Menu

Um debate prioritário na próxima eleição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As chacinas, as execuções isoladas, o grande número de feridos à bala esta semana, reforçam cada vez mais que o tema violência e Segurança Pública, têm que estar no centro dos debates entre os candidatos a governadores e nos seus respectivos Planos de Governo. A violência em todo Estado, notadamente na Capital, passou do limite do tolerável. Casas são invadidas, moradores roubados, execuções, restaurantes vítimas de assaltantes, pessoas são atacadas em pleno dia na rua e perdem os seus celulares, num circo dos horrores que passou a ser normal. Se ressalte o bom trabalho da Polícia Civil, da Polícia Militar, que são atuantes. Houve investimento em aparelhamento, mas o planejamento estratégico de combate à criminalidade adotado pelos órgãos de segurança do governo fracassou. O que se espera dos candidatos a governador é que, eles tragam programas que realmente sejam eficazes na redução da criminalidade. E que, tire a população do pânico que vive. Essa conversa de debitar tudo à liberdade das nossas fronteiras, por onde entram drogas e armas ao Governo Federal, não é tudo. Há sim a ausência de forças federais nas fronteiras, isso ocorreu no mandato de todos os presidentes. As drogas estão em todos esses crimes. Entram pelas fronteiras. Mas o combate ao crime organizado dentro do Estado é papel do governo, que neste ponto fracassou. O certo é que não pode ficar como se encontra. Há que se dar um basta. Esta será uma herança maldita ao novo governador.


DISCURSO REDUCIONISTA
Não se consegue ver nada de novo no discurso da Marina Silva. Só aparece na época de eleição presidencial como candidata, com o batido e vazio bordão “nova governabilidade para o país.”


DEU NA VEJA
“Em conseqüência da medida que manda o trabalhador pagar os honorários em causas perdidas, o número de ações no Tribunal Superior do Trabalho caiu de 1,8 milhão para 1,5 milhão.” O bolso é o lugar mais doído do ser humano.


FIM DA INDÚSTRIA
Antes da reforma trabalhista existia uma indústria de reclamações dos trabalhadores, porque sabiam que se ganhassem ou perdessem uma ação intempestiva contra os patrões não lhes acontecia nada financeiramente. Era uma farra contra os patrões.


FORA DISSO NADA EXISTE
O dirigente do PSDC, Assis, diz que não existe nenhum entendimento para uma coligação com o PHS e que a aliança acertada é com o PMB. Que fique feito o devido registro.


QUAL É A DO PHS?
O dirigente do PHS, Manoel Roque, precisa tomar uma posição urgente se o seu partido sairá ou ficará na FPA, para acabar com o festival de versões de troca-troca envolvendo a sigla. Está ficando muito ruim para a imagem do PHS essa instabilidade em suas decisões.


SEXTA DECISIVA
Nesta próxima sexta-feira está marcada uma reunião da executiva do PHS para decidir várias propostas de coligação. Uma deles é com o AVANTE. O final, só Deus sabe!


DECLARAÇÃO PRAGMÁTICA
O candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), foi pragmático quando perguntado se ganharia a eleição no primeiro turno, ao colocar que, só o eleitor poderá responder isso.


BANHO DE SANGUE
O fim de semana foi um banho de sangue com muitas mortes por execuções e feridos, no Estado. Verdadeiras chacinas. Há muito o Governo perdeu o controle sobre a violência.


NADA MAIS RENTÁVEL
Não existe negócio mais rentável hoje no Acre do que ser dono de funerária, clientes certos.


PARTIR CEDO
A notícia que se ouve é que o candidato ao Senado, Minoru Kinpara (REDE), tem feito uma campanha de muitas andanças sem alarde pelo interior, notadamente, onde existem unidades da UFAC. É aquele velho ditado de que, quem tem perna curta que parta cedo.


O QUE FAZER?
A notícia inacreditável da semana é que um Juiz em uma Audiência de Custódia liberou uma mulher presa em flagrante, em Cruzeiro do Sul, com 10 quilos de maconha. Levou em conta os PMS que a prenderam não terem sido ouvidos pelo Delegado. Não levou em conta o flagrante. Não discuto o ato jurídico, mas que passa para a opinião pública um clima de impunidade.


BEM PRESTIGIADA
Bom público na Baixada, nos lançamentos das candidaturas á reeleição do deputado estadual, Raimundinho da Saúde (PODEMOS) e do irmão e vereador Railson Correia (PODEMOS) a deputado federal. Se isso será transformado em votos isso é lá com o eleitor.


CHAPINHA ARRUMADA
A chapa PSDB-DEM deve fazer dois deputados e até brigar na sobra por um terceiro.


NÃO SEI SE VAI RESISTIR
Fora o deputado Manoel Moraes (PSB) e a Delegada Carla Brito (PSB), não vejo outros nomes com a mesma densidade eleitoral de ambos na chapa do PSB. Não será surpresa se o PSB vier a propor uma coligação com o PT para a ALEAC. A questão é saber se os petistas vão aceitar.


NOME CERTO
Ao não ser que aconteça uma zebra de listras imensas o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tem chance concreta de reeleição. É um parlamentar atuante. E deverá ser um dos mais votados no Juruá, o seu principal reduto eleitoral. E na chapa da coligação DEM-PSDB é um dos favoritos.


MAIS PROVÁVEL
Caso aconteça um segundo turno na eleição para governador e o candidato Ulisses Araújo (PSL) esteja fora, é mais provável que venha a apoiar o candidato Gladson Cameli (PP) do que o petista Marcus Alexandre. O seu discurso de campanha contra o PT é muito virulento.


MAIS CONHECIDOS
Os debates na televisão não têm o condão de eleger ninguém, mas podem ser prejudiciais para quem se sair muito mal. O debate serve para o eleitor conhecer a qualificação dos candidatos. Por isso é importante que os candidatos tenham uma noção dos problemas do Estado e como resolvê-los. É um estágio interessante em todas as campanhas.


PRESSÃO DE TODO LADO
A pressão continua do PCdoB por uma coligação de estadual com o PT. O problema é que o PT tem uma chapa completa e para fazer coligações com o PCdoB, por exemplo, teria que queimar vários dos seus candidatos. É uma novela para se acompanhar de perto.


FAZER SACRIFÍCIO
Os partidos que querem uma coligação com o PT alegam que, quando se tem aliados todos têm que dar a sua cota de sacrifício. Um problema para o colo dos dirigentes petistas.


ATRAPALHOU OS PLANOS
Um dirigente petista me explicou ontem que não foi omissão o partido não montar uma chapa própria para a Câmara Federal. “A gente apostou que haveria um chapão, e veio a Cláusula de Barreira e obrigou os nanicos a montarem suas coligações”, justificou. Acha que o PT não repete a bancada federal de três deputados. Também acho que não repete.


RECLAMAR PARA O BISPO?
O fato acontecido esta semana com uma mulher com uma espinha na garganta que sofreu dois dias pelo Pronto Socorro sem atendimento por falta de um médico Otorrino, e acabou atendida e seu problema resolvido de graça pelo médico Carlos Beirute, escancara um problema sério. Desde que o Beirute deixou de atender no PS depois de vários meses de salários atrasados, a unidade ficou sem um profissional na área. Reclamar para o Bispo?


BASES SÓLIDAS
Quem pode vir com uma boa votação de Cruzeiro do Sul é o candidato a deputado estadual, Pedro Longo (PV), pelas boas parcerias políticas que tem montado no município. É a informação que chega à coluna por fontes confiáveis. E competitivo na sua coligação.


MÊS DAS CONVENÇÕES
Entramos no mês das convenções regionais. É bem provável que os candidatos a governador não deixem para promover os seus atos no prazo limite, mas sim o mais rápido possível. É que só depois das convenções é que podem colocar oficialmente suas campanhas nas ruas.


DETALHE IMPORTANTE
Um detalhe importante é que os candidatos só terão três meses para a campanha. É tiro curto. Julho, agosto e setembro. Outubro é eleição.


VAMOS FICAR DE OLHO
Até meado deste mês os candidatos a governador deverão apresentar os seus Planos de Governo. É ficar de olho no que vier com promessas miraculosas para os problemas do Estado, sem apontar onde vai conseguir recursos para as suas soluções. Dinheiro não nasce em árvore. Se o plano vem recheado de mil promessas pode apostar que não será realizado. Isso é certo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.