Conecte-se agora

Jenilson Leite participa da 4ª vivência cultural e espiritual dos Huni Kui do Caucho, em Tarauacá

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) esteve presente em mais uma edição do “Vivência Cultural e Espiritual dos Huni Kui do caucho”. Esta é a quarta edição do evento cujo objetivo é o fortalecimento cultural tradicional, potencialidade turísticas, econômicas e culturais dos povos indígenas da etnia Kaxianawá, na aldeia do igarapé do Caucho, próximo à cidade Tarauacá.

A IV edição teve início no dia 09 e sua conclusão é no dia 14 de julho. Participam do evento turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, como por exemplo, um grupo de holandeses. Essas pessoas vêm em busca de conhecer a culturas do huni kui, comungar o chá ayahuasca, fazer o uso do rapé e caminhar na floresta nativa.

Como o próprio nome sugere, é um momento de demonstração da cultura desse povo, bem como difundir o conhecimento tradicional que passa de geração para geração por meio da tradição oral. Além disso, a vinda de pessoas para dentro da aldeia aquece a economia dos huni kui com a venda de artesanatos e o pagamento de ingressos para participarem.

A participação do parlamentar na IV edição atendeu ao convite dos caciques Nasso Kaxinawá e Antônio Kaxinawá. O parlamentar também esteve presente nas edições anteriores. Além disso, Jenilson apresentou uma indicação à mesa diretora da ALEAC para que a Secretaria de Estado de Turismo do Acre inclua a data do evento no calendário cultura do Estado.

Para o deputado, o evento é um momento de valorização da cultura indígena, do resgate das tradições. “É um evento extraordinário que os povos indígenas do caucho promovem, um momento de valorização dessa cultura e de resgate das tradições. Aqui vem gente de vários lugares do Brasil e da Europa conhecer e vivenciar a cultura huni kui”, comentou Leite.

O cacique da Aldeia e vereador Nasso Kaxinawá agradeceu a presença de todos os visitantes que vieram conhecer as tradições culturais dos huni kui do Caucho. “Para nós é um momento muito especial, pois temos a oportunidade de fortalecer e difundir os conhecimentos do nosso povo”.

A turista Camila Queiroz, que participa do evento desde a primeira edição, destaca o momento como gratificante. “Ter contato com a medicina tradicional, com a cultura desse povo, é algo que traz renovação espiritual, é muito gratificante participar dessa festa”, enfatizou.

O vereador Carlos Thadeu (PCdoB), presidente da Câmara de Tarauacá, também participou do evento destacando suas potencialidades.

Propaganda

Destaque 6

Erick e Marina Belandi lançam candidatura à presidência da OAB

Publicado

em

O ato de lançamento da campanha de Erick Venâncio e Marina Belandi à presidência da OAB/Acre pela chapa Uma Ordem Para Todos aconteceu na noite desta sexta-feira, 19, no Escritório do Barão, em Rio Branco, em um evento com a presença de centenas de advogados.

A eleição para presidente da OAB acontece no dia 23 de novembro. O mandato na Ordem é de três anos, entre 2019 e 2021, a partir de janeiro.

Erick Venâncio é o candidato da atual gestão, que ficou marcada por modernizar a OAB e dar cara nova à Ordem. “Acho que hoje é mais um ponto de partida da continuidade de um projeto que tem dado certo. A advocacia do Acre tem dois momentos: antes e depois desse grupo. E são momentos bastante distintos. Acho que a gente não deve estar parado no passado, mas é inegável os avanços que a Ordem dos Advogados do Brasil teve”, reforçou.

O atual presidente da Ordem, Marcos Vinícius Jardim, rememora que há mais 10 anos a OAB/Acre se destaca por uma postura de retidão e serviços e que Erick e Marina representam esse projeto.

“A gente tem base, a gente tem princípio e vem batalhando na OAB há mais de 10 anos na moralidade, retidão e serviços prestados pra classe. É isso que que a gente tem feito há 10 anos.”

Quem é Erick Venâncio

Erick Venâncio (39 anos) é rio-branquense, bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito de Marília, advogado, pós-graduado em Direito dos Serviços Sociais Autônomos pelo IDP e em Direito Público pelo ICAT/AEUDF, ambos em Brasília – DF, atualmente cursando Mestrado em Direito e Ciência Jurídica na Universidade Clássica de Lisboa. Foi conselheiro seccional, presidente de comissões e secretário-geral da OAB/AC, além de vogal da Junta Comercial do Estado do Acre, na vaga destinada à OAB/AC. Conselheiro Federal da OAB por dois mandatos, onde foi membro de todas as Câmaras e do Órgão Especial, secretário da Comissão Nacional de Legislação – CNL, presidente da Comissão Nacional do Advogado em Início de Carreira – CNAIC e representante institucional do Conselho Federal da OAB perante o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, onde hoje é conselheiro na vaga destinada à OAB e ouvidor Nacional do Ministério Público. Foi membro de diversas bancas de concursos públicos na área jurídica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Destaque 6

Acre já registra 333 mortes violentas em 2018, diz SESP

Publicado

em

O Acre registrou, em setembro, 29 mortes violentas, sendo 25 homicídios, e quatro latrocínios. Os números, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Acre (SESP/AC), que em 10 meses já está com o terceiro gestor, somam-se aos demais meses, resultando no total de 333 mortes em 10 meses.

Os dados, contudo, mostram uma redução no quantitativo de mortes nos últimos meses. Em agosto, por exemplo, foram 35 mortes violentas, sendo 33 homicídios e dois outros latrocínios. Houve, desta forma, uma queda de 17% no mapa da morte que se iniciou com a gestão do delegado da Polícia Civil, Emylson Farias, junto à pasta

Em janeiro, o ano começou apontando alta: foram 52 crimes. Depois, fevereiro teve queda: 30 mortes. Em março, o Acre registrou 30 casos, mas em abril o número subiu para 33 mortes. Já em maio, o balanço voltou a apontar aumento, com o registro de 37 mortes violentas. Em junho, mais 37 mortes. Julho marcou 50, o mesmo de janeiro, e agosto 37, somando-se aos outros 29 de setembro.

Continuar lendo

Destaque 6

Após derrota, Marcus Viana inicia agenda de agradecimento

Publicado

em

O candidato derrotado ao governo do Acre, Marcus Viana (PT) iniciou na manhã desta terça-feira (16) o que chamou de “agenda da gratidão”. O petista esteve no Mercado Elias Mansour, no Centro de Rio Branco, onde conversou com permissionários e comerciantes e agradeceu o apoio recebido na eleição para governador e também as parcerias enquanto foi prefeito da capital por seis anos.

Após a eleição do dia sete de outubro, Marcus Viana tirou uns dias de descanso com a família em Rondônia, e no retorno iniciou agenda de agradecimento. O ex-prefeito de Rio Branco é servidor do quadro do Estado, e dará continuidade à sua carreira profissional como Engenheiro Civil da Secretaria de Obras.

Marcus Viana aproveitou para desejar boa sorte aos eleitos no último pleito e o desejo de que o estado seja próspero. Quanto a eleição presidencial, ele apoia o candidato Fernando Haddad, do PT, e continuará a defender as bandeiras de luta a que acredita. Marcus afirma que agora o partido está focado na eleição do Haddad.

Sobre essa questão das eleições, o Marcus Viana disse que não é hora para fazer qualquer tipo de avaliação do processo eleitoral, e que isso será feito no momento certo, sem o calor da emoção.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.