de mim e eu cuide dele”, declarou.

Dona Joana é tarauacaense, mãe de 6 filhos, todos adultos, e viveu grande parte na sua vida no estado do Amazonas, município de Eirunepé. “Se eu não arranjar um companheiro aqui em Tarauacá vou voltar para o Amazonas”, concluiu.

Continuar lendo

Destaque 6

Feirão da Caixa conta com mais de 10 mil imóveis em leilão

Publicado

em

A Caixa participará de uma feira de imóveis no dia 30 de outubro que disponibilizará cerca de 10 mil imóveis novos, usados ou na planta. A Feira de Imóveis Online de Brasília será feita online.

A feira contará com a participação de agentes de crédito imobiliário como construtoras e corretores, além de correspondentes da Caixa, que prestarão consulta a quem tiver interesse em comprar algum imóvel. Também será disponibilizado o Simulador Habitacional do site da Caixa ou o aplicativo Habitação Caixa, para facilitar a comparação de taxas de juros e condições para o financiamento.

Por meio de nota, a Caixa informa que disponibiliza “taxas diferenciadas de acordo com as condições da operação e o perfil de relacionamento do cliente. Na modalidade SBPE, atualizada pela TR, as taxas anuais variam entre TR+6,25% e TR+8,00%a.a. Na opção de financiamento com atualização pelo IPCA, ficam entre IPCA+2,95% a.a. e IPCA+4,95% a.a. E há ainda a opção de Taxa Fixa, que varia entre 8,00% a.a. a 9,75% a.a”.

Ainda segundo o banco, os clientes que contratarem financiamento de imóveis novos até 30 dezembro terão a opção de carência de seis meses para começar a pagar. A contratação poderá ser feita pelo aplicativo Habitação Caixa, nos Correspondentes Caixa Aqui ou por meio das Agências.

Agência Brasil

Continuar lendo

Acre

Belo Jardim I recebe melhoria em infraestrutura e saneamento

Publicado

em

As enxurradas de comentários nos vídeos da série de reportagens que o ac24horas vem mostrando a situação nos bairros de Rio Branco. Revela ainda o interesse que a população da capital tem quando o assunto é investimento público.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, já visitou quase dez bairros nos últimos finais de semana, e tem destacado principalmente as necessidades que as regiões mais afastadas do centro estão tendo. Falta de água tratada, esgoto sanitário e recuperação de ruas é pauta base por onde chega o ac24horas.

Desta vez, o ac24horas foi até o bairro Belo Jardim I, onde a prefeitura está trabalhando e mudando a realidade precária de anos atrás.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas