Menu

Pesquisar
Close this search box.

Crise das passagens: Gerlen quer quebra de monopólio

O reajuste do preço da passagem de ônibus voltou a ser ontem o ponto central dos debates na Assembléia Legislativa, com revelações de informações enganosas nas planilhas de custos apresentadas pelos empresários. O RBTRANS foi acusado de atuar como serviçal dos donos de ônibus. O deputado Gehelen Diniz (PP) apresentou uma proposta que acaba com a pressão e a hegemonia do empresariado do transporte coletivo sobre a prefeitura: “A prefeita Socorro Nery deveria desconhecer este pedido de aumento e abrir licitação para que novas empresas se habilitem a atuar no Acre”. Para o deputado Diniz (foto), ou a prefeita Socorro adota esta medida ousada e se liberta do jugo da relação incestuosa entre os atuais empresários e o PT, ou então cairá na mesmice dos administradores do PT, que mantiveram uma postura de subserviência com os donos de ônibus. Situação idêntica aconteceu quando a prefeita era uma mulher, Iolanda Lima, que na ocasião abriu o mercado dos coletivos para novas licitações. As reações negativas a um novo reajuste pode levar a manifestações que fechem as ruas e pontes da cidade. Os alvos preferenciais da ira da população são os vereadores omissos à situação.


“É TUDO UMA GRANDE FARSA”
O deputado Eber Machado (PDT), um dos que mais tem lutado contra o aumento do preço das passagens revelou um vídeo que, segundo ele mostra que, a proposta apresentada pelo RBTRANS é uma farsa para favorecer os empresários e pôs o documento sob suspeição.


AUDIÊNCIA VAI FERVER
A Audiência Pública convocada pelo vereador Roberto Duarte (MDB), que vai ocorrer hoje às 9 horas na Câmara Municipal de Rio Branco, tende a ser representativa e com a mobilização dos setores contrários ao aumento das passagens. Na Audiência Pública da ALEAC, o RBTRANS refluiu e não mandou representante.


GRANDE CHANCE
Como publiquei ontem, a prefeita Socorro Neri tem a grande oportunidade de mostrar que é uma gestora com luz própria e não toma decisões embaladas por lideranças partidárias;


NINGUÉM FALA NO ICMS
Fala-se muito no Governo Federal. Mas os Estados também têm influência direta no preço da gasolina através do teto ICMS sobre combustíveis, e poderiam dar a sua contribuição reduzindo a alíquota. Num momento de crise todos devem dar a parcela de colaboração. O Rio de Janeiro foi o primeiro a dar o exemplo e reduziu a sua alíquota.


MORDIDA GRANDE
É dada uma mordida de 16% á 25% de ICMS dependendo do Estado sobre o preço da gasolina, por isso não dá para ficar se atirando pedras apenas no governo federal. E os governadores ficam caladinhos como se a questão diz respeito apenas á União. Nem admitem discutir a redução do ICMS neste momento. Podem e deveriam colaborar reduzindo o ICMS.


NINGUÉM FISCALIZA MERDA ALGUMA
O que se tem visto muitas vezes é que o preço dos combustíveis cai nas distribuidoras, mas os donos dos Postos de Gasolina não fazem a redução. E ninguém até aqui fiscalizou isso merda alguma. Mas isso deve mudar com a súbita decisão do MP de fazer a fiscalização. Que faça!


EXEMPLO DE CIDADANIA E FORÇA
Que CUT, que MST, que UNE coisa alguma, quem tem força de parar o Brasil na busca de correções econômicas são os caminhoneiros, que estão dando um exemplo de força e cidadania. Conseguiram rapidamente colocar o governo federal nas cordas nocauteado.


NÃO DAVA MAIS PARA SUPORTAR
Não interessa quem está no governo e nem a que partido pertença, interessa é que ninguém agüentava mais a farra de todos os dias ter um preço novo para o diesel e para a gasolina, com reflexos diretos nos preços dos produtos. E não me venham com teses baratas de economês.


FALTA DE PALAVRA
A coluna tem informação de que um dos motes do marketing a ser usado na campanha do PT é a de que o candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), prima por não ter palavra, não cumprir nada do acertado. Estão com um vídeo para a campanha em que Cameli aparece prometendo asfaltar com as máquinas do seu pai em dez dias a estrada para Mâncio Lima, isso há 3 meses.


SENDO USADO
Esta questão de não cumprir nada que promete já vem sendo usado na Assembléia Legislativa pelos deputados Daniel Zen (PT), Lourival Marques (PT) e Jonas Lima (PT), em discursos marcando Gladson Cameli (PP) com como detentor deste perfil..


COMPLICADO PARA A IMAGEM
Numa campanha, numa parceria, o político nunca pode prometer e não cumprir, porque isso o leva ao desgaste da imagem perante a população. E se a mancha pegar é o fim da candidatura.


DJALMA GOVERNADOR
Por causa do momento político, o Desembargador Francisco Dijalma acabou assumindo o governo. Em tempo de eleição, quando o titular viaja, os que são candidatos desaparecem.


O NOSSO PROFETA
O deputado e Pastor evangélico Jairo Carvalho (PSD) resolveu apelar ao astral para resolver os problemas pelos quais passa o país e o Acre, que todos os evangélicos se unam em orações.


MUITO GRAVE, SECRETÁRIO ARRUDA!
Caso seja verdade a denúncia de ontem do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) de que falta o mínimo no Hospital do Juruá, até gazes para se usar em cirurgia, aquela unidade que já foi referencia na área de saúde, entrou em colapso. Isso é verdade, secretário Rui Arruda?


COVARDIA COM AS IRMÃS
Para o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) o que a Secretaria de Saúde faz com as religiosas que gerem o Hospital do Juruá é uma “covardia”, porque sem receberem têm de reduzir os serviços e promover demissões por não ter como pagar. Este é o motivo real da crise, disse.


NÃO HÁ CLIMA
Na visão do deputado Daniel Zen (PT) os setores mais conservadores da direita podem açular os ânimos com a greve dos caminhoneiros para criar um caldo de cultura de uma intervenção militar. Negativo, Zen, não há clima no país para este extremo, mesmo com toda desordem.


DENTRAN NÃO PODE SE CALAR
O DETRAN não pode se calar. Tem que trazer a versão contra as denúncias dos políticos de quer os ônibus circulam com placas de outros Estados e os com placas regionais não pagam o IPVA. As acusações sobre o mistério voltaram a serem feitas ontem na sessão da ALEAC.


NOTA DE PESAR
A coluna envia nota de pesar à prefeita Socorro Neri e família pela morte de sua mãe, a ex-deputada federal Adelaide Neri, que no MDB lutou pela democracia. Descanse em paz!


PAÍS EM PARAFUSO
Com tudo o que está se assistindo é que o Brasil entrou em parafuso, o governo Temer é um desgoverno, a classe política em sua esmagadora maioria entrou em descrédito, e a imagem do país afunda a cada dia. Ainda bem que temos uma democracia para resistir ás crises.


LUTANDO POR NÓS
Os caminhoneiros estão lutando pela população. A cada aumento do combustível sobem os preços dos alimentos. E isso num contexto de desemprego gigante. Os que governam têm que entender que estão nos cargos de passagem e que foram colocados e podem ser tirados. Não são monarcas! E vem a o governo com a tese imbecil que resolvem as crises com liminares.


DESGRACEIRA
O certo é que o governo Dilma e depois o governo Temer foram uma desgraceira para o país.


ORGANIZAÇÃO SEM PALPITEIRAS
Um candidato ao governo não necessita de palpiteiras que vivem a lhe incensar e a elogiar até os atos que são errados. Precisa de quem saiba sem temor lhe apontar correções.


HISTORIETA INTERESSANTE
Um candidato ao Senado pela oposição na sua passagem no Juruá procurou uma candidata a deputada, esteve na sua casa, tomou café, explanou sobre seu projeto, não falou em parceria, deixou panfletos e foi embora. Os panfletos, contou quem assistiu a cena, foram parar no lixo.


SEM ESSA DE IDEOLOGIA
Com tanta experiência, este candidato não entendeu ainda que não é a última bolacha do pacote e que por isso os candidatos a deputado devem votar nele. Sem parceria política o boi não dança. Deveria saber disso. A eleição no Acre não é movida por discursos ideológicos.


SE VIRANDO NOS TRINTA
O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), está se virando nos trinta. Teve uma agenda extensa em Tarauacá, com reuniões políticas, recebimento de adesões e visita a bairros de casa em casa, numa conversa direta com o eleitor. Erra quem acha que a oposição já liquidou a fatura para o governo. Pelo desgaste do poder, o PT está estropiado, mas não está morto.


UM EXEMPLO DA FORÇA DO POVO
A greve dos caminhoneiros serviu para mostrar aos que estão no governo que o poder tem pés de barro e que nenhum resiste a ira de uma categoria organizada e que age no interesse popular, como na greve dos caminhoneiros. Não estavam lutando apenas por interesses corporativos. Os altos preços dos combustíveis dizem respeito a todos nós. Com eles tudo aumenta, principalmente, a alimentação e o custo sempre vai parar no bolso de uma população que, na sua maioria vive em subemprego ou desempregada. Quando aumenta o valor do combustível há uma alta em série dos mais variados produtos. A greve foi válida. Quem está num mandato tem que se lembrar sempre que este não é perene, um reinado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.