Menu

Videogames: vício em jogos é classificado como doença

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dado vem chamando a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), a obsessão por jogos digitais. No Brasil essa “brincadeira ou diversão” vem chamando a atenção de especialistas. A partir de agora o uso excessivo de videogame é considerado um distúrbio. O vício em games consta na 11ª classificação Internacional de Doenças (CID), como um dos problemas de saúde mental.


A compulsão por jogos eletrônicos vem sendo classificada pela OMS como um padrão de comportamento persistente e recorrente. E se torna intensa cada vez mais para quem joga a ponto de afetar o psicológico e fazer do jogo a preferência diante de todos os outros interesses da vida.

Publicidade

Em muitos lugares, incluindo o Reino Unido, já existem clínicas autorizadas para tratar de distúrbios como estes, com o intuito de combater o problema e não gerar uma “doença compulsiva”.


Para quem não sabe, ou tem filhos em casa, quando uma pessoa está viciada em jogos, geralmente, carrega esses sintomas de distúrbios: não ter controle da intensidade e duração do tempo de permanência diante das telas; priorizar o jogo em detrimento de outras atividades; aumentar a frequência de uso do videogame, mesmo depois de ter tido consequências negativas por conta do vício.


O estudante Abrãao Silas, 18 anos, joga há 10 anos e gasta, em média, de 3 a 5 horas por dia jogando. “É um mundo inovador e tecnológico, onde exploro sentimentos, nos quais na vida real não são proporcionados. Quando não tenho tempo para jogar durante o dia, eu troco sim o dia pela noite.  Hoje, o meu jogo favorito é o Rainbow Six Siege”, conta o estudante que não se considera um viciado.


O atrativo dos jogos é, como o estudante mencionou, “proporcionar algo diferente” e muitos jovens se veem nesta mesma sensação ao jogar. Mas, como tudo na vida, o controle e limite são fundamentais. Que tal, por exemplo, levar para lado positivo e investir em uma formação ligada ao universo dos games? É possível ainda fazer especialização na área.  É como jogar, agora na área do negócio. Para quem gosta do mundo dos games vai aí algumas dicas de cursos: Jogos Digitais, Design de Games, Desenvolvimento de Jogos Digitais.


Estude o mundo dos games


O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo pode te ajudar a embarcar nesse jogo nos estudos. É possível conseguir 70% de desconto e cursar uma graduação de Desenvolvimento de Jogos Digitais ou fazer especialização em Jogos Digitais. O portal AC 24 HORAS  é parceiro do programa, para conseguir este benefício é preciso fazer a inscrição pelo site http://www.educamaisbrasil.com.br/ac24horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido