Menu

Pesquisar
Close this search box.

Guida e Josimar são os mais votados em consulta para reitoria da Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os professores Margarida de Aquino, a Guida, e Josimar Batista são os mais votados para o cargo de reitor e vice, respectivamente, da Universidade Federal do Acre (Ufac) para o quadriênio 2018-2022. Guida apresenta vantagem por ter obtido a maioria entre dois dos três segmentos do colégio eleitoral da comunidade acadêmica: docentes e técnicos.


Já a sua única concorrente, a professora Aline Nicolli, saiu vencedora entre os votos dos alunos. Pelas regras atuais, cada segmento tem um peso de 33% na composição total do resultado, criando o chamado voto pareado; antes o voto dos professores tinha peso de 70%.

Anúncios


Ao todo, Guida tem 59,84% dos votos válidos, com seu vice tendo o mesmo percentual. (O voto deve ser dado para os cargos de reitor e de vice). Já Aline Nicolli e seu vice Carlos Garção receberam o apoio de 40,16% da comunidade acadêmica.


A diferença de votos entre Guida e Nicolli, sobretudo entre professores e técnicos, foi significativa. A atual reitora é vista como herdeira da boa gestão de Minoru nestes dois segmentos, em especial nos técnicos, que obtiveram ganhos para a categoria e uma nova estrutura em seus planos de carreira.


Também era esperado que Guida fosse a mais votada entre os alunos pela “maquiagem” feita pelo antecessor no campus universitário de Rio Branco – o maior de todos –, com a reforma dos blocos e a oferta de uma melhor estrutura física. Entre os universitários, Aline Nicolli obteve boa margem de diferença ante Guida.


Agora, a vencedora passará por uma nova batalha política. Uma lista tríplice será enviada ao presidente Michel Temer (MDB) para que a nova reitora seja definida. Como só houve duas chapas, o colégio eleitoral indicará um terceiro nome para compor a lista. A posse da nova reitoria está prevista para novembro.


Perfil
Margarida de Aquino, conhecida como Guida no meio universitário, já está no cargo de reitora da Ufac. Ela ocupou a cadeira deixada por Minoru Kimpara, que em abril renunciou para disputar o cargo de senador pela Rede nas eleições deste ano.


Ambas as candidaturas são de professores oriundos da gestão de Minoru. Aline Nicole estava como pró-reitora de Graduação até o fim de março, quando rompeu com o grupo do ex-reitor. Ela se apresentou na consulta como a candidata de oposição.


De acordo com o perfil disponível no portal da Ufac, Margarida de Aquino é professora-doutora graduada em enfermagem e obstetrícia (1995) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em medicina e saúde (2002) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em enfermagem (2008) pela USP, a Universidade de São Paulo.


Votação
Segundo Dalbi Damasceno, presidente da comissão eleitoral, a votação nesta terça-feira (22) ocorreu dentro da normalidade, com problemas técnicos registrados apenas nas primeiras horas de votação. Entre 12 a 14 mil pessoas estavam aptas a votar. Dalbi estima que a abstenção tenha ficado entre 30% a 40%.


De acordo com ele, este é o percentual comum nas eleições para reitor. Os resultados das urnas do interior foram enviados pelos apuradores via telefone ou e-mail. Nesta quarta, quando as urnas estiverem em Rio Branco, será feita nova recontagem para conferir os dados.


Até a publicação desta reportagem, 36 urnas tinham sido apuradas. O anúncio do resultado final, homologado pela comissão eleitoral, deve ser feito até o fim desta quarta-feira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido