Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sescoop apresenta Unimed como exemplo de sucesso em gestão cooperativa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O desenvolvimento de um planejamento estratégico e sua boa execução estão entre as bases para o sucesso Unimed Circuito das Águas, que reúne os médicos da cidade mineira de São Lourenço. Em 2018, a cooperativa completa 30 anos de atividades, consolidando-se como um dos melhores exemplos quando o assunto é gestão cooperativa.


Para mostrar que a adoção de boas práticas na administração tem como fruto resultados satisfatórios a todos os cooperados, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop) trouxe os dirigentes da Unimed Circuito das Águas ao Estado para falarem um pouco sobre o trabalho que desenvolvem não somente na relação com seus sócios, mas também com seus clientes.

Anúncios


Localizada na região sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a Unimed Circuito das Águas abrange uma área de 28 municípios da região. Há pelo menos dois anos ela adota os programas de gestão oferecidos pelo Sescoop, que buscam aperfeiçoar as cooperativas de todo o país, melhorando de forma sensível seus resultados.


Para o médico Musse José Matuck, presidente da Unimed Circuito das Águas, o planejamento estratégico é o principal case de sucesso para os resultados que a cooperativa obteve nos últimos anos. Segundo ele, os programas oferecidos pelo Sescoop trouxeram o aprimoramento das estratégias de administração da cooperativa.


“A cooperativa decolou, ela hoje anda sozinha porque tem todas as suas ações planejadas. A mudança é de 100%”, afirma Matuck.


O Sescoop tem dois programas básicos para o aperfeiçoamento da gestão: o PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas) e o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas).


O PAGC faz uma rodada de avaliações que revela o quanto a cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. Já o PDGC, a partir de informações repassadas pela cooperativa, elabora um plano estratégico e de ação próprio para ela.


“Sem o planejamento estratégico a gente pode ficar perdido em nosso processo de gestão. Ele é um norte para saber aonde vamos e como vamos fazer para chegar lá”, diz a médica Maristela Nogueira Leônidas, diretora de Qualidade da Unimed Circuito das Águas.


De acordo com ela, os programas do Sescoop contribuíram para a cooperativa chegar às oportunidades de melhoria e para implementá-las. “O PAGC ajudou a conseguirmos a conformidade estatutária, principalmente, e o PDGC contribui para conquistarmos a excelência na gestão”, explica ela.


Unimed Rio Branco

Após já conquistar vários prêmios em gestão de excelência, a Unimed Circuito das Águas agora está na tentativa de conquistar o Selo de Acreditação fornecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo a ANS, o selo tem como “objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde”. Entre as operadoras de saúde do país, a Unimed Rio Branco está no seleto grupo das que foram reconhecidas pela agência.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido