Menu

Um desafio que exige firmeza e serenidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeita Socorro Nery tem a oportunidade única de abrir a caixa preta do aumento do preço das passagens de ônibus. O renomado engenheiro Roberto Feres, um especialista em transporte público e seus custos, numa postagem esclarecedora no ac24horas, colocou em dúvida a lisura na composição das planilhas de custos formulada pelas empresas de transporte coletivo. E o RBTRANS como mero avalista. Ficou tudo muito nebuloso depois da declaração do referido engenheiro. É hora de contratar uma auditoria independente para uma análise acurada destes custos. Se de fato se quer saber se as tais planilhas são reais. É um desafio que exige firmeza e serenidade por parte da Socorro, porque na dependência da sua decisão estão milhares de pais de família que todos os dias pegam ônibus. O Feres poderia ser chamado para participar da auditagem. Não se pode simplesmente dar um reajuste porque o empresariado exige. Este é um assunto que virou pauta de discussão em todas as rodas da cidade. E nas redes sociais. Audiências Públicas foram marcadas pela Câmara Municipal de Rio Branco e pela Assembléia Legislativa, enfim, a discussão virou mantra contrário da população.


DESMONTARAM A PLANILHA
Na Audiência Pública de ontem na ALEAC, o deputado Eber Machado (PDT) e o vereador Roberto Duarte (MDB) desmontaram as genéricas planilhas do SINDICOL, mostrando as suas incoerências e exorbitância de gastos. O que deu para se notar foi um tom de revolta das entidades presentes com a possibilidade de um novo reajuste. O caldo vai engrossar ainda mais na Audiência Pública de amanhã às 9 horas na Câmara Municipal de Rio Branco, que promete ser bem representativa e aguerrida.


OBSERVAÇÃO DE CABELOS BRANCOS
A observação mais pragmática sobre este episódio do pedido de aumento do preço das passagens em tempo de desemprego, crise econômica, eu ouvi ontem de um observador de cabelos brancos de experiência, um militante das antigas da política acreana: “Se a prefeita Socorro Nery não sancionar este reajuste esta mulher vai lá para cima na opinião pública e sedimentará o seu caminho para a reeleição de 2020. Passará a ser uma referência política. Vira uma liderança de luz própria. Não sei se interessa ao PT isso, já que o partido quer ter candidato próprio na eleição de 2020”. Escutei, registrei e acho que faz sentido a observação.


JONAS, O TEIMOSO!
O deputado Jonas Lima (PT) é um petista com os qual, pode-se conversar, por não arrotar arrogância, embora tenha posições ranhetas. Uma delas é achar que só votou na Dilma. Votou no Temer sim, pois era seu vice, a chapa é indivisível, quem votou num avalizou o outro. Ok?


É SÓ REVIRAR OS ARQUIVOS
É só buscar os arquivos da última campanha presidencial para se ler declarações de amor político ao Michel Temer pela Dilma, Lula, e a cúpula petista. O Temer foi vice com a benção do PT. Se ele deu uma rasteira na Dilma – é verdade – não modifica a simbiose Dilma-Temer.


QUEM EMBALE
Golpista ou não golpista quem pariu o Temer que o embale e aguente o tranco sem gemer.


NAMORADINHA DA BALSA
Parece que a combativa deputada Eliane Sinhasique (MDB) encantou-se com a viagem de balsa de Rio Branco até Manacapuru, depois da sua derrota para a prefeitura da Capital. É o que se deduz ao vê-la serelepe defendendo a candidatura de Henrique Meireles (MDB) a presidente.


MALA SEM ALÇA
A candidatura do ex-ministro Henrique Meireles (MDB), que tem como padrinho o desastrado e impopular Temer, é o que se chama popularmente na política de “candidato mala sem alça”.


SEGURA OU NÃO O CHORO?
O que o colega Ray Melo publicou do presidente do PHS, Manoel Roque, da sua verdadeira paixão política pelo atual governador é verdade. Vez por outra me liga com voz embargada e lamuriosa com os críticos do governador. “vou sair abraçado com ele quando deixar o governo. Não sei se vou segurar o choro!.” Eu acho que não segura. Gosto, paixão política, não se discute.


MENOS O PT
O presidente do diretório regional do PSL, Pedro Valério, marcou posição em Nota de que a coligação PSL-PATRIOTAS não formará aliança para a segunda vaga do Senado com nenhuma candidatura de esquerda, da FPA, ou ligada ao PT. O fechamento será em cima de um nome da oposição, que poderá ser Petecão (PSD) ou Bittar (MDB). Pedro Pedrazza (PSL) é o candidato da primeira vaga. No plano nacional o apoio é para o candidato Jair Bolsonaro (PSL).


PRECISA CRIAR FATOS
Falando no PSL, o candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo (PSL), precisa criar fatos novos, se mover mais e estar presente nas redes sociais. Não sei se só com a vinda do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), sua candidatura pegará o vento que ele espera. Veremos.


PAUTA POSITIVA
As andanças do candidato a governador, Marcus Alexandre, pelo Juruá pode até não lhe dar os votos necessários para ser o mais votado naquela região, reduto do seu principal adversário, Gladson Cameli (PP), mas com certeza sairá dessas romarias aos bairros dos municípios da região maior eleitoralmente do que entrou. O corpo a corpo na política sempre rende votos. O Marcus é muito habilidoso nas conversas, tem um papo aprumado, e não é mais amador.


SEIS POR MEIA DÚZIA
A última passagem do Rodrigo Damasceno (PT) pela prefeitura de Feijó foi um desastre popular. Tanto que levou uma surra da Marilete Vitorino (PSD) nas urnas. Mas o desgaste da Marilete hoje é tão grande como era o do antecessor. Pelo visto: trocou seis por meia dúzia.


ATÉ OS ALIADOS A DETONAM
O desgaste da administração da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), chegou a um nível tão alto que até aliados de campanha como o deputado Jesus Sérgio (PDT), dela já se afastaram e a acusam de inovar para pior, tapar os buracos das ruas com barro.


AGENDA EM PORTO ACRE
Os candidatos majoritários da chapa puxada pelo senador Gladson Cameli (PP) estarão neste sábado em Porto Acre, com visita às Vilas dos municípios e reuniões com a comunidade.


AVISO DADO
O deputado Eber Machado (PDT) mandou ontem da tribuna da ALEAC um recado duro cifrado: “não adianta me pressionarem, tentarem me intimidar que não vou parar a luta contra o aumento do preço das passagens de ônibus”. O assunto tomou conta do mundo político.


NÚMEROS MOSTRAM
As peregrinações do senador Sérgio Petecão (PSD) pelas brenhas do Acre deram certo. Os números da última pesquisa mostram isso. Como não há o registro não se pode dar o índice.


UM DOS QUE MAIS ANDA
Dentro da oposição o senador Sérgio Petecão (PSD) é disparado o que mais percorre o Estado.


PRESSÃO FUNCIONA
Nada funciona mais para um governante do que a pressão popular. Não fosse o movimento dos donos de caminhões parando o Brasil, não ia demorar e o Diesel custaria 15 reais o litro e a gasolina 20 reais. Não conheço um governante que termine bem a gestão com belicosidade.


AVALIANDO MAL
Claro que não esperem a votação que teve para governador. Eleição majoritária, onde todos os candidatos proporcionais trabalham para um nome de governador, difere da disputa proporcional. Mas acho que pela retidão, pela honestidade, Tião Bocalom (PATRIOTAS), pode ser bem votado para Federal. É um nome que não precisa de divulgação para ser conhecido.


NÃO ME COMOVE
No período eleitoral todos os candidatos ás prefeituras tinham solução para todos os males e acusavam os prefeitos de não resolver o problema dos municípios por incompetência. Por isso não me comove hoje o choro dos atuais prefeitos de falta de verba para enfrentar os desafios.


CRIA OS FILHOS
Nos comícios tinham a vara mágica para num toque solucionar tudo, os prefeitos a usem para tapar os buracos, pagar os fornecedores em dias, não atrasar o salário do servidor, deixar os ramais trafegáveis, colocar remédio nos Postos de Saúde. Quem casa com a viúva cria os filhos.


NÃO RECOMENDÁVEL
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não recomenda pouso no aeroporto de Porto Walter, cuja pista, segundo ele, se encontra toda esburacada. Se eu já não ia para lá, agora é que não vou.


OPERAÇÃO SEBRAE
O deputado federal Major Rocha (PSDB) está articulando com a bancada federal do Acre que apóia o Temer para que seja feita uma pressão para tirar o Mâncio Cordeiro do comando do SEBRAE. “Não podemos ter um petista na direção de um órgão federal”, protesta Rocha.


CHAPÃO, EM TERMOS
O deputado federal Major Rocha (PSDSB) defende que a oposição tenha um chapão para deputado federal. Acha temeroso uma segunda chapa com PMN-PSC-PTB-SOLIDARIEDADE- PPS-PTC, se esta não for completa e não mostrar competitividade. “Mas se conseguirem montar uma chapa competitiva, não vejo problema”, enfatiza.


FRASE DO ROCHA
O deputado federal Major Rocha (PSDB) fez ontem, blague com a situação econômica do Acre: “Foi o único lugar do mundo onde a Coca-Cola quebrou”.


MAL SENTOU NA CADEIRA
Não tenho feito críticas à prefeita Socorro Nery não porque seja intocável, a última bolacha do pacote, mas por não ver ainda motivo. E a resposta que dou quando me fazem esta pergunta. O seu primeiro grande teste será esta questão delicada do pedido de reajuste do preço das passagens, que se não sair uma decisão criteriosa a aceitação da sua gestação irá lá para baixo. É um tema sensível por mexer no bolso da camada assalariada baixa. E fora isso, como mal sentou na cadeira de prefeita há de se dar um período de carência antes de se avaliar e criticar suas ações, que ainda estão por acontecer. Mas no momento que achar que cometeu um deslize, com comprovação, dados, não tem amaciamento, será criticada como são os demais gestores. O tempo é o senhor da razão. Não adianta agora uma bateria de críticas politiqueiras.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.