Conecte-se agora

Como escolher o melhor estágio para minha carreira?

Em 2016, apenas 260 mil alunos do ensino técnico e médio estagiaram

Publicado

em

Sabe aquele frio na barriga que dá antes de definir qual faculdade cursar? A mesma tensão ocorre quando já estamos fazendo o curso dos sonhos e precisamos ir em busca do primeiro estágio. Em algumas instituições o programa de estágio é obrigatório para concluir a graduação e a pergunta que não sai da cabeça da maioria dos estudantes é: como escolher o melhor estágio?

Um estágio é o passaporte para a vida profissional e segundo a Associação Brasileira de Estágio (ABRES), em 2016, dos 9 milhões de alunos de ensino técnico e médio aptos para esta experiência, apenas 260 mil estagiaram. A diferença se repetiu no ensino superior: dos 8 milhões de estudantes aptos a estagiar, só 740 mil foram contratados. A ABRES também relevou que a média geral paga a um estagiário brasileiro é de R$965,63.

Segundo Fernanda Moreira Pinto, gerente da Regional Sul do IEL – BA, o primeiro passo para um estudante ir em busca do seu primeiro estágio é a elaboração do Planejamento de Carreira, no qual ele poderá definir objetivos claros que pretende alcançar em sua trajetória profissional. “Quando estiver no estágio, o estudante deve ser assertivo para ter um melhor desempenho, aumentando assim suas chances de sucesso”, aconselhou a gerente do IEL-BA.

Fernanda informou que o número de oportunidades de estágio tem crescido porque as empresas tem visto a contratação de jovens como uma oportunidade de formar futuros profissionais para atuarem nas organizações. Ela também citou competências técnicas e comportamentais que os estudantes precisam ter para conseguir um estágio. “Como item obrigatório é preciso estar cursando ensino médio, técnico ou superior. Entre as competências comportamentais, dentre outros aspectos, destacam-se compromisso, iniciativa, dinamismo e o desejo de superação”.

Ainda tem dúvidas de como escolher o melhor estágio? Confira algumas dicas:

Retorno financeiro não é a prioridade

Quando você procurar por um estágio, deve focar no valor da experiência para sua formação. Deixar-se guiar apenas pelo salário ou bolsas e auxílios não é o melhor caminho. Essa estratégia não considera o que está realmente ligado às atribuições. No entanto, não se esqueça que todo estágio não-obrigatório – ou seja, não ligado a uma disciplina curricular – deve ser obrigatoriamente remunerado.

Objetivos importam

Os objetivos pessoais e profissionais também devem ter peso no momento da decisão. Buscar uma vaga em uma empresa apenas pelo status é incoerente com toda a ideia de estagiar, visto que os ganhos significativos para o aluno não existirão e a experiência será, no geral, vazia para a sua formação.

Estrutura e condições

Estagiar em uma grande e consolidada empresa ou em uma pequena startup? O importante é aliar a experiência com as particularidades do seu curso e das suas aspirações profissionais. O ambiente em grandes corporações, por exemplo, tende a fomentar a competitividade e habilidades de organização e hierarquia. As pequenas empresas oferecem boas oportunidades de networking e contato com o cotidiano do segmento.

Propaganda

Destaque 7

“Eu queria ver ele demitir os marajás dele”, sugere Duarte

Publicado

em

O líder da oposição na Câmara Vereadores, Roberto Duarte (MDB), questionou na manhã desta quinta-feira, 18, o modelo de cortes financeiros e exonerações no governo de Sebastião Viana a pouco menos de três meses do fim da gestão petista. O emedebista desafiou Viana a exonerar seus assessores especiais, a quem ele chamou de “marajás”.

“Eu queria ver ele demitir os marajás dele. Eu queria ver ele demitir os assessores especiais dele, os marajás, mas ele está demitindo o pessoal da base que trabalha, os trabalhadores. É perseguição e essa perseguição acaba no final de 2018 e se Deus e o povo quiserem nunca mais vai voltar.”

Mais de 20 pessoas foram exoneradas de cargos diversos no Estado desde a segunda-feira, 08 de outubro, coincidentemente após as eleições em que o petista Marcus Viana, colega de partido de Sebastião, saiu derrotado.

De acordo uma reportagem veiculada na Agencia de Notícias do Acre, as exonerações e cortes são medidas administrativas relacionadas ao custeio em todos os segmentos, inclusive de pessoal, e serão adotadas, haja vista que a legislação é rigorosa ao não permitir a transferência de despesas de um governo para outro.

Continuar lendo

Destaque 6

Acre já registra 333 mortes violentas em 2018, diz SESP

Publicado

em

O Acre registrou, em setembro, 29 mortes violentas, sendo 25 homicídios, e quatro latrocínios. Os números, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Acre (SESP/AC), que em 10 meses já está com o terceiro gestor, somam-se aos demais meses, resultando no total de 333 mortes em 10 meses.

Os dados, contudo, mostram uma redução no quantitativo de mortes nos últimos meses. Em agosto, por exemplo, foram 35 mortes violentas, sendo 33 homicídios e dois outros latrocínios. Houve, desta forma, uma queda de 17% no mapa da morte que se iniciou com a gestão do delegado da Polícia Civil, Emylson Farias, junto à pasta

Em janeiro, o ano começou apontando alta: foram 52 crimes. Depois, fevereiro teve queda: 30 mortes. Em março, o Acre registrou 30 casos, mas em abril o número subiu para 33 mortes. Já em maio, o balanço voltou a apontar aumento, com o registro de 37 mortes violentas. Em junho, mais 37 mortes. Julho marcou 50, o mesmo de janeiro, e agosto 37, somando-se aos outros 29 de setembro.

Continuar lendo

Cotidiano

Rio Branco oferece 38 vagas de emprego nesta quinta-feira (18); confira as vagas

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) disponibiliza 38 vagas para diversas áreas nesta quinta-feira, dia 18, na Capital acreana. Os candidatos interessados devem comparecer à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1.670, em Rio Branco.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode saber das vagas e se ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Veja as vagas na imagem:

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.