Menu

Não pode ficar sem reação e indignação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O reajuste do preço da passagem não pode passar sem protestos, sem resistência, apenas para cumprir uma vontade do RBTRANS, que é o defensor explícito da majoração pedida pelos empresários dos transportes coletivos, que tiveram as suas dívidas perdoadas na última negociação com a prefeitura. A Câmara Municipal de Rio Branco, o PROCON, o MP, representantes da população, não podem ficar de fora da discussão e muito menos o cidadão comum. Por isso deve ser apoiada a iniciativa do vereador Manuel Marcos (PRB) de marcar para a próxima sexta-feira, uma Audiência Pública sobre o assunto. Não se pode simplesmente cruzar os braços em tempo de crise econômica, em que salários não são reajustados, e numa Capital, aonde o nível de desemprego é muito alto. É movimentos como o de ontem do fechamento do Terminal devem ser apoiados, por defender o bolso da população. A permanecer a passividade vão continuar fazendo um reajuste atrás do outro.


TIREM A MÃO DO MEU BOLSO
Não quero saber se é no governo Temer. Não votei na chapa que tinha ele como vice e a Dilma como presidente. Deste mal não padeço. Quem votou foram os petistas. Protesto contra a canalhice de reajustes semanais do preço do combustível. Sinto-me assaltado quando estaciono o carro num Posto de Gasolina para abastecer. Ladrões! Não há outra expressão.


UM PEQUENO ADENDO
Há um pequeno detalhe: no preço da gasolina nos Estados está embutido no valor cobrado ao consumidor, o ICMS, que na Região Norte é muito grande. Vamos colocar no mesmo cadinho da responsabilidade pelos reajustes a União e os Estados. Isso tem que ficar bem claro.


QUEM MAIS PADECE
E o Acre é quem mais padece com o preço da gasolina mais alto do país. E impunemente!.


AUMENTO EM CADEIA
Quando se aumenta o valor do preço do combustível sobe tudo. É um aumento em cadeia.


GRANDES NEGÓCIOS
Os grandes negócios hoje no Acre são ser dono de Posto de Gasolina e de Funerárias.


BARRADO NO BAILE
O SOLIDARIEDADE está tendo dificuldades em fazer alianças para deputado estadual e por um motivo óbvio, o de ter na chapa a presença do ex-deputado Walter Prado, um político sagaz, dono de forte estrutura de campanha e já entra em uma coligação tomando uma das vagas.


NÃO LIDA COM AMADORES
Quando o candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), desafia o senador Jorge Viana (PT) para um debate não erra no objetivo, que é o de polarizar a eleição do Senado em torno do seu nome, mas erra no pontual, porque o petista não seria amador de dar vento ao seu papagaio.


CAMPANHA NA RUA
Numa disputa acirrada como esta das duas vagas para o Senado, não se vai conquistá-las quem ficar se preocupando em marcar duelos para bate-boca, mas quem amarrar mais parcerias na campanha. O Márcio já está bem calejado em campanhas para ignorar este princípio básico.


NADA DE PARTICULAR
Leitor mandou uma nota sobre um prefeito do interior que teria comprado um apartamento no pau por 500 mil reais, em Rio Branco. Não entro em debate da vida particular de ninguém. Mas achei estranho, já que quando entrou na prefeitura não tinha um pau para dar num gato.


MULHER FORTE
Acabou a história de que vice é apenas um adereço numa chapa. Não é em Xapuri, onde a vice-prefeita, Maria Auxiliadora, uma mulher forte, ousada, é quem manda naquela prefeitura.


MEDITAÇAO BUDISTA
Quanto ao prefeito Bira Vasconcelos (PT), ele só medita como um velho monge budista.


VOLTA AO JURUÁ
O candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), voltou para uma nova temporada no Juruá, com campanha de bairro em bairro em Cruzeiro do Sul, sabe que o voto se ganha no cara a cara, na conversa direta com o eleitorado, principalmente, onde se é pouco conhecido. Aproveita para coletar opiniões para inserir no seu Plano de Governo. De lá segue para Feijó e Tarauacá.


NÃO ESTÁ MORTO QUEM PELEJA
Igual ao cachimbo que deixa a boca torta, alguns dirigentes da oposição repetem o velho erro em apostar que o PT está morto e que por isso ganharam a eleição. Não podem esquecer que num Estado pobre como o do Acre, o partido que está no poder leva vantagem na eleição.


MÁQUINA INTACTA
As pesquisas apontam o governo numa nada confortável popularidade, só que a máquina petista está intacta e com o seu exército de cargos de confiança pronto para as ruas.


