Menu

Lateral, zaga e meio: Tite começa a definir Seleção da Copa nesta quarta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A bola vai rolar nesta quarta-feira, na Granja Comary. Até agora, apenas três jogadores “brincaram” com ela no gramado: Neymar, Gabriel Jesus e Danilo. Mas a partir de hoje, Tite poderá começar a clarear alguns cenários ainda amarrados em sua cabeça.


Em três posições, a trajetória de opções e escalações do técnico desde agosto de 2016 até aqui sugere dúvidas: a lateral direita, abalada pela ausência de Daniel Alves, a zaga e o meio-campo.

Publicidade

Além disso, determinar quanto tempo Neymar jogará nos amistosos contra Croácia e Áustria, nos dias 3 e 10 de junho, será possível a partir da evolução do craque nos treinamentos. Ele não atua desde 25 de fevereiro, quando fraturou o quinto metatarso do pé direito e precisou ser operado no dia 3 de março.


Os primeiros trabalhos talvez não sejam tão conclusivos, em razão da necessidade de equilibrar as condições físicas de todos os convocados, mas todas as observações serão importantes.


“Existe competição sim, eles competem, mas precisam competir com lealdade” (Tite)


Veja as posições que serão resolvidas nos treinos:


Lateral direita


Danilo larga na frente de Fagner por causa da lesão muscular na coxa direita do corintiano, que não atua desde 29 de abril. Mas a expectativa é que os amistosos ofereçam tempo de jogo suficiente a ambos para se mostrarem merecedores da vaga do lesionado Daniel Alves.


Danilo tem a seu favor a altura e o jogo construído pelo meio, além de uma ultrapassagem com vigor físico na linha de fundo. Fagner, por sua vez, é muito bom na linha de quatro defensiva que Tite tanto preza. Eles trabalharam juntos no Corinthians.


Zaga


Marquinhos e Thiago Silva disputam uma vaga ao lado de Miranda. O primeiro começou com tudo a era Tite e agarrou todas as oportunidades da melhor maneira, mas o técnico era louco para dar mais tempo de jogo ao veterano. Isso foi feito nos últimos amistosos contra Rússia e Alemanha.


Thiago Silva foi titular em ambos, jogou bem e colocou uma interrogação na cabeça do chefe.

Publicidade

Meio-campo


Renato Augusto foi titular na maior parte dos jogos, mas agora Tite cogita escalar Philippe Coutinho mais centralizado, como principal responsável pela criação ofensiva no meio. Outra alternativa é Fernandinho, com uma formação mais precavida.


Ambas foram testadas em março. Diante da Rússia, Coutinho foi escalado e se destacou no segundo tempo, quando se adiantou e passou a receber as bolas entre as linhas adversárias de marcação.


Contra a Alemanha, Fernandinho foi peça importante na marcação adiantada. O gol da vitória, marcado por Gabriel Jesus, teve origem num desarme do jogador, inclusive.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido