Conecte-se agora

Tarde de sábado em Rio Branco registra uma morte e oito tentativas de homicídio

Publicado

em

Um homem morreu e outras oito pessoas ficaram feridas após serem alvejadas por disparos de arma de fogo  nos bairros Tancredo neves, Oscar Passos e Cidade do Povo, neste sábado (07). Os feridos foram conduzidos ao Pronto Socorro.

Segundo informações da polícia, uma dupla em uma motocicleta, armada com uma pistola 9 milímetro é suspeita de atuar na parte alta da cidade. No Oscar Passos uma das vítimas morreu e outras duas ficaram feridas.

Na entrada do bairro Tancredo Neves, outros três homens foram baleados. Na Cidade do Povo, duas pessoas de uma mesma família foram os alvos de tiros.

Os feridos foram todos socorridos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel  de Urgência (Samu), e encaminhados ao Pronto Socorro para atendimento. Três deram entrada em estado considerado gravíssimo e podem não resistir aos ferimentos, segundo os socorristas.

Após a série de ataques, o contingente policial foi reforçado nas ruas.

Propaganda

Destaque 6

Afilhado político de James Gomes declara apoio a Marcus Viana, abandona o Progressistas e se filia ao PDT

Publicado

em

O candidato derrota a prefeito do município de Senador Guiomar, Jorge Catalan, afilhado político do ex-prefeito James Gomes (Progressistas), realizou uma reunião em sua casa na noite de quinta-feira (12) com a presença do pré-candidato a vice-governador Emylson Farias (PDT), declarou apoio ao pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Viana, do PT, e assinou sua ficha de filiação ao Partido Democrático Trabalhista, legenda que integra a Frente Popular do Acre (FPA), coligação capitaneada pelo Partido dos Trabalhadores.

A convite de James Gomes, Jorge Catalan foi candidato a prefeito do Quinari pelo partido do pré-candidato ao governo do Acre pela oposição, Gladson Cameli, ficando na penúltima colocação, atrás de Branca Menezes, que era apoiada pelo deputado federal Major Rocha (PSDB) e do vencedor da disputa, André Maia (PSD), que recebeu o apoio do senador Sérgio Petecão. De acordo com nota encaminhada pela assessoria de Emylson Farias, 80 pessoas entre amigos e familiares participaram do ato de filiação do engenheiro Jorge Catalan.

“O importante ato consolidou a vinda do líder político e militante histórico da oposição para o projeto da Frente Popular”, diz a nota ao se referir a Catalan, mas os histórico político do engenheiro inclui apenas uma disputa eleitoral quando contou com o apoio da Mailza Gomes (Progressistas), primeira suplente do senador Gladson Cameli. A saída de Jorge Catalan da oposição remonta o gesto de James Gomes, que foi acusado de traição pelo deputado federal Major Rocha, quando deixou o PSDB para se filiar ao PP em 2015.

Continuar lendo

Destaque 6

Jenilson Leite participa da 4ª vivência cultural e espiritual dos Huni Kui do Caucho, em Tarauacá

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) esteve presente em mais uma edição do “Vivência Cultural e Espiritual dos Huni Kui do caucho”. Esta é a quarta edição do evento cujo objetivo é o fortalecimento cultural tradicional, potencialidade turísticas, econômicas e culturais dos povos indígenas da etnia Kaxianawá, na aldeia do igarapé do Caucho, próximo à cidade Tarauacá.

A IV edição teve início no dia 09 e sua conclusão é no dia 14 de julho. Participam do evento turistas de diversas regiões do Brasil e do exterior, como por exemplo, um grupo de holandeses. Essas pessoas vêm em busca de conhecer a culturas do huni kui, comungar o chá ayahuasca, fazer o uso do rapé e caminhar na floresta nativa.

Como o próprio nome sugere, é um momento de demonstração da cultura desse povo, bem como difundir o conhecimento tradicional que passa de geração para geração por meio da tradição oral. Além disso, a vinda de pessoas para dentro da aldeia aquece a economia dos huni kui com a venda de artesanatos e o pagamento de ingressos para participarem.

A participação do parlamentar na IV edição atendeu ao convite dos caciques Nasso Kaxinawá e Antônio Kaxinawá. O parlamentar também esteve presente nas edições anteriores. Além disso, Jenilson apresentou uma indicação à mesa diretora da ALEAC para que a Secretaria de Estado de Turismo do Acre inclua a data do evento no calendário cultura do Estado.

Para o deputado, o evento é um momento de valorização da cultura indígena, do resgate das tradições. “É um evento extraordinário que os povos indígenas do caucho promovem, um momento de valorização dessa cultura e de resgate das tradições. Aqui vem gente de vários lugares do Brasil e da Europa conhecer e vivenciar a cultura huni kui”, comentou Leite.

O cacique da Aldeia e vereador Nasso Kaxinawá agradeceu a presença de todos os visitantes que vieram conhecer as tradições culturais dos huni kui do Caucho. “Para nós é um momento muito especial, pois temos a oportunidade de fortalecer e difundir os conhecimentos do nosso povo”.

A turista Camila Queiroz, que participa do evento desde a primeira edição, destaca o momento como gratificante. “Ter contato com a medicina tradicional, com a cultura desse povo, é algo que traz renovação espiritual, é muito gratificante participar dessa festa”, enfatizou.

O vereador Carlos Thadeu (PCdoB), presidente da Câmara de Tarauacá, também participou do evento destacando suas potencialidades.

Continuar lendo

Destaque 6

Eduardo Farias é chamado de comunista por motorista de Uber e se irrita: “Me respeite! Você é moleque!”

Publicado

em

O líder da prefeita de Rio Branco, vereador Eduardo Farias (PC do B), ficou irritado ao ser chamado de comunista por motoristas de Uber enquanto explicava, na galeria da Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, 10, o projeto de lei de autoria do Executivo que sugere a regulamentação dos aplicativos de transportes na capital.

“Comunista, comunista!”, disse um motorista, que foi respondido pelo vereador visivelmente irritado: “Me respeite, rapaz, me respeite! Você é moleque, moleque!”.

Depois, Eduardo Farias diz:”Sou comunista mesmo! Sou!”.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.