Menu

Pesquisar
Close this search box.

Duarte quer redução do preço das passagens

O vereador Roberto Duarte (MDB) quer mudar a pauta de discussões sobre o transporte coletivo, com a redução do valor do diesel decretado pelo governo federal. “Não há como se falar mais num novo reajuste para as passagens de ônibus, mas sim em reduzir o seu preço”, defendeu ontem o parlamentar á coluna. O diesel, cita Duarte, é uma das composições contidas nas planilhas apresentadas pelos empresários para subir o valor da tarifa. O novo panorama econômico surgido da greve dos caminhoneiros inviabiliza o debate que vinha sendo travado, enfatiza, reafirmando que a partir de agora a proposta de reajuste deve ser arquivada pela PMRB e em seu lugar ser colocada uma que contemple a queda dos preços cobrados, diz Roberto Duarte (foto). Não há outra saída do que mudar o debate, finalizou.


MUDANÇA RADICAL
O vereador Roberto Duarte (MDB) não deixa de fazer uma colocação que não pode ser desprezada de que dentro do novo cenário dos preços dos combustíveis, morre o argumento principal dos donos de transportes coletivos de solicitar à PMRB maior preço das passagens.


CORREÇÃO
O ex-prefeito Tião Bocalom vai disputar um mandato de deputado federal pelo PSL e não pelo PATRIOTAS, como havia sido anunciado neste espaço. Mas, o voto será dado pelo perfil do candidato e não por estar filiado a este ou àquele partido. O do Bocalom é um dos melhores.


NADA AFINADAS
As relações entre os grupos do deputado Ney Amorim (PT) e Jorge Viana (PT) não estão nada afinadas. Está longe de haver uma simbiose. E nada mais me foi dito ou me foi perguntado.


CONDIÇÃO PARA SE COLIGAR
“Se conseguir trazer a Antonia Lúcia para a nossa coligação a aceitaremos no grupo, caso contrário não haverá lugar para ela”. Do presidente do PSC, Jamil Asfury, sobre a entrada da presidente do PTB, Charlene Lima, na aliança formada por PSC-PTC-PMN-SOLIDARIEDADE-PPS.


OS REAIS MOTIVOS
Márcia Bittar não deixou a presidência do  SOLIDARIEDADE por livre vontade. Saiu porque a presidência foi passada à Procuradora Vanda Denir pela direção nacional e ela perdeu o comando. Márcia queria ver o SOLIDARIEDADE no chapão do MDB para Federal e o partido coligado com o MDB para estadual e não conseguiu. Por isso, sua saída já era esperada.


NÃO CONSIGO ENTENDER
Não consigo entender esta matemática do presidente do PSC, Jamil Asfury, de barrar a entrada da presidente do PTB, Charlene Lima, na coligação PTC-PMN-SOLIDARIEADE-PPS-PSC, porque os seus votos somariam para a legenda. É bom não superfaturarem os possíveis votos para Federal desta aliança. Política não é uma ciência exata. Nem sempre os cálculos dão certo.


CANDIDATO A FEDERAL
Depois de ter perdido a prefeitura para a oposição, o ex-prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT), tentará na eleição deste ano vôos mais altos, disputará um mandato de deputado federal pelo PSOL. Merla está na cota de candidatos a Federal com uma boa qualificação profissional.


MOVIMENTO JUSTO
É justo que empresários resolvam disputar vagas de deputado federal, como Jarbas Soster (PHS) e José Adriano (PDT). Na verdade, durante as campanhas no Acre, o empresariado serviu apenas para destinar recursos para candidatos e sem que houvesse contrapartida à classe.


PEQUENO PROBLEMA
Há um pequeno problema: o empresariado acreano está no seu pior momento econômico.


DEU TUDO ERRADO
Não deu nada certo na estratégia do PT para a Câmara Federal. Não contava que os partidos nanicos conseguissem formar uma chapa e viriam todos para um chapão. Não só se rebelaram, mas formaram não apenas uma, mas duas chapas para disputar vagas de Federal.


PLANO EXEQUÍVEL
A ordem do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), aos formuladores do seu Plano de Governo é de escutar os segmentos de todo o Estado e fazer um documento com a cara do Acre e exeqüível. No que está certo, não adianta Plano mirabolante e não cumprir, como vem sendo uma tônica em candidaturas a governador. Não se promete lotes na Lua


CAMPANHA NA RUA
Gladson Cameli (PP) está com a campanha na rua, esteve no fim de semana em Plácido de Castro e Porto Acre. Quem apostou que não seria candidato perdeu a parada.


QUESTAO PRINCIPAL
Não adianta fazer acordos de redução do preço dos combustíveis que não cheguem nas bombas dos Postos de Gasolina. É comum se anunciar a redução e ficar restrita à Petrobrás. Tem que haver uma fiscalização dura do MP para evitar a burla nos Postos. Ou não adianta.


MUITO IMPROVÁVEL
Embora seja um imposto que pese no preço da gasolina é bem improvável que o governo do Acre, com caixa baixo, de pires nas mãos, em reta final de gestão, vá abrir mão e reduzir o ICMS sobre combustíveis. Para o atual governo é primordial fechar seu ciclo não atrasando os salários. Já estaria de um bom tamanho para quem deixa o poder.


FECHANDO EM FEIJÓ
Depois de visitar os municípios do Juruá, Alto Acre e Tarauacá, o candidato ao governo Marcus Alexandre (PT) fechou suas andanças no último fim de semana em Tarauacá e Feijó, com uma série de reuniões e visitas ao comércio e a bairros da cidade. Marcus tem feito uma agenda puxada para sedimentar sua votação nestes redutos, já que Rio Branco é considerado sua principal base eleitoral.


IMPORTÂNCIA DO CONTATO
As visitas foram consideradas pelo grupo que o acompanha além das expectativas pela boa aceitação das comunidades à sua candidatura ao governo, que foi mostrada de forma prática nas reuniões e idas aos bairros. As sugestões colhidas nos encontros serão inseridas no Plano de Governo, segundo decisão do próprio Marcus Alexandre (PT).


CHAPINHA 2
A chapinha 2 a Federal dos partidos nanicos da FPA, formada por PDT-PMDB-PSDC tem nomes como o do deputado Eber Machado (PDT),deputado Jesus Sérgio(PDT), empresário José Adriano (PDT), Cristovão Pontes, entre outros. Apostam que ficarão com uma das oito cadeiras do Acre na Câmara Federal. Esta chapa é tudo que o PT não queria ver nesta eleição.


CABIDES DE EMPREGOS
CAGEACRE, CILA, CODISACRE e as demais empresas que são massas falidas têm servido nas duas últimas décadas para abrigar afilhados políticos dos governadores. Todas pagam salários altos a quem é nomeado para as diretorias. Qualquer governo que pretenda cortar gastos graciosos tem de extinguir estas empresas fantasmas, que um dia já foram produtivas.


VISÃO ECONÔMICA
“O atual governo petista é o mais perdulário da história do Acre. Quebrou a Construção Civil, indústrias de vários ramos da economia, várias empresas do setor varejista e ainda é o responsável pela mais alta carga tributária da história do Acre”. A observação é do deputado federal Alan Rick (DEM). Alan defende a redução da alíquota do ICMS, cobrada pelo Estado, para queda no preço da gasolina.


NÃO ERRA NA MÃO
O PT não errou na mão quando defendeu até a exaustão uma chapa única para a Câmara Federal. A sua coligação com PCdoB e PSB ficará prejudicada pela pulverização dos votos com as duas chapas para deputado federal dos partidos nanicos da FPA. Diminuirá a representação.


CORPO E ALMA
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, se diz descompromissado de apoiar a deputada federal Jéssica Sales (MDB) depois que esta o ofendeu durante conversa em seu gabinete. Ela o chamou de “falso”. Dará apoio integral à candidatura do tio Rudiley Estrela (PP) a Federal.


NÃO O TIREM DA RELAÇÃO
A coligação formada pelo PSOL-PV-PRB-PODEMOS-PRP-PHS trabalha com o fato concreto de fazer um deputado federal. Qualquer relação sobre os nomes mais competitivos da chapa não poderá deixar de incluir o vereador Manuel Marcos (PRB), apoiado pela igreja Universal.


NÃO FOI FELIZ
O deputado Jamil Asfury (PSC) pode até ter as suas razões de sair da Igreja Batista do Bosque, mas não poderá jamais deixar de reconhecer que o Pastor Agostinho Gonçalves da IBB teve influência direta em boa parcela de seus votos, quando disputou uma vaga para a ALEAC.


ERRO PRIMÁRIO
É discreto na sua divulgação, mas isso é um erro para quem disputa uma candidatura majoritária de governador, como o Coronel Ulisses Araújo (PSL). Há muito já deveria ter ao seu lado um jornalista acompanhando as suas andanças e divulgando os seus encontros políticos.


TRANSFERENCIA NÃO É LINEAR
A candidata a deputada federal Mara Rocha (PSDB) é muito conhecida pelo programa que apresentava na televisão, um fato que a ajuda. Mas não espere que os votos do irmão e deputado federal Major Rocha (PSDB) sejam transferidos para ela, porque, isso não é linear.


NÃO PODE DEIXAR DE MANTER
Seja qual for o candidato ao governo que vier a se eleger, este não pode nunca deixar em segundo plano a Central de Transplantes, que já salvou várias vidas, principalmente, porque o Acre é um dos Estados com o maior número de portadores de hepatites.


OS MAIS VOTADOS
Pela campanha que tocam, os candidatos a deputado federal Nelson Sales (PP) e Charlene Lima (PTB), não causarão nenhuma surpresas se forem os mais votados em Sena Madureira.


ELIANE SINHASIQUE
Não concordo com algumas das suas idéias, especialmente, em ver em tudo no governo como uma terra arrasada. Nem tudo é ruim em um governo. Mas considero que, pela sua forte combatividade, tem justificado na ALEAC a boa votação que obteve para aquela Casa. É uma das melhores parlamentares da oposição. Não pode jamais ser acusada de ser omissa.


O GRANDE EQUÍVOCO
É um dos maiores equívocos de quem comanda a gestão e seus cargos de confiança é a de imaginar que o poder é eterno. São cargos que se costuma dormir com eles e acordar sem eles. Os arrogantes de hoje podem ser os humilhados de amanhã. É a roda viva da política.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.