Menu

Exemplo de campanha limpa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Eu pego sempre o deputado federal Flaviano Melo (MDB) como um exemplo político de alguém que faz uma campanha centrada em propostas e não entra para o campo das baixarias. Mesmo quando atacado (como foi e é atacado!) não resvala para o baixo nível dos debates. Não me lembro nas mais de três décadas de jornalismo político do Flaviano ter partido para o ataque pessoal de adversários. Sempre passou ao largo. As acusações que comandou a “Flávio Nogueira”, conta bancária particular onde se alojavam recursos do governo, foram derrubadas no Supremo Tribunal Federa. Foi governador, senador, prefeito, hoje deputado federal, já no ocaso de sua carreira, o velho Flaviano continua de cabeça erguida. Pode até ser acusado de fazer o MDB de um feudo pessoal, mas nada além. E continuará nesta eleição com uma das candidaturas mais competitivas dentro da oposição. Ninguém ganha tantas eleições se não tiver algum mérito político. É o caso do Flaviano (foto).


DISPUTA PARALELA
E falando no MDB já dá para notar nesta pré-campanha que há uma guerra particular entre os candidatos a deputado estadual Eliane Sinhasique (MDB) e Roberto Duarte (MDB). Não aflorou na opinião pública, mas nos bastidores a guerrinha já dá para ser sentida.


NÃO COMEM NA MESMA MESA
O deputado Jesus Sérgio (PDT) foi um dos mais aguerridos cabos-eleitorais da campanha da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), mas hoje estão rompidos e não os chamem para comer na mesma mesa. Jesus virou um crítico duro da gestão da ex-aliada, a quem acusa de deixar a cidade abandonada e tomada por buracos.


UM FATO COMUM
É um fato muito comum na política quando alguém chega no poder esquecer os que trabalharam para que isso acontecesse. Só que a política é via de mão dupla, tem ida e volta.


QUE MAIS INVESTIU
O Léo de Brito foi o deputado federal que mais investiu em Rio Branco através de suas emendas parlamentares, nas mais diversas obras. Garantiu a construção de oito Praças e só para a Saúde destinou 9 milhões de reais. Ao todo, Léo alocou mais de 34 milhões para  a Capital. Tudo executado na gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre.


MULHERES NA LUTA
Sempre o faço o registro com satisfação quando vejo uma mulher com qualificação disputar uma vaga de deputada estadual, num parlamento que vem sendo extremamente machista. Das vinte e quatro vagas da ALEAC apenas quatro são ocupadas por mulheres. A vereadora mais votada de Cruzeiro do Sul, Lucila Bruneta (PP), é candidata a estadual. Mais uma boa opção. Lembrar sempre que as mulheres são maioria no eleitorado acreano.


É VERDADE!
Leitor me mandou uma postagem colocando em dúvida a ida do velho militante petista Chico Pereira para a oposição apoiar a candidatura do Gladson Cameli (PP) a governador. “Isso é verdade mesmo, Luis Carlos?. Se for é o fim do mundo!”. Se é o prenúncio do fim do mundo, eu não posso afirmar, mas mesmo estranha, a notícia é verdadeira. O velho Chico chutou o PT.


SERVIÇO DE QUALIDADE
Sou extremamente a favor do programa “Ruas do Povo”. E extremamente a favor que esta nova etapa anunciada seja concluída com um asfaltamento que não seja uma fina capa, mas uma obra duradoura, tão somente isso. Para não repetir o mesmo erro da primeira etapa.


CONSEGUIU SE RECUPERAR
Nas conversas que vai se tendo com vários segmentos se consolida uma visão mais real da disputa do Senado. O senador Sérgio Petecao (PSD) conseguiu se recuperar na opinião pública e é hoje citado em todas as rodas de discussões como um dos nomes mais fortes na dfisputa.


DEIXOU DE SER CODJUVANTE
O presidente do PDT, Luiz Tchê, conseguiu nesta eleição tirar o PDT de mero coadjuvante dos grandes partidos na disputa eleitoral. Sairá de chapa própria para deputado estadual e deputado federal. Está certo. Viver na sombra do PT sempre lhe foi prejudicial politicamente.


NANICOS ESTÃO RINDO
Estava ontem conversando com dois presidentes de partidos nanicos e todos tecendo ironias ao PT, que vive de pires nas mãos atrás de alianças para a sua chapa de Federal. “Durante os últimos vinte anos o PT nos usou e deu em troca as migalhas do poder, agora acabou”, comentou um presidente.


MUDANÇA DE CANOA
Quem tem dado uma grande colaboração ao Plano de Governo do candidato Gladson Cameli (PP) é o Sindicato dos Engenheiros, sendo uma peça importante na formatação do Plano, com a participação de mais de 25 profissionais da engenharia. Foi uma mudança de canoa. Nas últimas eleições o Sindicato foi sempre um aliado fiel dos candidatos do PT. Depois que viu frustradas as reivindicações legítimas feita pela categoria através da Lei Cartaxo, prometidas e não cumpridas, rompeu com o atual governo petista.


REAÇÃO NO CAMPO
Não faltam críticas ao governo de entidades da área rural diante da incapacidade de aplicar a contrapartida de investimentos, para a vinda de 94 milhões de reais para a recuperação de ramais. Se não houver uma reversão da situação os recursos poderão ser devolvidos.


NÃO SERÁ SÓ NA CONVERSA
Pelo que tenho ouvido de deputados, vereadores e candidatos da FPA e da oposição é que somente vão apoiar os postulantes ao Senado que fizerem parcerias, não importando a que partido pertençam. Esqueçam os candidatos ao Senado que o apoio virá só pelo tapa nas costas.


ARGUMENTO MILIONÁRIO
O que os candidatos proporcionais alegam é que com a aprovação do bilionário Fundo de Campanha, virá uma bolada grande para todos os partidos e não existirá a desculpa da falta de dinheiro para ajudar os aliados. Não aceitarão a desculpa do amarelo para a febre.


OUTRO EMPRESÁRIO NO JOGO
Os empresários estão mesmo alvoroçados para disputar a eleição deste ano. Quem já se encontra em campanha para buscar uma vaga de deputado federal é empresário Pedro do Supermercado Dayane. É bom que cada vez novos nomes surjam no cenário político.


MÁ VONTADE
Nota-se por parte do RBTRANS uma tremenda má vontade, com a rediscussão das planilhas dos empresários do transporte coletivo que pugnam por aumento no preço das passagens de ônibus. Fosse pelo RBTRANS o aumento já tinha sido concedido e estava em vigor.


OUTROS PERSONAGENS
A questão reside mesmo nesta má vontade do RBTRANS. As planilhas deveriam sim ser novamente discutidas, por ter caído o preço do diesel, mas com outros personagens no Conselho Tarifário e Câmara Temática para dar mais transparência aos debates. Apenas com os atuais integrantes é uma espécie de cartas marcadas a favor do reajuste. É aumento certo.


QUE LEGITIMIDADE?
Qual a legitimidade dos vereadores de Rio Branco ficar a criticar os deputados que estão aprofundando o debate sobre o preço das passagens de ônibus? Na medida em que os vereadores abriram mão das discussões serem puxadas por eles, perderam a razão.


CENTRO DOS DEBATES
A Câmara Municipal de Rio Branco era para estar sendo o fórum destes debates sobre os preços das passagens. Não sei por qual motivo não legislaram para que isso acontecesse. E tem mais: este assunto é do interesse coletivo, todos podem opinar, até os deputados.


ROBERTO DUARTE
É um dos poucos vereadores a ser efetivo no combate ao aumento das passagens de ônibus.


EXTREMAMENTE COMPETENTE
Esta questão da participação da irmã do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, Ildcleide Cordeiro, como colaboradora da sua gestão não vejo como um problema, mas como uma boa idéia, por ser uma moça da mais extrema competência, já geriu órgãos públicos com sucesso. Ou nomeada ou não nomeada pode ajudar muito na administração do irmão. Estão fazendo  tempestade em copo com água.


AJEITOU A PREFEITURA
A prefeitura de Plácido de Castro viveu nestes últimos anos como uma central de escândalos políticos. O prefeito Gedeon Barros pode até não ser esta Coca-Cola toda como gestor, mas a informação que se tem é que arrumou a Casa e tornou a prefeitura enxuta e adimplente.


É BOM NÃO MENOSPREZAREM
Pela gama de acordos que está fechando além dos muros do PT é bom não colocarem a candidatura do deputado Ney Amorim (PT) em segundo plano. Já virou o segundo voto de quase todos os deputados e também dos vereadores da oposição de todos os municípios.


ANTONIO PEDRO
O deputado Antonio Pedro (DEM) vai fechando o seu ciclo do primeiro mandato como um dos parlamentares que mais fez reivindicações a favor do município de Xapuri. Se não foi atendido em sua maioria não foi culpa dele, mas do governo que fez ouvido de mercador.


DUPLA DE VOTOS
Duas duplas que sabem trabalhar bem os votos e por isso sempre aparecem com sucesso nas urnas. O casal Deda e Maria Antonia (PROS) e Nelson Moreira e Leila Galvão (PT). Por isso não será novidade se a Maria Antonia e a Leila Galvão voltarem para a ALEAC.


ÚNICA MULHER
A vice-governadora Nazaré Araújo (PT) é a única mulher da FPA a ser candidata numa chapa majoritária. Será suplente do senador Jorge Viana (PT). Pouco para o PT, que sempre alardeou dar espaço para as mulheres. Nesta eleição não aliou a teoria à prática


NÃO SE PODE ESCONDER
Não foi a solução final, mas com a posse do Coronel Kinpara no comando da PM, a corporação se tornou mais ativa e presente no combate ao crime organizado. Dá para se notar no relato diário de apreensões de drogas, prisões de bandidos, apreensões de armas e tirando de circulação muitos marginais, que deu uma diminuída na ação dos fora da lei.  É político o discurso que o governo nada fez ou se está fazendo na Segurança Pública. Pode ter algum erro na condução da questão, mas não é verdade que foi omisso em todos os sentidos. Não se pode deixar de reconhecer nunca o esforço dos policiais civis e militares. Não fossem eles era o caos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.