Conecte-se agora

Ifac lança edital para cursos superiores em Rio Branco e Xapuri; veja o edital

Publicado

em

O Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou, nesta quarta-feira (06), o edital do Processo Seletivo 2018.2 para cursos superiores. Nesta edição serão ofertadas 160 vagas para os municípios de Rio Branco e Xapuri, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia Agroecologia, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Logística.

Acesse o edital em http://bit.ly/ifac_sisu

As inscrições terão início na terça-feira (12) e seguem até o dia 15 de junho. Os interessados em concorrer às vagas deverão se inscrever através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). A seletiva se dará com base nos resultados obtidos pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017.

Conforme descrito em edital, o resultado final da seletiva será divulgado no dia 18 de junho. As matrículas dos candidatos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 22 a 28 de junho, sendo que os documentos exigidos deverão ser entregues no setor de Registro Escolar do campus em que o candidato foi aprovado.

Anúncios

Destaque 2

Quase 20 mil munições e arma de fogo apreendidas estavam em poder de advogado

Publicado

em

O Advogado e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Jaime Fontes Vasconcelos, de 37 anos, foi preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e munição na tarde dessa segunda-feira, 19. A prisão aconteceu no posto de fiscalização do município de Senador Guiomard, na Rodovia AC-40, interior do Acre.

De acordo com a polícia, Jaime estava trafegando com veículo modelo Pagero de cor branca quando foi abordado pelos policiais no posto de fiscalização do município vizinho à capital acreana. Após revista no carro, a polícia encontrou em posse do advogado uma pistola 9 milímetros municiada com 16 munições intactas. Durante a revista no porta-malas do veículo, foi encontrado também oito caixas contendo 14 mil munições de 9mm, 2 mil munições de calibre 380 e 1 mil de calibre não especificado.

Perguntado sobre a arma de fogo e os projéteis, Jaime relatou ser praticante de tiro esportivo e que o estande em que participa fica localizado na zona rural de Senador Guiomard. Segundo a polícia,o condutor apresentou no seu celular o documento comprobatório de porte de trânsito/guia de tráfego com validade até 11 de agosto de 2023, que cuja a finalidade do documento é controlar os produtos e objetos da presente guia autorizando a ser transportado para autorização em treinamento ou competições de tiro desportivo do local de origem para estandes de tiros.

A polícia informou ainda que o veículo foi abordado em um trajeto que não está de acordo com o documento apresentado, pois Jaime alegou se deslocar do município de Epitaciolândia (área de fronteira do Acre-Bolivia), disse que estava em uma propriedade rural de um amigo localizado na BR-317.

Foi informado ainda que as notas fiscais apresentadas para justificar os transportes dos projéteis não conferem com a quantidade e nem as especificações.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao advogado, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard, juntamente com a arma e as munições e o seu veículo para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Destaque 2

Governo anuncia pagamento do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Policial

Publicado

em

Durante reunião ocorrida na noite dessa segunda-feira, 19, entre o governador Gladson Cameli e policiais penais, o chefe do Executivo anunciou que irá creditar em breve o pagamento do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Policial, o Pavap. Cameli não estipulou datas, mas afirmou que o pagamento será, de fato, realizado.

O anúncio ocorreu diante da nova diretoria do Sindicato dos Policiais Penais do Acre, que Gladson conheceu durante a reunião, e do Sindicato dos Servidores Administrativos do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Por meio das redes sociais, o governador reiterou a garantia do pagamento referente a 2019.

Há uma semana, o governador adiantou que irá pagar em outubro e novembro deste ano prêmios de valorização aos profissionais da educação e da segurança pública. Aos profissionais de segurança, Cameli anunciou o pagamento de R$ 1.800,00 para novembro e ressaltou que o pagamento é resultado do esforço dos profissionais que estão atuando no combate ao crime.

O governador aproveitou para falar dos investimentos que realizou desde que assumiu o governo em 2019 na área de segurança que vai desde a convocação dos aprovados do concurso da Polícia Militar e Polícia Civil, compra de novos equipamentos para segurança pública, criação do Gefron e dentre outras pautas.

“É importante ressaltar que o prêmio de valorização dos policiais não estava sendo pago em anos anteriores à nossa gestão. Serão 3 mil policiais e bombeiros recebendo esse reconhecimento e logo em seguida serão os nossos policiais penais”, afirmou.

Continuar lendo

Destaque 2

Marqueteiro responsável por vitórias de Gladson deixa campanha de Socorro Neri

Publicado

em

Faltando pouco mais de 30 dias para as eleições 2020, o marqueteiro goiano Wilson Rodrigues, considerado uma espécie de “guru” do governador Gladson Cameli e responsável pelas memoráveis estratégias de campanhas vitoriosas nas eleições de 2014 e 2018, não faz mais parte da equipe de campanha da candidata a reeleição, Socorro Neri (PSB). A baixa foi confirmada por assessores palacianos próximo ao governador e a atual prefeita de Rio Branco.

O ac24horas apurou que por problemas pessoais, Wilson pediu desligamento da campanha, mas teria prometido “supervisionar de longe” o andamento dos trabalhos, sem participar das decisões. Profissionais do Estado de Goiás, conhecidos de Wilson, foram escalados para substituí-lo.

Nos bastidores circulou um boato de que o profissional de confiança havia sido dispensado pela prefeita, o que não foi confirmado pela reportagem, que apurou ainda que Wilson deverá vir ao Acre nos próximos dias se reunir com o governador.

Continuar lendo

Destaque 2

1 contra todos

Publicado

em

O que se observa até agora na disputa pela prefeitura de Rio Branco é que os candidatos estão passando ao largo dos verdadeiros problemas que a população gostaria de ver enfrentados e solucionados.

Existem ruas que precisam ser melhoradas, o transporte coletivo deixa a desejar, os postos de saúde não oferecem atendimento eficaz, por exemplo.

Ainda assim, entre tantas outras deficiências que afligem a população e a própria municipalidade, os partidos e seus candidatos estão mais preocupados com a sucessão de Gladson Cameli em 2020, sendo a prefeitura a alavanca para este intento.

É necessário reconhecer que Gladson Cameli foi extremamente generoso com os partidos da coligação que o levou ao Palácio Rio Branco.

Todos, sem distinção, foram muito bem gratificados. Diferentemente do PT, que nunca aceitou indicação de partidos diversos para cargos importantes, Gladson Cameli abriu a mão e concedeu aos aliados participação jamais vista na história política do Acre.

Ocorre, todavia, que os indicados pelos partidos da coligação, além de não darem conta do recado, agiam, e alguns ainda agem, como peças de um governo paralelo, como se fossem independentes da estrutura e da autoridade governamental.

A rigor, os partidos tentaram fazer uma administração plurigovermental.

Talvez a causa principal dessa dispersão tenha sido os partidos supostamente aliados tentarem negar o protagonismo e a força de Gladson na definição do candidato oficial da coligação. Queriam tê-lo apenas como financiador e cabo eleitoral de um Mateus que não fora parido por ele.

Insatisfeitos com a habilidade política do governador em não aceitar o cabresto, todos se uniram para derrotá-lo e, dessa forma, enfraquecê-lo na busca de sua reeleição.

Ocorre que Gladson Cameli faz uma aposta muito mais ousada: no lugar de ficar na acabrunhado na janela, vendo a banda passar, decidiu turbinar a candidatura à reeleição da prefeita Socorro Neri.

Com chances reais de sucesso, Gladson Cameli pode antecipar a vitória de 2022, levando muita gente a concluir que de besta ele só tem o andado.


Luiz Calixto escreve todas às quartas-feiras no ac24horas. 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas