Menu

Natex: mais um projeto industrial do Governo do PT que pode falir

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Antônio Pedro (DEM) anunciou na tribuna da ALEAC  que a fábrica de camisinha, Natex, demitiu nesses dias centenas de funcionários. Na realidade, os trabalhadores já estavam sem receber salários há cinco meses. É mais um empreendimento público-privado que provavelmente não terá um final feliz. Localizada em Xapuri, a Natex, tinha como objetivo gerar emprego para os moradores e também consumir o látex produzido pelos seringueiros da região. O propósito em si tem toda a lógica. Mas o fato do Governo se meter no negócio é sempre um “atrapalho” muito grande. Porque governos são constituídos por políticos que têm um lado e interesses específicos. Acaba que esses empreendimentos são “aparelhados” politicamente o que atrapalha sobremaneira as suas gestões. No caso da Natex tem ainda um agravante. Toda a produção tinha o Governo Federal como comprador. Então por que não deu certo?


O passado te condena
Quem não se lembra da Alcoolbras, em Capixaba, outra empreendimento público-privado, que nunca produziu o álcool combustível para o consumo dos acreanos que pagam a gasolina mais cara do Brasil? A Fábrica de Tacos de Xapuri e a Amazônia S/A, que beneficia pescado, parecem que vão para o mesmo desfecho de falência. Erros do Governo que ficarão marcados na história do Acre, além de milhões de reais de dinheiro público jogado fora.

Publicidade

Menos mal
A Acre Aves de Brasiléia, que iniciou suas atividades no Governo de Binho Marques (PT), escapa desse espectro de falência por um motivo muito simples. Produz frango para ser consumido pelos acreanos. E adotou um modelo de cooperativismo que parece ter dado bons resultados. O fato do frango vindo de outros estados ter um preço muito alto no nosso mercado ajuda a comercialização doméstica da Acre Aves.


A complicada simplicidade
Por que os governos não se limitam a fazer o mais simples? Cuidar bem da saúde, da segurança e da educação? Isso já significaria um grande avanço para o Acre. Deixem com os empresários as montagens de empresas. Colocar dinheiro público em indústrias acaba beneficiando alguns poucos. Isso ainda vai trazer muita dor de cabeça para quem morre de orgulho de si mesmo.


Sem culpa
Os deputados estaduais do PT Lourival Marques, Jonas Lima e Daniel Zen garantem que não fizeram ataques à honra do falecido ex-governador Orleir Cameli. Lourival e Jonas dizem que nem citaram o seu nome e Zen afirma que falou de uma questão histórica sem referência ao personagem. Registrado.


Tarefa espinhosa
Zen desempenha o papel de líder do Governo na ALEAC. A sua missão é fazer a “defesa” da gestão. Isso acaba criando alguns desafetos naturais nos embates de tribuna. No afã de conseguir argumentos para justificar o Governo, mesmo nos seus erros, acaba desagradando.


Grito no Senado
O senador Jorge Viana (PT) dirigiu por alguns momentos a sessão do Senado desta terça, 22. Aproveitou para criticar os seguidos aumentos de combustíveis do Governo Temer, no Brasil. E se referiu especialmente a Cruzeiro do Sul onde a gasolina está custando, em alguns postos, R$ 5,50. É de lascar o cano.


Rastros de desavenças
Pela minha percepção três candidaturas majoritárias do passado poderão causar “embaraços” no presente. Perpétua Almeida (PC do B) na disputa ao Senado, em 2014, travou uma verdadeira “guerra” contra o seu adversário senador Gladson Cameli (PP). Agora, é candidata a deputada federal e poderá se deparar com os reflexos da campanha “desastrosa”.


Rastros de desavenças 2
O mesmo serve para a atual deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB) que na reta final da disputa pela prefeitura de Rio Branco, em 2016, fustigou o seu adversário Marcus Alexandre (PT). Candidata à reeleição, resta saber se a sua campanha majoritária do passado irá ajuda-la ou prejudica-la.


Rastros de desavenças 3
Outro caso que merece ser analisado é o do Bocalom (PSL). Ele foi um dos maiores adversários do PT nas disputas ao Governo do Estado e à prefeitura da Capital. Agora, tentará uma vaga a deputado federal. Não terá, obviamente, toda a oposição trabalhando a seu favor. E se o seu candidato ao Governo, Coronel Ulysses (PSL), não crescer na campanha correrá um serio risco de não se eleger. Mesmo sendo conhecido em todo o Acre.


Venha meditar comigo
Estarei lançando o meu livro O Despertar de Homens Comuns – Em Busca do Propósito com Sri Prem Baba (Editora BestSeller), nesta quarta, 23, no AFA Jardim, na rua Silvestre Coelho, no Bosque, às 19h30. O evento é gratuito e aberto. O objetivo é divulgar, além da obra, a meditação que é um importante instrumento de autoconhecimento e que não tem nada a ver com religião. A meditação serve para todos que pretendem melhorar a qualidade de vida, seja cristão (católico, evangélico ou espírita), muçulmano, budista ou hindu. Farei uma palestra sobre as diversas peregrinações que fiz à Índia, meu encontro com o guru brasileiro, Sri Prem Baba, e posteriormente, uma meditação coletiva. Todos serão bem vindos. Jay Jay.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido