Menu

Ouvidor dos Direitos Humanos diz que pedirá prisão de policiais do Bope envolvidos em tortura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ouvidor do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), Valdecir Nicácio Lima, afirma que pedirá a prisão dos policiais militares flagrados em vídeo agredindo um casal suspeito de tráfico de drogas.


“Eu vou pedir a prisão dos policiais porque é muito grave”, afirma. De acordo com ele, a detenção dos agentes será necessária como forma de garantir a integridade física da mulher que aparece nas imagens sendo vítima de socos e tapas.

Publicidade

Junto com o seu parceiro, ela foi presa pelo crime de tráfico de drogas. Em audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (29), ela foi liberada pelo juiz Alesson Braz. O magistrado considerou que não havia indícios suficientes para relacioná-la com o crime de tráfico, mas determinou seu monitoramento por tornozeleira eletrônica. Já o parceiro foi encaminhado para o presídio Francisco D’Oliveira Conde.


Braz determinou de forma imediata a abertura de um inquérito criminal pela Polícia Civil para apurar a suposta prática de tortura. As agressões sofridas foram confirmadas pelo exame de corpo de delito realizado pelo Instituto Médico Legal (IML).


“Não há motivo para o que eles fizeram. Seja qual for o motivo ele é ilegal, é crime. As pessoas não estão reagindo, estão imobilizadas. A polícia não tem competência para bater. Eles podiam contê-las, se tivessem reagido, mas não agredir. Aquilo que eles fizeram é tortura”, afirma o ouvidor da Segurança do Acre.


Nicácio considerou o episódio como lamentável. “Não é isso o que as academias de polícia ensinam e não é isso o que o governo do Estado defende. Se faz uma atitude como essa na verdade, infelizmente, está fazendo em nome do Estado porque ele é o Estado ali, mas não é orientação do governo, nem das polícias”, pondera.


De acordo com Nicácio, o flagrante registrado em vídeo é uma exceção, e que como tal deve ser punida. Além do inquérito criminal, a pasta da Segurança abriu procedimento administrativo para apurar o caso e identificar os policiais.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido