Menu

Decisão serena sobre o aumento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por estar há pouco tempo no comando da prefeitura de Rio Branco não há como fazer uma avaliação crítica das ações ou omissões da prefeita Socorro Neri. Mas já dá para se notar equipes de tapa-buracos nas ruas, começou a usinar o asfalto na EMURB, e terá todo o verão para tentar melhorar o visual da cidade. Na questão do aumento do preço da passagem forneceu ao Ministério Público todos os dados para uma reavaliação da planilha de custos fornecida pelos empresários do setor, tudo muito transparente. E tomou uma decisão serena em revogar o reajuste até que sejam cumpridos os prazos legais para a entrada em vigor. A Socorro é extremamente legalista. Não há o que se exigir mais do que está fazendo. Pelo menos mostra que não está omissa ante ao principal problema da PMRB: ruas esburacadas.


NÃO É PAUTA DE CAMPANHA
O senador Jorge Viana (PT), mesmo líder nas pesquisas sabe que a eleição não está decidida, para se permitir devaneios políticos de organizar uma visita ao Lula na prisão para avaliar as condições em que está preso. Vai encontrar chuveiro com água quente, esteira ergométrica, televisão de plasma, uma realidade diferente dos cárceres acreanos. A campanha é aqui.


NEM QUE A VACA TUSSA
Um importante deputado petista fez ontem um comentário sobre as ameaças do presidente do PDT, Luiz Tchê, do partido sair da aliança da FPA: “é um blefe manjado que o Tchê faz toda campanha para ganhar mais espaço. Não será o presidente da ALEAC, nem que a vaca tussa”.


TERRENO NA LUA
Querer um compromisso para ser o próximo presidente da ALEAC é como aspirar um lote na Lua. Primeiro que seu partido fará no máximo dois deputados estaduais. E segundo que o Tchê sempre foi visto pelo PT, como “inconfiável”, que por duas vezes tentou lhe tomar o partido.


CHAPA MANTIDA
O deputado Eber Machado (PDT) descartou ontem qualquer hipótese do partido não ter chapa própria para a Câmara Federal. “Elegeremos um deputado federal, seja pela legenda ou pela maior sobra”, pontuou. “No contexto o PT não tem como pressionar ninguém”, completou.


CHAPA DO PDT
Deputados Eber Machado e Jesus Sérgio, vereador Paulo Soriano (CZS); presidente da FIEAC, José Adriano, Cristovam Pontes e Pedro do Dayane são os nomes mais expressivos da chapa de Federal do PDT. O PDT se obriga a ter chapa própria pela exigência da cláusula de barreira.


TIRE O CAVALO DA CHUVA
A campanha do presidente do FIEAC, José Adriano, precisa ser profissional, articulada, com uma boa divulgação política. Se espera que pela ligação com o governador a máquina estatal será jogada na sua candidatura, tire o seu cavalo da chuva para não morrer de pneumonia.


NÃO CONSIGO ACHAR QUE ISSO
Não consigo me convencer que o governo só não usa a emenda liberada pelo deputado federal Alan Rick (DEM) para a recuperação do Hospital de Sena Madureira, porque o parlamentar foi para a oposição. Seria pequeno demais, por um ato político, que prejudica uma população.


MOTE DA CANDIDATURA
O que tem motivado o movimento tucano para que a ex-prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), venha a ser candidata a deputada estadual, é o fato de estar sempre na cabeça de todas as simulações políticas em Sena. Bate de longe todos os candidatos daquele município.


ALEGRE, MAS MANTENDO HUMILDADE
Falando em Sena Madureira, quem está eufórica com a aceitação do seu nome para deputada federal naquele colégio eleitoral é a publicitária Charlene Lima (PTB). “Recebo com humildade”, ressalva. Charlene foi uma peça importante na eleição do atual prefeito de Sena.


RODADA DE PESQUISAS
Vai começar uma nova rodada de pesquisas do DATA-CONTROL para o Governo e Senado, que abrangerá todos os municípios acreanos. Os contratantes querem ter um panorama estadual.


A CHAPA ESQUENTOU
Os bandidos perderam o medo. Agora, eles assaltam até as delegacias, como a de Brasiléia. Isso é a maior afronta que se possa fazer a um Estado como instituição.


UM DADO PREOCUPANTE
Foi feita ontem uma homenagem na ALEAC aos Defensores Públicos. Nada mais justo. Mas justo ainda seria colocar Defensores nos 12 municípios que estão sem estes profissionais.


NINGUÉM DÁ BOLA
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) reclamava ontem na tribuna da ALEAC com o pouco caso de secretários de governo que não comparecem às Audiências Públicas, marcadas pelo Legislativo. Citou entre os que não ligam os secretários de Segurança e Saúde.


NÃO RESOLVE NADA
Embora a Audiência Pública seja um meio legítimo de discussão dos problemas da sociedade, ocorre é que na prática não resolve nada, fica no debate, nos discursos, mas os problemas persistem. Em término de governo, Raimundinho, ninguém quer nada com nada, torce pelo fim.


EMPREGO DE AFILHADO
Um político petista amigo comentava ontem o que chamou de “falta de garra” do caminhão de ocupantes de cargos de confiança nesta campanha. “Acham que o poder é eterno”, pontuou. E completou: “se o Marcus não ganhar, essa turma, que não sabe fazer outra coisa, vai padecer”.


MAIS PURA VERDADE
O comentário é a pura verdade. A maioria dos que ocupam cargos de confiança no governo há duas décadas se especializaram em ganhar dinheiro na sombra do PT e não sabem mesmo fazer outra coisa. Cargo de confiança se dorme nele e se acorda fora dele. Não entenderam.


BEM MELHOR
O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), aparece nas pesquisas melhor avaliado do que foi no primeiro mandato, quando não cumpriu uma boa gestão. Aprendeu com os erros..


QUEM NÃO CHORA, NÃO MAMA
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) articula a entrada do PCdoB na coligação formada pelo PODEMOS-PRB-PROS- com cinco deputados estaduais. Com a vinda do PCdoB seriam seis. E mais vinte e um candidatos, entre eles, os ex-deputados Eduardo Farias e Edvaldo Magalhães.


SACY PERERÊ
Perguntei ontem ao dirigente do PRB, Diego Rodrigues, sobre a possibilidade de uma aliança com o PCdoB. Resposta lacônica e cômica: “é como acreditar em Sacy Pererê de duas pernas”.


NINGUÉM ME AMA
O PT também não quer aliança com o PCdoB para estadual, descarta a hipótese. Agora o grupo do PRB. É que candidatos como o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), por serem fortes, assustam. O PCdoB está naquela do ninguém me ama e ninguém me quer.


PRECISA DE ALIADOS
O REDE tem um tempo ínfimo no horário gratuito de rádio e televisão. Ou o partido se despe do seu pudor político e busca alianças ou a candidatura do Minoru Kinpara (REDE), ao Senado ficará sem como se promover na mídia. Não adianta ter um bom candidato sem divulgação.


VOLTA AO JURUÁ
O candidato a governador, Marcus Alexandre (PT), retorna a Cruzeiro do Sul no próximo domingo para mais uma rodada de visitas e agendas com segmentos sociais. Na segunda embarca para cumprir roteiro semelhante em Feijó e Tarauacá. A campanha é de tiro curto.


É MUITO SIMPLES
O governo tem um caminho fácil e simples para baixar o teto de gastos com pessoal para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e contratar os 500 policiais civis e militares concursados. É só dar um corte raso nas centenas de cargos de confiança dos afilhados.


MOMENTO DIFÍCIL
Num momento difícil em que o Acre vive no campo da violência, a contratação de novos policiais civis e militares é mais relevante para a sociedade que manter cargos de confiança.


VELHO CHICO
Foi gostosa a entrevista do decano da imprensa esportiva do Acre, o velho Chico Pontes, um sobrevivente na arte de fazer rádio, no “Bar do Vaz”. O Chico viveu a fase áurea do rádio. Polêmico, talvez, seja a virtude de contestar, o que o manteve com ouvintes cativos.


COPA DO MUNDO
Começa hoje a Copa do Mundo. Pode não parecer pela pouca movimentação e um pobre visual, diferentes das competições anteriores em que a cidade se vestia de verde e amarelo para assistir os jogos da seleção brasileira. Fico com a opinião ouvida ontem de um taxista: “o brasileiro não acredita mais em nada, nem no futebol”. Ainda assim, a política sairá de cena e entrará em campo sua majestade o futebol. Quem sabe, não nos traga uma alegria. Né?


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.