Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial do Meio Ambiente – qual profissão seguir para trabalhar na área?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Muitos se perguntam: quem trabalha nesta área é formado em que? Geralmente, os profissionais dedicados à causa ambiental escolhem cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária. Algumas faculdades também oferecem curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente ou Engenharia Sanitária.


Estes profissionais têm uma grande importância em tempos de grandes demandas para soluções de problemas ambientais, como queimadas e desmatamentos cada vez mais frequentes. Assim, as organizações e trabalhos ligados à sustentabilidade estão em alta e a oferta de oportunidades na área para estes profissionais está acima da média.

Anúncios


Segundo dados do Educa Mais Brasil, site de bolsas de estudo, baseado em informações do Site Nacional de Empregos (SINE), a média salarial é de R$3.097,28 e R$ 12,527,49, a depender do cargo exercido. Há também oportunidades de pós-graduação nesta área, a exemplo dos cursos de Gestão Ambiental ou Educação Ambiental e Sustentabilidade.


Mas qual a importância deste profissional atualmente?

O Brasil foi o país que mais perdeu em área verde por ano, em um período de 11 anos, foram 55,3 milhões de hectares desmatados. É possível ter ciência disto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), que monitora o desmatamento no Brasil.


Por pensar em todos esses desastres e inúmeros outros casos, se faz necessário um profissional, seja para sanar problemas causados pelo desmatamento ou na prevenção dele e outros fatores ligados também ao meio ambiente.


O profissional de Engenharia Ambiental tem como objetivo avaliar os efeitos causados pelos danos causados a natureza. Além do planejamento para amenizar esse impacto, o engenheiro ambiental cuida da conservação da natureza e saúde humana. Esse profissional também é responsável por projetar sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água, pelo controle da poluição do ar e do solo, sistema de tratamento de esgoto ou descarte de resíduos.


O estudante do segundo semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Otávio Machado conta que escolheu essa área para tentar amenizar os danos já causados à natureza. “Sempre gostei dessa área, só não sabia que ia ser esse curso.  É bom lembrar que, mesmo que acabem o desmatamento e os danos que causamos ao meio ambiente, os efeitos ainda são eternos e a natureza sempre responde. É o que acontece com o superaquecimento de alguns lugares e o impacto ao derretimento de geleiras. Tudo que nós consumimos de uma certa forma, gera impacto e causa uma certa poluição a toda atmosfera”, reflete.


O estudante ainda pontua, que este profissional também pode trabalhar em construções, para tentar amenizar os efeitos dela a população vizinha ou até mesmo trabalhar com a engenharia ambiental de uma cidade.


Bolsas de estudo para Engenharia Ambiental e Sanitária


Se interessou pela área? Então, por que não cursar a Engenharia Ambiental com descontos nas mensalidades? O Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo de até 70% nas mensalidades. Para fazer a inscrição é preciso acessar o site http://www.educamaisbrasil.com.br/ac24horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido