Menu

PDT racha mais a chapa de federal da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A FPA não terá uma única chapa para deputado federal, como sonhávamos partidos considerados grandes da coligação. O presidente do PDT, Luiz Tchê, anunciou ontem a formação de uma aliança para a Câmara Federal, formada pelo PDT-PMB-PSDC, que deverá ter onze candidatos e cinco candidatas. Com isso, a FPA terá três chapas para Federal. A outra é formada pelo PSOL-PV-PRB-PODEMOS-PHS. É uma novidade desta eleição. Os partidos nanicos, que em disputas passadas foram impedidos por pressão do PT de terem chapas próprias para Federal, neste pleito terão duas chapas. Com os votos pulverizados o prejuízo maior é para a coligação puxada pelo PT, que só tem cinco candidatos. O ex-deputado Luiz Tchê, disse ontem à coluna que a decisão da nova chapa é martelo batidos e não tem volta. Na sua avaliação a aliança poderá eleger até dois deputados federais.


TAMANHO DA BRIGA
Raimundo Angelim (PT), Léo de Brito (PT), Sibá Machado (PT), César Messias (PSB) e Perpétua Almeida (PCdoB) são os nomes da coligação puxada pelo PT para Federal. Devem eleger dois. O que se prevê que haverá uma briga sem tamanho dentro desta coligação. Quem fica fora?


APOSTARAM ERRADO
O PT-PCdoB-PSB apostaram errado. Como tinham conseguido em eleições anteriores pressionar os nanicos e formar um chapão, avaliaram que bisariam a dose na disputa deste ano. Não contavam com a rebeldia dos nanicos. E rebeldia que redundou em duas chapas.


ILDERLEI DEBITA DEMISSÕES A VAGNER
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, debitou as 150 novas demissões anunciadas, ao inchamento da folha de pagamento pelo ex-prefeito Vagner Sales. Diz que recebeu em 2016 a folha com mais de 61%, enquanto o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal fixa que o teto deve ser 54%. 7% a mais do permitido. “Não posso deixar de atender o TCE e manter a todos os funcionários, sob pena de vir a ser responsabilizado, assim como o município explica”, Ilderlei.


ABERTURA PARA CONCURSO
Enquanto não conseguir deixar o teto em 54% como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, Ilderlei lembra que não poderá fazer concurso público para substituir os terceirizados.


QUEBRA O DISCURSO
A prisão do líder tucano, o ex-governador Eduardo Azeredo, quebra o discurso dos dirigentes do PT de que Lula é vítima de perseguição. A justiça tem atingido políticos de todos os partidos.


CHUTANDO A PORTA
Numa roda de deputados ontem na ALEAC, o comentário central era a pressão além do limite do respeito, de prefeitos e dirigentes do MDB, contra o senador Gladson Cameli (PP). Um deles fez a observação: “se não tiver voz ativa agora e ganhar a eleição, os que o pressionam hoje, vão chegar ao seu gabinete abrindo a porta com um pontapé”. Exigem a coligação com o PP.


FALTA PULSO
Outra observação da conversa foi a de que falta ao senador Gladson Cameli (PP) pulso, assumir a posição de que é o comandante da campanha e o que determinar venha a ser cumprido pelos assessores. Sem isso a campanha fica acéfala, sem comando central, e todos palpitando.


CONDIÇÃO ESSENCIAL
A condição essencial para que ocorra uma campanha profissional é antes de tudo ter comando. Sem isso fica uma geléia geral, com os candidatos agindo de forma esparsa.


OUTROS NOMES
A coligação DEM-PSDB, não está restrita aos deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Antonio Pedro (DEM): há nomes competitivos como o do Francineudo Costa (PSDB), ex-vice-prefeita Branca (PSDB) e vereador Célio Roberto (PSDB). Trabalham para eleger três.


TIRAR O CAVALO DA CHUVA
A oposição tire o cavalo da chuva. O PHS pode até roncar zangado, mas não deixa a FPA.


SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA
É triste ver o sentimento de impotência pelo qual passam os empresários que têm as suas empresas arrombadas, roubadas, e não vislumbram uma solução, com os casos se repetindo.


O ÍCONE DO DUDU
Prendeu jornalistas opositores, fechou rádios, televisões, jornais, encarcerou os opositores, a inflação é recorde, o povo passa fome e foge para o Brasil, forja uma eleição, na qual quase 60% dos eleitores não compareceram, este é o perfil do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, o ícone político do vereador Eduardo Farias (PCdoB). Que é isso, Dudu?


OUTRO SONHO DESFEITO
A empresa NATEX, que foi cantada em prosa e verso como uma grande conquista do governo, chegou ao fim e demitiu todos os seus funcionários. A notícia infausta foi anunciada ontem pelo deputado Antonio Pedro (DEM). Toda produção não era adquirida pelo Ministério da Saúde? O que houve para se chegar à falência? É o que os gestores deveriam explicar.


SEM PERSPECTIVAS DE EMPREGO
Como é que esse pessoal demitido vai conseguir emprego em tempo de crise econômica? Em Xapuri? É muito difícil!


VAMOS PRESTIGIAR O NELSON
Hoje, ás 19.30, no AFA Jardim, nosso companheiro Nelson Liano estará lançando o seu livro “O Despertar de Homens Comuns”. No ato haverá um momento para meditação coletiva. Vamos prestigiar mais uma obra do Liano, esta versada na espiritualidade.


JÁ PERDEU
O MDB lançou uma mala sem alça a presidente do Brasil. Não falo da intelectualidade, mas pelo fato do seu nome ser pesado de carregar por estar colado ao Temer. Henrique Meireles (MDB) é daqueles candidatos que já entram numa eleição com a fama de já perdeu.


RALLY DOS BURACOS
O deputado Jesus Sérgio (PDT) reclama que está difícil os carros trafegarem nas cidades de Feijó e Tarauacá, tantos são os buracos, sem que haja uma ação por parte dos prefeitos. “Os prefeitos anteriores pouco fizeram, mas pelo menos tapavam os buracos”, reclama Jesus.


RECLAMAÇÃO UNÂNIME
Aliás, esta questão de buracos nas ruas de Feijó e Tarauacá é uma reclamação que é feita por todos os que visitam os dois municípios. Não adiantou ganhar do PT para ser pior na gestão.


DUVIDA TIRAVA
Quem tinha alguma dúvida de que lado o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, ia ficar; não terá mais depois da visita do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), ao município. Esteve à frente da organização do evento e acompanhou Marcus a todas as visitas.


AGENDA EM TARAUACÁ
Marcus, depois que saiu da prefeitura, já percorreu 18 municípios. Hoje estará em Tarauacá.


UMA CONQUISTA
O deputado Heitor Junior (PDT) não se descuida dos portadores de hepatites. Conseguiu com o governo federal o envio de 5 mil testes rápidos,para a descoberta de contaminação, e depois iniciar o tratamento. No Acre existem 25 mil pacientes em tratamento de hepatites.


UMA CORREÇÃO
O autor do pedido de uma Audiência Pública feito na Câmara Municipal de Rio Branco, para discutir a questão do aumento no preço das passagens é o vereador Roberto Duarte (MDB).


SÓ UM LOUCO
O prefeito de Acrelândia, Caetano, anunciou um Plano de Demissão Voluntária para os servidores concursados meio maluco, com a indenização em seis parcelas. Num município sem emprego, só um louco vai aceitar a proposta feita pelo prefeito. Quer enxugar a folha.


CRISE MUNICIPAL
O quadro que se vê dos atuais prefeitos – em sua maioria – é de arrocho econômico. Para equilibrar as contas estão tendo que demitir, as ruas das cidades que governam estão tomadas por buracos, lixo, alguns se limitam a fazer remendos, boa parte está com suas prefeituras inadimplentes e poucos têm mostrado uma gestão positiva. Isso significa dizer que uma minoria será um bom cabo-eleitoral para os seus candidatos ao governo. Pode ficar ainda pior.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.