PRESENÇA NOS DEBATES
O candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), garantiu na sua última entrevista no programa “Tribuna Livre”, que participará de todos os debates nas emissoras de televisão. Natural. Ficaria muito mal se não comparecesse. No debate se esclarece muita coisa.


AJUDA A DERROTAR
Um debate não é fator primordial para decidir uma eleição, mas prejudica quem se sair mal.


NÃO ENCONTREI EXPLICAÇÃO
Os vereadores não foram eleitos para representar o povo? Pois bem, alguém me explica então porque os vereadores não estão no Conselho Tarifário em toda a sua plenitude? A lógica é que os vereadores é quem deveriam estar travando esta discussão sobre o reajuste da passagem.


PISTA DE TESTE
Quem viaja sempre á Plácido de Castro diz que é um verdadeiro teste de perícia em direção, andar de carro no seu trecho. Com tantos buracos no trajeto virou uma penosa pista de teste.


DEPOIS DA COPA DO MUNDO
Somente após o fim da Copa do Mundo, no próximo mês, a política entra na efervescência.


ERRO DE ESTRATÉGIA
O PDT cometeu um erro de estratégia ao forçar a saída do deputado Heitor Junior para o PODEMOS, porque se tivesse continuado no PDT o partido teria a legenda aumentada e faria mais deputados do que fará com a atual chapa. Heitor tem um eleitorado fiel e muito coeso.


PROPOSTA PRÁTICA
O deputado federal Alan Rick (DEM) foi o único a tomar uma medida pragmática para baixar o preço do combustível, apresentando um projeto que cria mecanismos para a sua redução.


APOSTANDO NO CANSAÇO
O PCdoB aposta no cansaço do PT e de que este acabará por aceitar uma coligação na chapa de deputado estadual. O ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) insiste na aliança por saber ser o caminho mais seguro para o seu partido conseguir eleger dois deputados estaduais.


CANDIDATURA CERTA
Aliados do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, apostam que ele terminará apoiando a candidatura de Marcus Alexandre (PT) ao governo, por um motivo: se o Gladson Cameli ganhar, a mulher do seu adversário James Gomes, a Mailza Gomes, vira senadora e o grupo do James terá candidato a prefeito do município, na eleição de 2020. Prefere não arriscar.


GUERRA DE FOICE
A aliança entre MDB-PSD tem os deputados Jairo Carvalho (PSD) e Eliane Sinhasique (MDB), o vereador Roberto Duarte (MDB), o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e Meiri Serafim (MDB). A correria é porque a chapa tende a eleger dois deputados, com risco de uma vaga ser do PSD.


ALGUM SE HABILITA?
O MDB anda atrás de um partido para ser “bucha de canhão” na chapa, algum se habilita?


NÃO CREIO
Os dois puxadores de votos da coligação entre o PSDB e o DEM para deputado estadual devem ser os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Antonio Pedro (DEM). Não creio que outro nome desta aliança os superem em votos. Levam a vantagem de já estarem num mandato.


MÁXIMA MINEIRA
“O caminho para a derrota de um político é a mentira. E para o sucesso é cumprir sempre os compromissos assumidos”. Esta é uma máxima da política mineira.


BEM DEVAGAR
Estamos perto de uma Copa do Mundo e não se vê a movimentação no comércio de adereços. A maioria quebrada com a crise econômica, arrochada por impostos, teme em investir.


PIPOCAR DE MANIFESTAÇÕES
Com a cidade tomada por buracos, manifestação como a acontecida ontem no Calafate, com o fechamento de ruas, deve ser uma tônica neste verão que se inicia e, principalmente, por o ano ser eleitoral. As cobranças contra a prefeitura serão amiúdes e uma rotina nos bairros.


OUTRO LADO DA MOEDA
Que nunca a cidade de Rio Branco foi tão violenta: isso é uma verdade! Os crimes bárbaros com execuções diárias, onde se mata, cortam-se cabeças, orelhas, arrastões nas paradas de ônibus, roubos, fazem parte do cotidiano de quem mora na Capital. Mas temos que reconhecer o outro lado da moeda: a polícia não está omissa. Todo dia o noticiário estampa prisões de quadrilhas, apreensões de armas e drogas, tanto por parte da Polícia Militar como por parte da Polícia Civil. Não é aceitável apenas por ser ano eleitoral o protesto de alguns políticos de que nada se faz na Segurança. Sempre que se falar da moeda violência, se mostre os dois lados. Que está muito longe do ideal é verdade, mas não existe a omissão policial.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.