Conecte-se agora

Ex-prefeito do Quinari, James Gomes é condenado por improbidade administrativa e tem direitos políticos suspensos

Publicado

em

O ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PP), denunciado na Ação Civil Pública foi condenado pela Comarca do município, por ter praticado atos de improbidade administrativa, quando contratou durante seu mandado, de 2009 a 2015, servidores públicos de forma irregular, sem a realização de concurso público efetivo.

Por conta disso, foram fixadas as seguintes punições para o ex-orefeito: perda da função pública em exercício, que é atualmente de assessor parlamentar; suspensão dos direitos políticos por quatro anos; pagamento de multa civil no valor de 15 vezes sua última remuneração como prefeito; proibição de contratar com o Poder Público ou perceber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

Além disso, na sentença, publicada na edição 6.150 do Diário da Justiça Eletrônica (fls.125 a 131), o juiz de Direito Afonso Muniz, titular da unidade judiciária, declarou nulidade dos procedimentos seletivos simplificados realizados pelo ex-prefeito, indicados pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na denúncia, e, as contratações deles decorrentes.

Denúncia e Sentença

O Ministério Público Estadual argumentou que o ex-prefeito realizou contratações temporárias de professores, merendeiras, motoristas e serventes. O MPAC apontou que existiram editais em 2012, 2013, 2014 e 2015 para contratação temporária, sem realização de concurso público, apenas análise de currículos e entrevista.

O requerido apresentou defesa, mas o juiz de Direito rejeitou os argumentos. Conforme afirmou o magistrado: “Verificou-se que o demandado, James Gomes no cargo de prefeito do Município de Senador Guiomard/AC, entre os anos de 2009 a 2015, efetuou, centenas de contratações temporárias, realizando corriqueiramente ‘processos seletivos simplificados’, burlando a exigência de concurso público, notadamente na área de educação, em clara afronta à Constituição Federal

Na sentença, o juiz enfatizou que pelas contratações serem recorrentes descaracterizou o caráter temporal da necessidade, “revelando que o município carecia de cargos efetivos que deveriam ser supridos através de concurso público de provas e títulos, mas que, no entanto, eram preenchidos com servidores temporários de forma rotineira, ano após ano, em detrimento da realização de concurso público, em desobediência aos princípios constitucionais estampados na Carta da República de 1988”.

Por isso, o ex-prefeito foi condenado “às punições estatuídas no art. 37, caput, inciso II, § 4º, CF/88, c/c arts. 11, caput, incisos I, II e V, e 12, III, ambos da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei Federal nº 8.429/92”, expôs o magistrado.

Propaganda

Destaque 5

Cavalgada consolida ExpoBoca como maior evento do Purus

Publicado

em

A cavalgada para celebrar a 7ª edição da Feira Agropecuária de Boca do Acre ratificou o que o calendário de eventos da Calha do Purus já previa: A ExpoBoca é o maior evento do segmento na região.

Na manhã deste domingo (15), os moradores de Boca do Acre testemunharam a maior cavalgada já realizada na região. Mais de doze comitivas agitaram durante o trajeto de mais de 10 km.

Triciclos, caminhonetes, carros de passeio e lógico, centenas de pessoas á cavalo agitaram a festa que começou nas imediações da Praia do Gado, local onde acontece o tradicional Festival de Praia e só terminou no Parque de Exposição.

O prefeito Zeca Cruz, o grande anfitrião do evento participou da cavalgada e aproveitou para convidar todos para o encerramento da Expoboca que acontece hoje a noite com a final do rodeio e o sorteio de uma moto zero km. A entrada é gratuita e para participar do sorteio também não precisa gastar nada. Basta preencher o cupom e torcer.

Confirma galeria de fotos da cavalgada

Continuar lendo

Destaque 5

Eliminatória do rodeio agita segunda noite da ExpoBoca

Publicado

em

Cinquenta peões de três estados encararam os temidos touros na eliminatória do rodeio na segunda noite da Expoboca, realizada ontem, no Parque de Exposição de Boca do Acre.

Arrojados e corajosos, os peões arrancaram aplausos e suspiros do público que vibrava a cada montaria. Representando doze cidades da região, os peões iniciaram a disputa pela premiação de R$ 15 mil reais que será distribuída entre os cinco melhores no encerramento da feira, domingo dia 15.

Segundo a organização do rodeio, os quinze peões que conseguiram as melhores notas na eliminatória avançam para a fase decisiva da disputa.

Depois do rodeio subiu ao palco o sertanejo Klisman Barros e logo em seguida Banda Skema 3.

Neste sábado acontece a apresentação das candidatas a Rainha do rodeio e o show da dupla Juan Marcus e Vinicius. No domingo a tradicional cavalgada abre a programação de encerramento da Expoboca.

Continuar lendo

Destaque 5

Emoção marca a abertura da ExpoBoca 2018 com grande show pirotécnico e multidão

Publicado

em

O show pirotécnico preparado pela equipe de organização da 7ª Expoboca levou ao delírio o grande público presente na abertura da festa agropecuária, ocorrida ontem (12), em Boca do Acre.

O prefeito Zeca Cruz foi o grande anfitrião da noite recebendo autoridades e convidados para o maior evento do setor na Calha do Purus.

Com o segundo maior rebanho do Amazonas, Boca do Acre é o maior pólo exportador de carne bovina da região o que fortalece a economia.

Ao falar na abertura do evento, Zeca Cruz lembrou do esforço do município para realizar a feira e anunciou um pacote de obras que será executado na cidade. Ele confirmou a presença do governador Amazonino Mendes na Expoboca no próximo sábado, e convocou a todos para se empenharem no desenvolvimento da região.

A estimativa dos organizadores é que até domingo, quando se encerra a feira, cerca de 35 mil pessoas passem pelo parque.

Também no domingo acontece a tradicional cavalgada a partir das 10 horas da manhã, e a noite, no parque, serão conhecidos os vencedores do rodeio e a rainha da Expoboca 2018. Uma premiação de R$ 15 mil vai ser distribuída entre os campeões.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.