fbpx
Conecte-se agora

Cidade no interior do Acre promoverá campeonato de baladeira

Publicado

em

Com direito a premiação, Tarauacá terá um campeonato de baladeira, também conhecida em algumas regiões do país com estilingue. O evento está marcado para começar às 8h do próximo domingo na praça da cidade.

Crianças e adolescentes da cidade se organizam para participar da disputa inusitada que é promovida pela Associação de Moradores do Bairro da Cohab em parceria com a Rádio Comunitária Nova Era FM.

O objetivo do torneio, além da competição é a conscientização dos jovens sobre o uso da baladeira, um brinquedo tradicional originário da Índia, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, informa o Portal Tarauacá, site de notícias da cidade.

A baladeira

Conhecido também por setra, baladeira e atiradeira, sua utilidade é medir a pontaria dos participantes. É composto de três partes distintas: o gancho ou forquilha (cabo), o espástico e a malha. A forquilha é feita preferencialmente de laranjeira, goiabeira ou jabuticabeira. Nas extremidades das duas hastes da forquilha, amarra-se o elástico diretamente na madeira. O elástico usado é de câmaras-de-ar de pneus de automóveis, onde risca-se à lápis duas paralelas e corta-se duas tiras longas de mais ou menos trinta centímetros de comprimento e um centímetro de largura. A malha é uma parte do couro onde vai o projétil: pedra, mamona verde ou pelota de barro cozido.

Propaganda

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas