Menu

Pesquisar
Close this search box.

Justiça Federal volta atrás e decide manter a eleição de vice-reitor na Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Justiça Federal voltou atrás e decidiu manter a escolha do vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) no pleito eleitoral desta terça-feira, dia 22 de maio. Na tarde de segunda, 21, a juíza Franscielle Medeiros, da 1ª Vara de Rio Branco, havia decidido pela suspensão da votação, mas a desembargadora Maria Cardoso derrubou a ordem.


Segundo apurou o ac24horas, o Colégio Especial Eleitoral da Ufac não podia ter autorizado a abertura de eleição para vice-reitor, porque o cargo não estava vago. A professora Margarida Aquino (que era vice de Minoru Kinpara), candidata à reitoria, não renunciou e, mesmo assim, se candidatou à reitoria.

Anúncios


A juíza não enrolou em decidir e determinar que ao Colégio Eleitoral suspenda a Resolução 02/2018, que decidiu pela consulta à comunidade acadêmica para eleição de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Acre. A decisão é liminar, e ainda haverá uma decisão final, cabendo recurso.


Mas, segundo a desembargadora, a crise financeira que assola as universidades, e a proximidade com o pleito não deveriam prejudicar o pleito, já que todo o processo estava correndo sem dificuldade. Desta forma, os acadêmicos da Ufac vão escolher reitor e vice-reitor, mesmo que o pleito não esteja seguindo o regimento da instituição.


Procurada, a Reitoria da Ufac não quis se manifestar sobre o caso. Disse apenas que não foi notificada sobre a decisão. Já a Comissão Eleitoral, que conduz a eleição erradamente, disse que só segue as determinações do Colégio Especial Eleitoral e que ainda não foi notificada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido