Menu

SISU: duas instituições acreanas ofertam vagas para o segundo semestre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Duas instituições acreanas ofertam vagas para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU 2018: a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Na primeira edição deste ano, foram 130 instituições participantes do SiSU. Em contrapartida, nesta edição apenas 68 instituições ofertam 57.271 vagas.


As Instituições de Ensino Superior (IES) federais respondem por 86,7% do total: são 30 universidades federais, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia tecnológica além de dois centros de educação tecnológica. As instituições estaduais correspondem a 11%, com sete universidades e um centro universitário. Entre as municipais, apenas uma participa (1,4%).

Publicidade

O andamento da segunda edição do certame está sendo acompanhado por Catarina Andrade de Jesus, que se candidatará ao curso de Nutrição. “Fiz um cronograma de estudos para melhorar meu desempenho. Inclui resolução de questões, fixação do horário de estudos. Tenho facilidade em Química e Biologia e dificuldade em matemática, então estudo resolvendo muitas provas”, pontua.


Cronograma do SiSU 2018


O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (05). Segundo o cronograma, as inscrições acontecerão a partir da próxima terça-feira, 12 de junho, até às 23h59 da sexta-feira, 15 de junho. O SiSU resultado 2018 vai ser anunciado em 18 de junho. As matrículas acontecem entre 22 e 28 de junho.


Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 desde que não tenham obtido nota zero na redação e que não tenham se inscrito como “treineiros”. Se a pontuação estiver abaixo do exigido, o candidato será informado pelo sistema.


Saiba mais: Treineiros: o pré-vestibular antes da hora


Atualmente, Catarina estuda em um curso preparatório para o vestibular e participou do Enem como “treineira” já no primeiro ano do ensino médio. “Não tinha muito conhecimento sobre os assuntos, então achava mais difícil. Com o passar dos anos, achei a prova mais tranquila porque vi a forma de cobrança e quais eram as pegadinhas”, afirma. Por isto, aconselha aos estudantes realizarem o exame ganhar experiência, adquirir conhecimento e cronometrar o tempo de prova.


Como se inscrever no SiSU 2018.2


Todas as etapas são realizadas via internet. Estudantes que tenham dúvidas sobre como se inscrever, devem primeiramente utilizar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 na página oficial do SiSU. É permitida a seleção de até duas opções de cursos, que podem ser alteradas enquanto o prazo estiver válido.


Ao final do processo, serão aprovados automaticamente os candidatos com as notas mais altas levando em consideração o peso de cada disciplina, por curso, se houver. Candidatos que não forem aprovados na chamada regular, ainda podem manifestar interesse na lista de espera SiSU 2018.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido