Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ouvidor que pediu prisão de policiais do BOPE acusados de tortura, pede exoneração para se candidatar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ouvidor do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), Valdecir Nicácio Lima, teve sua exoneração do cargo publicada na edição desta sexta-feira (6) do “Diário Oficial”.


Na semana passada, após a divulgação de vídeo em que policiais militares são flagrados agredindo um casal na periferia da capital, Nicácio considerou o caso como tortura e declarou que pediria a prisão dos agentes.

Anúncios


A demissão, de acordo com ele, não tem nenhuma relação com o episódio. Nicácio se desincompatibilizou da função para concorrer ao cargo de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele ocupava cargo em comissão (CEC-7) na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos desde 2015.


Indagado sobre o caso dos PMs, Nicácio informou que há um inquérito aberto pela Polícia Civil e outro administrativo pela Segurança Pública. Quanto aos pedidos de prisão, ele afirmou que não foram necessários já que as vítimas não receberam nenhum tipo de ameaça.


“Estou acompanhando as vítimas e como não houve nenhum tipo de intimidação a elas, achei por melhor não realizar os pedidos. A prisão seria necessária apenas para garantir a integridade delas ante qualquer tipo de ameaça”, explicou o agora ex-ouvidor.


A função no Sisp passa a ser ocupada por Antônio Lopes, ex-secretário de Assistência Social no governo Binho Marques (2007-2010).


Além da exoneração de Nicácio, o “Diário Oficial” traz uma série de demissões de cargos de confiança que disputarão as eleições deste ano. Entre elas, conforme AC24horas antecipou, as dos ex-deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Élson Santiago (PSC), que tentarão um retorno à Assembleia Legislativa.


A legislação eleitoral determina que detentores de cargos públicos precisam se desincompatibilizar de suas funções três meses antes do dia da votação, que este ano ocorrerá em 7 de outubro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido