Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma proposta pragmática e séria

Em meio à discussão que se trava sobre o reajuste do preço das passagens de ônibus, com a planilha de custos apresentada pelos empresários sob suspeição, com o RBTRANS acusado de ser manipulado pelo empresariado, enfim, uma proposta pragmática e séria foi colocada ontem na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Rio Branco: que seja formada uma comissão independente do Conselho Tarifário, sem nenhum representante de órgão oficial, para uma análise da planilha desprovida de paixões. O mais gratificante é que veio do líder da prefeita Socorro Nery, vereador Eduardo Farias (PCdoB), e agradou os que duvidam da veracidade dos itens contidos no documento do SINDICOL e aos representantes da sociedade organizada que estavam presentes ao ato de ontem. Depois de todas as dúvidas levantadas sobre estes custos não há como não acolher a proposição do vereador Eduardo. Ou se parte para a solução apresentada ou vai se ficar discutindo o sexo dos anjos na questão do aumento.


PALAVRA DE QUEM SENTE NA PELE
Estive na Audiência Pública, requerida pelo vereador Roberto Duarte (MDB) e foi uma das mais representativas das quais participei. Nos depoimentos de moradores dos bairros deu para sentir o que é o inferno em andar em ônibus que não cumprem horário, velhos e sujos.


ENFIM, UMA EXPLICAÇÃO
O dirigente do RBTRANS, Gabriel Forneck, explicou à coluna o motivo pela qual ônibus andam com placas de outros Estados. Segundo ele, é porque existem ações trabalhistas correspondentes a estas placas e enquanto perdurarem não pode se modificar a situação.


TOM DE REVOLTA
Foi uma tônica comum na Audiência Pública de ontem, o tom de revolta de todos os moradores de bairros que fizeram uso da palavra, com a possibilidade de aumento da passagem. Pela primeira vez vejo uma mobilização tão forte contra um reajuste proposto.


EMPRESÁRIOS QUEREM TER VEZ
Os empresários se reuniram e decidiram ter um representante na Câmara Federal. Lançaram a candidatura do empresário e presidente da FIEAC, José Adriano (PDT). Alegam que cansaram de trabalhar para candidatos, financiá-los e não serem correspondidos na defesa dos seus interesses, quando chegam ao parlamento. Foi um recado para outros candidatos a Federal.


OUTRO QUE ENTRA NO JOGO
Outro empresário que entrou no jogo para ser deputado federal é o Jarbas Soster (PHS), um crítico feroz do modelo econômico da Florestania, que na sua visão, não teve o êxito esperado na geração de emprego e renda. É muito bom que novos nomes, novas idéias, entrem na política. Renovar é preciso, principalmente, quando se vê a política no fundo do poço.


DEVERIA SE DESCOLAR
Um candidato ao governo tem que ter paz na campanha, mas parece que a oposição não quer dar esta condição ao candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP). Acham que até briga de comadres e de lavadeiras, ele tem de resolver. Ou se descola disso ou será arrastado para o bolo. Este tipo de discussão pequena compromete a unidade em uma campanha.


UMA BRIGA ATRÁS DA OUTRA
É o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e o prefeito Ilderlei Cordeiro (PP) trocando farpa, o MDB dando murro na mesa exigindo uma coligação com o PP para a ALEAC, os partidos nanicos montando chapas paralelas de Federal, enfim, verdadeira briga de comadres. Não entenderam que: se perderem o governo não adianta ganhar vagas do Senado, Câmara Federal e ALEAC. Ficarão mais 20 anos na peia. Parece que ainda não atentaram que há uma disputa de governo. Ou então, se acostumaram a perder eleição.


OLHADA NA FPA
Deveriam se mirar no exemplo da FPA que está na campanha unida e dando a tranqüilidade para o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT) fazer a sua campanha. Está em Feijó fazendo política, subindo os rios, visitando comunidades indígenas, conquistando votos, sem ter que se preocupar com brigas de aliados. Se há algo que o PT consegue é fazer uma campanha unida em torno do candidato ao governo. Se brigam é entre quatro paredes.


ESTÁ DESAPRENDENDO
O governador, com tantos anos de política, parece que desaprendeu que não se cria desafetos em eleição: no caso dos caminhoneiros tirou o problema do colo do presidente Michel Temer, ao entrar na justiça para a retirada dos motoristas da estrada e colocou no seu, uma medida antipática e tomada num ano eleitoral. Pode alegar o interesse público. Mas me refiro ao rescaldo político.


DISCURSO DE ÓDIO
O candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), perdeu uma boa oportunidade para expor as suas idéias num programa de boa audiência como o “Bar do Vaz”, no AC24horas. Passou boa parte do precioso tempo num discurso de ódio, raivoso, contra o senador Jorge Viana (PT).


REGRA BÁSICA
Quando se está numa disputa majoritária ficar de forma reiterada falando no nome dos adversários serve para lhes promover. No mais o que se viu da sua “Carta de Compromissos” foi uma clonagem do programa de governo do Bolsonaro. Já era para o Bittar ter inovado.


PTB SOLO
O PTB não vai se coligar e deverá disputar em carreira solo vagas para deputado estadual. Rejeitou a coligação proposta pelo SOLIDARIEDADE, no que acertou, porque traria para a chapa o ex-deputado Walter Prado (SOLIDARIEDADE), com forte estrutura de campanha.


É O CARA
Dr. Jeferson, o “Pururuca”, é o cara da chapa do PTB para deputado estadual. Faz uma campanha organizada, redonda, podem anotar este nome. Altamente competitivo.


JOGO DOS NÚMEROS
Avaliação ouvida ontem de um experiente político: a chapa PT-PSB-PCdoB elege dois deputados federais. A chapa PRP-PSOL-PV-PHS-PRB-PROS-PODEMOS faz o terceiro deputado. E a coligação PTC-PSC-PMN-SOLIDARIEDADE-PPS o quarto nome. O chapão PP-MDB-PSDB-PSD-PR-DEM elegerá dois nomes. A aliança PATRIOTAS-PSL o sétimo deputado. A coligação PDT-PMDB-PSDC faz o oitavo.


PTB FORA
A chapa PTC-PSC-SOLIDARIEDADE-PMN-PPS terá nomes como Jamil Asfury, Wanda Denir, Rosana Nascimento, Junior Santiago, Dr. Edson e Marileide Serafim. O PTB não entrou na coligação. O dirigente do PSC, Jamil Asfury, explicou à coluna que somente interessaria a vinda do PTB, se sua candidata Charlene Lima trouxesse outro nome de peso. Fora isso o PTB, está fora, diz Jamil.


BENÇÃO DE DEUS
Sobre nota na coluna que o ex-deputado Jamil Asfury não terá a benção política do Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves, rebateu dizendo que a única benção que precisa é de Deus.


NÃO SABERIA DIZER
São todos competitivos. Não saberia dizer quem ganha e quem perde na chapa formada pelos deputados federais Léo de Brito (PT), Raimundo Angelim (PT), Sibá Machado (PT), César Messias (PSB) e Perpétua Almeida (PCdoB), caso façam dois nomes para a Câmara Federal.


EXPERIENTES E COM ESTRUTURA
São quatro deputados federais e a Perpétua Almeida (PCdoB), que já foi Federal. Todos experientes na política e com estrutura para fazer uma campanha sem problemas de falta de apoio.


FORA DO CENSO
Quando o censo do IBGE que apontou, no Acre, altos índices de analfabetismo foi feito ainda não existia o programa “Quero Ler”, depois que entrou em vigor o número de analfabetos se reduziu de forma drástica. Este é um programa do atual governo que deu certo.


EM CHEIO
Se o fim da CIDE entrar neste pacote de bondade do governo federal para pôr fim à greve dos caminhoneiros, os Estados serão atingidos. No Acre, o DERACRE será um dos abalados.


SEM VICE
Depois da desistência do empresário Fernando Lage em ser o vice na chapa do Coronel Ulisses Araújo (PSL), ainda não foi definido o nome do novo vice, que deverá ser empurrado para o próximo mês.


UMA BRECADA
Junho que está chegando é o mês da Copa do Mundo, e com isso as atividades políticas devem perder o interesse da população que vai estar vidrada na televisão torcendo pelo Brasil. A campanha vai esquentar para valer depois do fim da Copa. Daí em diante é só política.


FORA DA ELEIÇÃO
O ex-deputado Astério Moreira de fato foi sondado para entrar numa composição política para 2020, em Brasiléia, onde já foi vereador. Astério descartou totalmente esta possibilidade.


BOCALOM EM DISCUSSÃO
Estava ontem numa roda de políticos em que se discutiu a candidatura do Tião Bocalom (PATRIOTAS) a deputado federal. Todos achando que será uma grande interrogação. A eleição é proporcional. Mas tem a seu favor as mãos limpas e ser conhecido do eleitorado.


NÃO ME LEMBRO
Jorge Viana, Sérgio Petecão, Minoru Kinpara, Sanderson Moura, Márcio Bittar, Paulo Pedrazza, Ney Amorim, confesso que são nomes que agradam pela qualificação e experiência política.


TODOS OS TEMPOS
A disputa das duas vagas do Senado deverá ser uma das mais ferrenhas dos últimos tempos.


DEBATE INTERESSANTE
O que move mais esta discussão sobre o reajuste no preço das passagens de ônibus é ser um tema que mexe com o bolso da população e também por estarmos num ano eleitoral. O resultado deste debate; se haverá ou não aumento, poderá virar bandeira de campanha. Uma coisa tem que acontecer para que não paire nenhuma dúvida sobre este processo, que os custos trazidos na planilha entregue pelo empresariado à prefeitura de Rio Branco devem ser esmiuçados por uma comissão independente, nos moldes do que propôs o líder da prefeita Socorro Neri, vereador Eduardo Farias (PCdoB). A transparência é essencial neste tema.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.