Menu

Em resposta ao Fantástico da Rede Globo, governo diz ter controle de presídios e fala em queda de homicídios no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Há exatos 20 anos a população acreana vive o dilema entre a realidade vivida no cotidiano e o Acre vendido nas propagandas dos governos petistas, financiadas com recursos do cidadão. A mais recente batalha da publicidade oficial se dá no tema da segurança pública, reforçada após a série de reportagens do programa Fantástico, da rede Globo, mostrando um Estado refém da violência imposta pelas facções criminosas.


Após o “show da vida” do último domingo (9) mostrar que em muitos pavilhões do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde os agentes já não têm acesso ao seu interior por estarem sob o domínio das facções PCC e Comando Vermelho, o governo Sebastião Viana (PT) produziu reportagem mostrando que o Estado tem o controle total dos presídios.

Publicidade

São exibidas fotos que se opõem às imagens feitas pelo Fantástico com celas superlotadas e onde presos são controlados por um líder da facção. As imagens do governo mostram um pavilhão que faz inveja a qualquer hotel de duas estrelas.


Em resposta aos dados apresentados pelo Fantástico que apontam o Acre e a capital Rio Branco como líderes nacionais nas taxas de homicídios, a agência estatal de notícias produziu matéria afirmando que, há 120 dias, 20% dos municípios acreanos não registram mortes violentas.


Um dos principais problemas nestas estatísticas feitas nos gabinetes do governo é que elas deixam de fora os assassinatos frutos do confronto entre as facções, o que, teoricamente, passa a sensação de que os crimes contra a vida estão sob controle.


Em 2017 o Acre registrou 60 mortes por 100 mil habitantes; em Rio Branco esse índice foi de 80 para cada 100 mil pessoas. A proporção nacional é de 26 por 100 mil habitantes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido