Menu

Pesquisar
Close this search box.

Margaridas da SEMSUR participam de desfile de moda na Feira Ecoflores 2018

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As margaridas, trabalhadoras da Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) responsáveis pela limpeza na área central da cidade, desfilarão na abertura da 3ª Ecoflores, que será realizada de 29 de maio a 3 de junho, no Horto Florestal, pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL) e apoiada pela Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado. As roupas e acessórios que serão usados pelas margaridas no desfile estão sendo confeccionadas por elas mesmas na oficina de customização ministrada para elas em uma parceria entre a secretaria Municipal Adjunta da Mulher e Associação das Mulheres do Segundo Distrito.


No refeitório da SEMSUR, foram instaladas máquinas de costura e elas contam com tecidos, pedrarias, rendas e outros itens que deixam as peças de roupa “de cara nova”. As margaridas iniciam a confecção dos artefatos logo depois de concluir o trabalho de varrição da cidade e não falta empolgação para o grupo. Norma Suely, que coordena a Associação de Mulheres do Segundo Distrito, responsável pela oficina de customização, conta que as participantes “demostram muita vontade em aprender e levam jeito para a transformação das peças”.

Anúncios


A margarida Aldelise Souza revela que já desfilou em um evento realizado na SEMSUR, em 2017, em uma programação voltada à elas pela passagem do Dia da Mulher e que agora está mais ansiosa. “Lá no Horto, na Ecoflores, a plateia será maior. Estamos ansiosas, mas felizes”, completou a margarida já quase ‘veterana’ das passarelas, como brincam as companheiras de trabalho.


E para fazer bonito no dia do desfile, na próxima terça-feira, 29, o grupo de margaridas ensaia os passos da apresentação lá mesmo no refeitório, para brilharem na passarela do Horto Florestal.


Além de surpreenderem no desfile, elas querem mais: usar o conhecimento obtido na oficina de customização, para fazer peças e vender, aumentando a renda doméstica. Segundo Maria de Fátima, uma das mais antigas margaridas da SEMSUR, o objetivo é customizar as peças e vender na vizinhança e entre amigos e parentes. “A gente aprendeu a transformar as peças com brilho, miçangas, rendas e fica bem bonito. Vai dar para vender sim”, disse.


Andreia Rodrigues, da Secretaria da Mulher (SEMAM), destaca que o objetivo do trabalho desenvolvido pela SEMAM vai muito além da garantia de autonomia financeira dessas mulheres, mas é também o da promoção da autoafirmação e da concessão do poder a elas. Segundo Andréia, atividades como a realizada com as margaridas buscam “empoderar essas mulheres, elevar sua autoestima e, ao mesmo tempo, proporcionar a atividade que gere renda para elas”.


Ecoflores 2018


A 3ª Ecoflores, com o tema “Em Defesa das Águas”, vai unir conhecimento e a comercialização de produtos da economia solidária. O evento terá seminário e workshop, que deverá reunir estudantes e contará com 105 empreendimentos de Economia Solidária e Economia Criativa e deverá atrair cerca de 30 mil pessoas.


No dia 1º de junho será realizado o Seminário Internacional de Economia Solidária e Agricultura Familiar, em Defesa das Águas. No dia 2, será a vez do workshop de Economia Criativa. “Esperamos que a Ecoflores seja um sucesso de vendas para os empreendimentos de economia solidária e também para estudantes e pesquisadores que vão tratar de temas de fundamental importância”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Paola Daniel.


Segundo Carlos Omar da Silva, representante da UNISOL, empreendedores e participantes de outros estados e países vizinhos vão participar da Ecoflores. Ele destaca que a Ecoflores é uma vitrine para bons negócios e importante para promover e divulgar o programa de desenvolvimento sustentável do Estado do Acre, como estratégia para fortalecer as políticas de Economia Solidária e da Agricultura Familiar nos países de tríplice fronteira.




 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido