Conecte-se agora

As visitações aos museus podem ser uma boa forma de despertar o interesse de crianças e jovens para o aprendizado

A didática da visita é colocar todo o conhecimento em prática

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado hoje (18/05), é sempre bom lembrar a importância de os estudantes conhecerem e colocarem o que está sendo aprendido em sala de aula em prática. Para despertar isso, muitas escolas e colégios investem em vistas aos museus. Sejam eles histórico, de Arte, Ciência, Temático ou Militar, todo o conhecimento é valido. Há museus para todos os gostos e interesses.

As vistas aos Museus também têm a importância de desenvolver a relação dos alunos com a escola e com isso poder gerar resultados de bom aprendizado e desenvolvimento dos estudantes, como explica Ilca Costa Lima, coordenadora da Estação Infância. “Levamos as crianças da nossa escola ao Museu, pois é o momento para colocarem o que aprenderam em prática e de vivenciarem todo o conhecimento. Com isso a escola consegue agregar mais informação para os alunos”, pontua, destacando a importância da manutenção e preservação destes espaços.

Segundo Museusbr – Rede Nacional de Identificação de Museus – o país conta com 3807 espaços nesta categoria, sendo 72% públicos e 28% privados. A maior parte dos espaços destinados a cultura funcionam na região sudeste (39%), seguido do Sul (29%), Nordeste (21%). O Centro-Oeste só conta com 7% dos museus do país. Como a plataforma é colaborativa, é possível indicar outros espaços e atualizar as informações.

Os museus têm grande influência do aprendizado e na formação, levando crianças e adultos a grandes descobertas na área da cultura, ciência e tecnologia. Além de promoverem e gerarem oportunidades de pesquisas e ações em busca da valorização do patrimônio cultural. Nos museus é possível fazer atividades de observação, quanto realizar experimentos que não seriam executáveis em sala de aula.

Buscando por essa valorização, a Escola Solares desenvolve projetos que envolvem a visitação a museus. “É bom repassar aos alunos a história da nossa herança. Além deles poderem ver materializado o que é falado em sala de aula, é uma ótima oportunidade de terem esse contato. Uma aula prática no próprio museu com os professores de história, por exemplo, é o momento ideal para tirar dúvidas. Percebemos que se expande ainda mais o conhecimento”, diz Jocimara Serta, coordenadora do Fundamental na Escola Solares

Bolsas de estudo para Gestão de Museologia e História

Gosta de museus? A Museologia estuda, identifica, restaura e classifica peças de valor histórico e cultural. O Museólogo é o responsável por este trabalho de documentar, pesquisar e conservar o acervo. Tem interesse pela área? O Educa Mais Brasil oferta bolsas de estudo em Gestão em Museologia e História. Os descontos nas mensalidades chegam até 70%. O portal AC 24 horas é parceiro do programa e para conseguir a bolsa só é preciso fazer a inscrição gratuita através do site www.educamaisbrasil.com.br/ac24horas.

Anúncios

Acre 01

Detento é encontrado morto em ala psiquiátrica do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Publicado

em

O detento Aldemir de Freitas Lopes, de 44 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela na ala de Saúde Mental do Complexo Penitenciário de Rio Branco na noite deste sábado (24).

A equipe percebeu que Aldemir estava sem vida no momento de entregar o jantar ao detento, que ficava em uma cela individual da ala.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) afirma que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas os paramédicos nada puderam fazer, pois a vítima já estava morta.

O Instituto destaca que vai aguardar o laudo da perícia técnica para descobrir a causa do óbito.

Continuar lendo

Acre 01

Viúva vai à rádio procurar companheiro para relacionamento sério em Tarauacá

Publicado

em

A viúva Joana Ferreira Araújo, de 59 anos, procurou a Rádio Comunitária Nova Era FM, localizada na cidade de Tarauacá, para desabafar e afirmar que está cansada de viver sozinha e procura um companheiro para um futuro relacionamento.

Moradora do Beco da Garagem, ela deixa um número para que os interessados possam ligar: 015 (97) 99197-0680. “Sou uma mulher direita, evangélica e não quero terminar meus dias na solidão. Por isso, estou à procura de um homem da minha idade ou mais velho, que não tenha vícios e possa dividir seus dias comigo, que cuide de mim e eu cuide dele”, declarou.

Dona Joana é tarauacaense, mãe de 6 filhos, todos adultos, e viveu grande parte na sua vida no estado do Amazonas, município de Eirunepé. “Se eu não arranjar um companheiro aqui em Tarauacá vou voltar para o Amazonas”, concluiu.

Continuar lendo

Destaque 6

Feirão da Caixa conta com mais de 10 mil imóveis em leilão

Publicado

em

A Caixa participará de uma feira de imóveis no dia 30 de outubro que disponibilizará cerca de 10 mil imóveis novos, usados ou na planta. A Feira de Imóveis Online de Brasília será feita online.

A feira contará com a participação de agentes de crédito imobiliário como construtoras e corretores, além de correspondentes da Caixa, que prestarão consulta a quem tiver interesse em comprar algum imóvel. Também será disponibilizado o Simulador Habitacional do site da Caixa ou o aplicativo Habitação Caixa, para facilitar a comparação de taxas de juros e condições para o financiamento.

Por meio de nota, a Caixa informa que disponibiliza “taxas diferenciadas de acordo com as condições da operação e o perfil de relacionamento do cliente. Na modalidade SBPE, atualizada pela TR, as taxas anuais variam entre TR+6,25% e TR+8,00%a.a. Na opção de financiamento com atualização pelo IPCA, ficam entre IPCA+2,95% a.a. e IPCA+4,95% a.a. E há ainda a opção de Taxa Fixa, que varia entre 8,00% a.a. a 9,75% a.a”.

Ainda segundo o banco, os clientes que contratarem financiamento de imóveis novos até 30 dezembro terão a opção de carência de seis meses para começar a pagar. A contratação poderá ser feita pelo aplicativo Habitação Caixa, nos Correspondentes Caixa Aqui ou por meio das Agências.

Agência Brasil

Continuar lendo

Acre

Belo Jardim I recebe melhoria em infraestrutura e saneamento

Publicado

em

As enxurradas de comentários nos vídeos da série de reportagens que o ac24horas vem mostrando a situação nos bairros de Rio Branco. Revela ainda o interesse que a população da capital tem quando o assunto é investimento público.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, já visitou quase dez bairros nos últimos finais de semana, e tem destacado principalmente as necessidades que as regiões mais afastadas do centro estão tendo. Falta de água tratada, esgoto sanitário e recuperação de ruas é pauta base por onde chega o ac24horas.

Desta vez, o ac24horas foi até o bairro Belo Jardim I, onde a prefeitura está trabalhando e mudando a realidade precária de anos atrás.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas