Conecte-se agora

Como escolher o melhor estágio para minha carreira?

Em 2016, apenas 260 mil alunos do ensino técnico e médio estagiaram

Publicado

em

Sabe aquele frio na barriga que dá antes de definir qual faculdade cursar? A mesma tensão ocorre quando já estamos fazendo o curso dos sonhos e precisamos ir em busca do primeiro estágio. Em algumas instituições o programa de estágio é obrigatório para concluir a graduação e a pergunta que não sai da cabeça da maioria dos estudantes é: como escolher o melhor estágio?

Um estágio é o passaporte para a vida profissional e segundo a Associação Brasileira de Estágio (ABRES), em 2016, dos 9 milhões de alunos de ensino técnico e médio aptos para esta experiência, apenas 260 mil estagiaram. A diferença se repetiu no ensino superior: dos 8 milhões de estudantes aptos a estagiar, só 740 mil foram contratados. A ABRES também relevou que a média geral paga a um estagiário brasileiro é de R$965,63.

Segundo Fernanda Moreira Pinto, gerente da Regional Sul do IEL – BA, o primeiro passo para um estudante ir em busca do seu primeiro estágio é a elaboração do Planejamento de Carreira, no qual ele poderá definir objetivos claros que pretende alcançar em sua trajetória profissional. “Quando estiver no estágio, o estudante deve ser assertivo para ter um melhor desempenho, aumentando assim suas chances de sucesso”, aconselhou a gerente do IEL-BA.

Fernanda informou que o número de oportunidades de estágio tem crescido porque as empresas tem visto a contratação de jovens como uma oportunidade de formar futuros profissionais para atuarem nas organizações. Ela também citou competências técnicas e comportamentais que os estudantes precisam ter para conseguir um estágio. “Como item obrigatório é preciso estar cursando ensino médio, técnico ou superior. Entre as competências comportamentais, dentre outros aspectos, destacam-se compromisso, iniciativa, dinamismo e o desejo de superação”.

Ainda tem dúvidas de como escolher o melhor estágio? Confira algumas dicas:

Retorno financeiro não é a prioridade

Quando você procurar por um estágio, deve focar no valor da experiência para sua formação. Deixar-se guiar apenas pelo salário ou bolsas e auxílios não é o melhor caminho. Essa estratégia não considera o que está realmente ligado às atribuições. No entanto, não se esqueça que todo estágio não-obrigatório – ou seja, não ligado a uma disciplina curricular – deve ser obrigatoriamente remunerado.

Objetivos importam

Os objetivos pessoais e profissionais também devem ter peso no momento da decisão. Buscar uma vaga em uma empresa apenas pelo status é incoerente com toda a ideia de estagiar, visto que os ganhos significativos para o aluno não existirão e a experiência será, no geral, vazia para a sua formação.

Estrutura e condições

Estagiar em uma grande e consolidada empresa ou em uma pequena startup? O importante é aliar a experiência com as particularidades do seu curso e das suas aspirações profissionais. O ambiente em grandes corporações, por exemplo, tende a fomentar a competitividade e habilidades de organização e hierarquia. As pequenas empresas oferecem boas oportunidades de networking e contato com o cotidiano do segmento.

Propaganda

Destaque 2

Expoacre Rural Show: Gladson pretende alterar nome e logística da atual feira do Acre

Publicado

em

O governador do Acre Gladson Cameli voltou da cidade de Ji-Paraná (RO), esta semana, extasiado com o que viu na Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da Região Norte. Tanto é que irá se reunir a partir desta segunda-feira, 27, com empresários e toda a equipe de governo para mudar o atual projeto da Expoacre e torná-la mais parecida com a feira do estado vizinho.

A primeira mudança será a nomenclatura do evento, que deve ser transformada para ‘Expoacre Rural Show’. A segunda, e não menos importante, é com relação aos horários da feira para transação de negócios. A ideia, de acordo com Cameli, é tratar de negócios durante o dia e deixar a somente a festa para o período noturno: “Nunca vi ninguém tratar de negócio durante festa”, exclamou o governador.

Gladson disse, ainda, que levará toda a estrutura do governo para o parque de exposições durante a semana da feira. “Quero mudar horários da feira e vamos levar toda a estrutura do Estado para lá, para que possamos fechar grandes negócios. Quero despachar durante a Expoacre”, afirma.

A poucos meses do início da Feira, a mudança no projeto, sugerida pelo governador, quer fazer valer a pena a realização da Expoacre Rural Show. “Representantes de Rondônia querem vir ao Acre tratar de investimento. Está valendo a pena nossas andanças. Estou otimista com Expoacre 2019”, disse.

Continuar lendo

Acre

Estudantes fazem greve e se recusam a entrar em sala de aula

Publicado

em

Cerca de 250 alunos do turno da manhã da Escola Antônio de Oliveira Dantas, em Mâncio Lima, iniciaram uma greve na manhã desta segunda feira, 27. Estão na escola fardados, mas se recusam a entrar nas salas de aula. Eles protestam contra a falta de pagamento das serventes da unidade de ensino e pela falta da ligação, na rede de energia elétrica, dos aparelhos de ar-condicionado instalados na Escola desde o ano passado.

O presidente do Grêmio Estudantil, Pablo Azevedo, explica que as demais escolas de Mâncio Lima já contam com ar condicionados funcionando. “Os aparelhos só foram instalados, mas não foram ligados à rede de energia e não funcionam e seguimos com calor, sem concentração para o aprendizado. Anunciaram a recontratação de alguns serventes, mas o secretário de Educação afirmou que não há previsão para o pagamento dos meses atrasados”. explicou o líder estudantil.

O coordenador de Ensino da escola, Mariozan Nunes, cita que apoia o movimento dos estudantes “que querem melhores condições para sua escola”.

Não conseguimos falar com o coordenador do núcleo da secretaria Estadual de Educação de Mâncio Lima, Amarílio Saraiva.

Há duas semanas, as escolas de Cruzeiro do Sul pararam as aulas em protesto contra a falta de pagamento de serventes e por outras reivindicações. O movimento foi liderado pelo Conselho de Gestores de Escolas.


Sandra Assunção – [email protected]
Corresponde em Cruzeiro do Sul – AC
WhatsApp: 68 99999-9891

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.