Conecte-se agora

A escolha do curso de graduação gera dúvidas para muitos estudantes

Além de causar inquietação nos jovens, a angústia também afeta adultos

Publicado

em

Graduanda de Educação Física Vanisque - A hora da escolha do curso gera dúvidas para muitos estudantes

As opções de curso e graduação só crescem. A dúvida dos estudantes também. Uma população indecisa na hora de escolher a profissão que almeja seguir começa a graduação sem saber com exatidão que caminho profissional irá trilhar. E, assim, muitos acabam desistindo do curso no meio do ciclo acadêmico. É aí que começa – ou recomeça –  uma nova maratona para descobrir o curso ideal.

A trajetória da graduanda Vanisque Melo ilustra esta caminhada de dúvidas e de busca pela profissão que atenda os seus anseios. “Quando terminei o ensino médio, eu ainda não estava decidida sobre o que queria fazer. Tive o incentivo de minha mãe para cursar Direito, mas não era o que eu queria. Por não haver turno para este curso, acabei iniciando a Administração, mas acabei não gostando”, relembra.

A frustração com o curso se repetiu em duas outras tentativas. “Logo após, iniciei também o curso de Publicidade e Propaganda e, novamente, percebi que não era o que eu queria. Comecei a fazer teste de aptidão, mas mesmo assim não me encontrei”, conta a estudante que também ingressou na turma de Jornalismo, de novo, sem sucesso.

Achar que está perdendo tempo é um sentimento comum nesta fase de indecisão. Para compensar os semestres perdidos, Vanisque cogitou Recursos Humanos, por ser um curso mais curto e que permitiria um acesso mais rápido no mercado de trabalho, pensou. “Fui me matricular, mas percebi no campus que ainda não era o curso. Neste dia, meu esposo ia ter aula de primeiros socorros, pois ele cursa Educação Física. Fiquei encantada… Sabe a sensação de ter encontrado o que eu realmente queria? Foi assim que me senti. E hoje eu estou realizada”, comenta com a satisfação de quem já está no quarto semestre.

A variedade de cursos disponíveis pode aumentar as dúvidas e conflito, mas existe o lado positivo é que é possível ter mais opções de escolhas e mais chances de ocupar uma cadeira no ensino superior. Para amenizar a angústia diante de uma escolha tão importante os especialistas recomendam informação. “É necessário que os alunos tenham acesso às informações sobre grade curricular, carreiras e mercado de trabalho antes de escolher a carreira. Em muitos colégios, os alunos podem contar com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) que tem o papel de contribuir para que os estudantes decidam com mais segurança sobre qual profissão devem seguir”, destaca Fabiana Nascimento, coordenadora pedagógica do ensino médio do Colégio BJ, instituição parceira do Educa Mais Brasil.

Assistir aula antes de se matricular pode ser também uma boa estratégia para os futuros graduandos que convivem com a indecisão. Persistir é outro conselho dado por a estudante Vanisque. “Foi muito ruim essa situação, mas não podemos desistir. Por mais que a pessoa já tenha cursado aquela graduação por muitos anos e, no final, perceba que não se encontrou, aconselho que mude até encontrar o que gosta. Afinal, é muito ruim trabalhar por obrigação. É preciso ir por amor”, conclui.

Foi o que aconteceu com a advogada Fairuza Melo. Ela ingressou no curso de Direito com a certeza que queria seguir a carreira jurídica mas acabou descobrindo que não era bem isso. “No último semestre, eu percebi que não era o que eu queria. Mesmo assim, decidi concluir a graduação para fechar esse ciclo da minha vida. Agora, quero mudar meu foco para área da educação”, planeja.

Está em dúvida de qual curso escolher e qual profissão seguir? No portal do Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, você pode acessar informações sobre cada curso, inclusive com média salarial das profissões. Confira no link https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/?p=ac24horas. Quando tiver certeza do caminho que quer trilhar, você ainda pode contar com descontos nas mensalidades de até 70%. Para fazer a inscrição acesse http://www.educamaisbrasil.com.br/ac24horas.

Anúncios

Acre 01

Detento é encontrado morto em ala psiquiátrica de presídio em Rio Branco

Publicado

em

O detento Aldemir de Freitas Lopes, de 44 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela na ala de Saúde Mental do Complexo Penitenciário de Rio Branco na noite deste sábado (24).

A equipe percebeu que Aldemir estava sem vida no momento de entregar o jantar ao detento, que ficava em uma cela individual da ala.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) afirma que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas os paramédicos nada puderam fazer, pois a vítima já estava morta.

O Instituto destaca que vai aguardar o laudo da perícia técnica para descobrir a causa do óbito.

Continuar lendo

Acre 01

Viúva vai à rádio procurar companheiro para relacionamento sério em Tarauacá

Publicado

em

A viúva Joana Ferreira Araújo, de 59 anos, procurou a Rádio Comunitária Nova Era FM, localizada na cidade de Tarauacá, para desabafar e afirmar que está cansada de viver sozinha e procura um companheiro para um futuro relacionamento.

Moradora do Beco da Garagem, ela deixa um número para que os interessados possam ligar: 015 (97) 99197-0680. “Sou uma mulher direita, evangélica e não quero terminar meus dias na solidão. Por isso, estou à procura de um homem da minha idade ou mais velho, que não tenha vícios e possa dividir seus dias comigo, que cuide de mim e eu cuide dele”, declarou.

Dona Joana é tarauacaense, mãe de 6 filhos, todos adultos, e viveu grande parte na sua vida no estado do Amazonas, município de Eirunepé. “Se eu não arranjar um companheiro aqui em Tarauacá vou voltar para o Amazonas”, concluiu.

Continuar lendo

Destaque 6

Feirão da Caixa conta com mais de 10 mil imóveis em leilão

Publicado

em

A Caixa participará de uma feira de imóveis no dia 30 de outubro que disponibilizará cerca de 10 mil imóveis novos, usados ou na planta. A Feira de Imóveis Online de Brasília será feita online.

A feira contará com a participação de agentes de crédito imobiliário como construtoras e corretores, além de correspondentes da Caixa, que prestarão consulta a quem tiver interesse em comprar algum imóvel. Também será disponibilizado o Simulador Habitacional do site da Caixa ou o aplicativo Habitação Caixa, para facilitar a comparação de taxas de juros e condições para o financiamento.

Por meio de nota, a Caixa informa que disponibiliza “taxas diferenciadas de acordo com as condições da operação e o perfil de relacionamento do cliente. Na modalidade SBPE, atualizada pela TR, as taxas anuais variam entre TR+6,25% e TR+8,00%a.a. Na opção de financiamento com atualização pelo IPCA, ficam entre IPCA+2,95% a.a. e IPCA+4,95% a.a. E há ainda a opção de Taxa Fixa, que varia entre 8,00% a.a. a 9,75% a.a”.

Ainda segundo o banco, os clientes que contratarem financiamento de imóveis novos até 30 dezembro terão a opção de carência de seis meses para começar a pagar. A contratação poderá ser feita pelo aplicativo Habitação Caixa, nos Correspondentes Caixa Aqui ou por meio das Agências.

Agência Brasil

Continuar lendo

Acre

Belo Jardim I recebe melhoria em infraestrutura e saneamento

Publicado

em

As enxurradas de comentários nos vídeos da série de reportagens que o ac24horas vem mostrando a situação nos bairros de Rio Branco. Revela ainda o interesse que a população da capital tem quando o assunto é investimento público.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, já visitou quase dez bairros nos últimos finais de semana, e tem destacado principalmente as necessidades que as regiões mais afastadas do centro estão tendo. Falta de água tratada, esgoto sanitário e recuperação de ruas é pauta base por onde chega o ac24horas.

Desta vez, o ac24horas foi até o bairro Belo Jardim I, onde a prefeitura está trabalhando e mudando a realidade precária de anos atrás.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas