Menu

Servidores da fábrica de preservativos no Acre são demitidos, denuncia deputado

Xapuri (Acre) A Natex é resultado do projeto do governo do Acre de associar o uso sustentável da floresta amazônica às tecnologias de ponta para produção de preservativos masculinos, e está em funcionamento desde 2008, na cidade de Xapuri. É um departamento da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), criada com recursos de um convênio entre governo do Estado e Ministério da Saúde e capacidade para produzir cerca de 100 milhões de camisinhas por ano. Toda a produção é absorvida pelo Ministério da Saúde, que destina o material aos programas de combate às DSTs. Atualmente, cerca de 700 famílias da Reserva Chico Mendes estão cadastradas para vender látex e pelo menos 500 permanecem em atividade”, conta o presidente da Funtac, Luiz Mesquita. Hoje existem cerca de 2.500 famílias na reserva. As famílias que colhem o látex podem levar a um dos 16 pontos de coleta cadastrados pela fábrica para vender o produto. Quatorze desses pontos estão dentro da própria reserva, facilitando a vida dos produtores
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os servidores da fábrica de preservativo Natex, de responsabilidade do governo do Acre, foram todos demitidos. A informação é do deputado estadual Antônio Pedro (DEM). De acordo com o parlamentar, os trabalhadores foram demitidos após os gestores da unidade atrasarem quase seis meses de salários.


“Eles demitiram e prometeram que iriam parcelar os mais de cinco meses de salários atrasados em três parcelas. É impressionante como esse governo consegue falir uma fábrica que tinha o Ministério da Saúde como cliente certo para comprar seus produtos. Era só produzir a enviar”, diz Antônio Pedro.

Publicidade

Segundo o deputado, os funcionários estavam passando por séria dificuldades, “devendo ao comércio de Xapuri. Agora, estão dizendo que a Natex vai fecha. Empregava mais de 150 funcionários que estão na rua, mas não é o primeiro nem será o último empreendimento desse governo que não deu certo”.


Antônio Pedro destaca que “a fábrica de piso vem só arquejando. Pegando madeiras de outras serrarias, só para dizer que ainda não fechou suas portas. A intenção de gerar emprego com economia sustentável não aconteceu e muitas pessoas estão ficando desempregadas”, finaliza o oposicionista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido