Menu

Pesquisar
Close this search box.

Abram alas, as mulheres pedem passagem

As mulheres estão com tudo e não estão prosas na eleição deste ano. Na chapa da coligação que envolve o PTC-PSC-PTB-PPS-PMN, as grandes polarizadoras de votos para a Câmara Federal são três mulheres: Charlene Lima (PTB), Rosana Nascimento (PPS) e Vanda Denir (SD). O fato poderia ser restrito a uma curiosidade política, se não fosse que as três são qualificadas. Charlene é uma respeitada profissional da publicidade, Rosana uma combativa líder sindical e a Vanda uma cultora do Direito, uma Procuradora do Ministério Público. Num Estado em que temos apenas uma deputada federal, isso é para ser comemorado. É de se lembrar e perguntar: a maioria dos votantes no Acre são mulheres, até quando as mulheres acreanas vão continuar não votando em mulheres que disputam cargos eletivos? É hora de ocuparem seus espaços. O teremos no parlamento um eterno “Clube do Bolinha”, onde só homem entra.


OUTRAS MULHERES
Em outros partidos temos outras mulheres disputando vagas na Câmara Federal: Jéssica Sales (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB) e Silvia Monteiro (PMB).  Poderiam ser muito mais.


É PRECISO CAUTELA!
Antes de se fazer uma acusação é preciso cautela para não se cometer injustiças. O senador Jorge Viana (PT) foi mostrado à opinião pública como o intermediador de dinheiro ilegal para a campanha do irmão Foi enxovalhado pelas críticas. O STF agora mandou arquivar o processo por falta de provas. Mas o que foi dito não volta atrás. Sempre sou precavido em acusar.


NENHUM ACORDO
O bom Pastor Agostinho Gonçalves liga para dizer não estar apoiando nenhum candidato a deputado federal. E que a dobradinha política Pedro do Dayane (PDT) a Federal  – Gemil Junior (PDT) Estadual diz respeito só a ambos, uma questão partidária.


JULHO DIRÁ
O candidato ao governo, Lira Xapuri, faz uma afirmação que sairia candidato a deputado  federal pela FPA e depois nega. A convenção regional de julho mostrará toda a verdade. Com o Lira ou sem o Lira não muda em nada a disputa pelo governo, falta-lhe densidade eleitoral.


MARTELO BATIDO
Com a apresentação ontem da chapa oficial de candidatos a deputado federal fica sacramentada a coligação PTC-PSC-PMN-PTB-SD. Não era com isso que o MDB sonhava.


NÃO SERÁ CANDIDATO
Em que pese seus artigos contra o governador e seu irmão, o empresário Jarbas Soster não será candidato a deputado federal como foi aventado. Seria trocar a comodidade de uma posição bem sucedida nos negócios pela aporrinhação da vida política. Fez a opção acertada.


PETECÃO ESTAVA CERTO
O senador Sérgio Petecão (PSD) estava certo quando defendeu a extinção da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical, que enricou muitos e fez de alguns sindicatos braços políticos. O STF deu a canetada final que nenhum trabalhador e obrigado a pagar este imposto.


RENOVAÇÃO, EM TERMOS
Não esperem uma enxurrada de renovações na Assembléia Legislativa nesta eleição, grande parte dos atuais deputados deve retornar aos seus mandatos, pela força de suas estruturas.


TUDO QUE PODIA CONSEGUIR
O velho lobo político, deputado federal Flaviano Melo (MDB), deverá disputar a última reeleição. Flaviano já galgou todos os postos que se pode galgar na política acreana. É uma figura política decente.


BEM CALÇADO
O vereador Roberto Duarte (MDB) vai disputar um mandato de deputado estadual calçado no combativo mandato que cumpre na Câmara Municipal de Rio Branco. É um bom vereador.


NENHUMA HIPÓTESE
Para os que acreditam que possa ocorrer antes das convenções regionais do mês de julho, não há nenhuma hipótese de que o candidato a governador Ulisses Araújo (PSL) possa desistir de disputar o posto. Está numa campanha acelerada, num papel de crítico do PT e da Segurança.


TEMOS QUE RECONHECER
Um ponto tem de se reconhecer no candidato Ulisses Araújo (PSL), o de ser extremamente bem preparado. A sua vida profissional como policial e empresário são provas da eficiência.


VENDENDO O PEIXE EM FEIJÓ
O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), continua coma sua peregrinação pelos municípios discutindo com a comunidade a feitura do seu Plano de Governo. Não quer uma peça técnica, mas forjada nas aspirações do povo. Feijó foi o último município visitado. Lembrou da construção de mais de 40 pontes no trecho para Cruzeiro do Sul quando foi diretor do DERACRE. Na sua passagem pelo DERACRE deixou muitas amizades na região.


LOGO CHEGA AQUI
Começou a rodada do IBOPE de pesquisas eleitorais. Quando chegar ao Acre, vamos ter uma nova visão para uma comparação com os resultados divulgados dos institutos regionais.


MELHOR INTERLOCUTOR
Um melhor interlocutor para o grupo de Rodrigues Alves que faz um movimento para a construção de uma ponte ligando ao município seria o Superintendente do DNIT, Thiago Caetano. O órgão já teria todo um organograma traçado para a sua construção. Os candidatos a governador vão fazer promessas acerca de algo que foge das suas alçadas.


PRONTA RECUPERAÇÃO
A coluna deseja ao deputado Eber Machado (PSDC) votos de uma rápida recuperação.


ESPAÇO ABERTO
O espaço está aberto todos os candidatos ao governo, desde que enviem notícias de suas atividades políticas.


NÃO DÁ PARA AVALIAR
Seria impreciso se fazer uma avaliação das chances de vitória da candidata a deputada federal Rosana Nascimento (PPS). Sempre foi uma sindicalista de muitos embates na defesa dos trabalhadores, principalmente, dos professores. Se isso se transformará em votos, não se sabe.


ARTE MAIS DIFÍCIL
A transferência de votos é a arte mais difícil da política. Um exemplo: Antonia Sales (MDB), sempre a mais votada deputada no Juruá, era vice na chapa de governador do Márcio Bittar, e quem ganhou a eleição no Juruá foi o atual governador. Santo de casa, não faz milagre.


CHIADEIRA FINANCEIRA
Candidatos a deputado estão reclamando muito dos candidatos ao Governo e ao Senado de que não receberam até o momento uma ajuda para a campanha. Quem mais reclama são os que possuem menor chance de serem eleitos e entram na disputa para ganhar algum trocado.


TUDO COMO ANTES
Não esperem mudanças na moralização da campanha deste ano. Vai continuar prevalecendo a compra de votos descarada, a venda por cabos-eleitorais das tradicionais listas de votantes, tudo isso girando nos bastidores. E por isso difícil de ser combatido pela justiça eleitoral.


PELA VERBA E NÃO PELO VERBO
As eleições de deputado no Acre acontecem pela força da verba e não do verbo. Jiriquita canta na campanha.


PREVISÃO DIFÍCIL
Com esta novidade eleitoral da sobra fica difícil se prever quantos deputados farão as coligações. Pode acabar entrando um eleito por uma aliança pequena que foge à lógica.


IGUALDADE DE TRATAMENTO
Tudo contra a tortura policial. Mesmo sendo pontual. Mas gostaria de ver este mesmo empenho que tem o pessoal dos Direitos Humanos com atos errados de policiais militares, com o turbilhão de vítimas dos bandidos. Não se vê! Minha opção de companhia será sempre pelos bons policiais que colocam suas vidas em risco na defesa da população do que por bandidos. Respeito quem tem outra escolha.


NÃO ESTÁ PARADO
O candidato a governador, Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), não está acomodado com a boa receptividade da sua candidatura. Esteve esta semana em Ramais do Bujari discutindo a extensão do “Luz para Todos”, e no Alto Acre, reunindo com os partidos que integram sua aliança e com representantes da comunidade. Teremos só três meses de campanha. Os candidatos têm que correr para as suas mensagens atingirem o maior número de eleitores.


REAÇÃO NEGATIVA A UM FATO FALSO
As mídias sociais chegam a todas as esferas da sociedade de forma rápida. Ontem não se falava em outra coisa entre os feirantes do mercado central que não fosse a “proibição pelo governo” do trânsito de galinhas caipiras trazidas pelos colonos. Expressões impublicáveis. Proibição que jamais existiu. O que levou a que se incorresse no erro de culpar o governador foi a falta de explicação antecipada. Na verdade, o decreto em tela atinge só os grandes produtores de aves, e não o criador artesanal, como é o caso dos colonos. Mas ninguém do governo ou Ministério da Agricultura deu a explicação antecipada sobre o decreto. A verdade é que um fato inexistente acabou virando verdade. Não tem nada no trânsito de uma galinha caipira ser trazida para o mercado. A explicação veio bem depois, repondo a verdade. Isente-se o governador. Registre-se. Há que ser imparcial. Críticas só quando necessárias.


QUE COMPRE CAVALO
A coligação dos pequenos partidos da oposição teve que enfrentar pressões para se concretizar. Os grandes partidos queriam um chapão de Federal. Um dirigente desses nanicos me disse ontem que a pressão maior era do MDB. “Não vão nos fazer de cavalo”, ironizou.


MAIS DO QUE TUDO
Mais do que tudo nesta campanha o tema principal não pode deixar de ser a Segurança. Devia ter no mínimo uma ronda ostensiva constante, efetiva, de viaturas policiais nos bairros.


SITUAÇÃO ESDRÚXULA
Esses servidores do Pró-Saúde – alguns demitidos e outras com as demissões em suspensão pela justiça trabalhista, não estão pedindo nenhum favor ao governador. Foram concursados por um chamamento do governo. Se o Pró-Saúde é um monstro jurídico, culpa não lhes cabe.


ANALISADAS COM LUPAS
As promessas a serem feitas pelos candidatos ao governo durante a campanha devem ser analisadas com lupa pelos eleitores. A primeira pergunta que deve ser feita após cada promessa é de onde sairá o dinheiro para a sua execução. Prometer por prometer é fácil.


MÉRITO NO MANDATO
O deputado Heitor Junior (PODEMOS) tem mérito no mandato. Não foi omisso, na ALEAC.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.