Conecte-se agora

Inscrições para o ENEM terminam nesta sexta-feira

Publicado

em

Inscrições no ENEM 2018 serão encerradas nesta sexta-feira

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já ultrapassam 5,2 milhões de acordo com o balanço divulgado hoje. O prazo de inscrição será encerrado às 23h59 desta sexta-feira (18), no horário de Brasília.  Apesar da data, os inscritos terão até o dia 23 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 82. A dois dias do encerramento, às 16h desta quarta-feira (16), o número de inscrições atingiu a marca de 5 milhões.

As provas do ENEM 2018 serão objetivas e acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, os estudantes serão avaliados nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias e a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, as avaliações serão em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. Nesta etapa, o tempo para realização das provas é 5 horas.

Como se inscrever no ENEM

As dúvidas sobre como se inscrever no ENEM não são exclusivas dos estudantes treineiros (aqueles que não são concluintes do ensino médio e nem finalizaram a educação básica) especialmente por conta das mudanças que aconteceram nesta etapa do ENEM 2018, como a antecipação da solicitação de isenção e das inscrições por meio dos sistemas completo e simplificado. A inscrição simplificada é reservada aos estudantes que foram beneficiados com a isenção ENEM 2018, uma vez que já preencheram os dados previamente, no ato da solicitação. A inscrição completa deve ser feita pelos demais participantes. Saiba mais sobre a inscrição completa e a inscrição simplificada.

Para que serve o Enem

A nota do ENEM é adotada como um dos critérios de seleção de estudantes para as vagas do ensino superior em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além destes, a nota do ENEM também é válida para ingresso em universidades de Portugal desde 2014 e mais de 1,2 mil estudantes já utilizaram a pontuação com esse objetivo.

Diante da importância do exame, a preparação é fundamental. Elisabeth do Espírito Santo da Silva, aprovada em Enfermagem na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), estudou por um ano em um curso preparatório Pré-Enem e Pré-Vestibular de Salvador com bolsa de estudo. “Achei importante a preparação no curso e os professores contribuíram para que eu tivesse sucesso. Mas considero importante também a iniciativa do estudante. Tem que haver esforço pessoal e não depender apenas do cursinho”, aconselha a estudante.

Em disciplinas como História, Biologia e Literatura, a estudante tinha mais facilidade e, para absorver o conteúdo de Matemática e Química, mais difíceis para ela, foi preciso se dedicar um pouco mais. “Também tive que fazer um esforço pessoal grande. Fiz bastante exercício, prestei mais atenção na explicação do professor e procurei complementar o conteúdo procurando videoaulas e apostilas”, destaca Elizabeth. Apesar de ter ingressado na graduação por meio do vestibular, chegou a fazer o Enem 2017 para medir o seu desempenho.

Como se preparar para o Enem

Podem ser adotadas apostilas sobre os assuntos abordados nas provas, videoaulas temáticas, além de cursos preparatórios Pré-Enem ou Pré-Vestibular, uma vez que os conteúdos estão associados. O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional oferta bolsas de estudo de até 50%. Para os estudantes que querem fazer cursos Pré-Enem e adquirir mais confiança para o exame, as bolsas do Educa Mais estão disponíveis em www.educamaisbrasil.com.br.

Propaganda

Destaque 5

“Nós estávamos indo para o parquinho, aí chegaram atirando”, diz mãe de criança morta

Publicado

em

FOTO: g1acre

A pequena Rebeca Vitória, de 04 anos, que morreu na sexta-feira, 21, era levada por sua mãe, Halley Santos Brasil, para brincar em um parquinho da praça do Conjunto Vila Betel quando foi atingida pelo tiro que tirou a sua vida.

LEIA MAIS: Novo atentado em Rio Branco acaba com criança de 4 anos morta com tiro na cabeça

“Nós estávamos indo para o parquinho, levava ela pra brincar, aí chegaram atirando. Ela chegou na sala de cirurgia, foi cirurgiada e morreu”, relembrou a mãe chorando e bastante abalada em entrevista ao G1 do Acre quando deixava o IML em Rio Branco.

A morte de Vitória provocou enorme comoção nas redes sociais. Ela foi vítima de um bandido que passava pelo local do crime em um veículo roubado, nas proximidades da Fundação Bradesco. O homem teria disparado dois tiros, um pegou na criança o outro de raspão acertou o homem que seria o alvo do criminoso.

No sábado, o carro roubado e usado durante o crime foi apreendido e os suspeitos presos no bairro Boa União. O homem foi identificado como Michael Douglas. A pessoa que estava com ele, uma mulher, foi conduzida à delegacia, prestou esclarecimentos e em seguida foi liberada.

Continuar lendo

Extra Total

Candidato a deputado e apoiadores sofrem acidente de carro na BR-364

Publicado

em

O agente penitenciário Renê Fontes, candidato a deputado estadual pelo PTB, e mais outras duas pessoas sofreram um acidente de carro perto do rio Gregório, na BR-364, em Tarauacá, na manhã deste domingo, 23.

O veículo, uma caminhonete, em que o candidato e apoiadores estavam capotou na rodovia. Renê, um rapaz por nome de Marinilson e outro conhecido como Capitão foram socorridos e levados ao hospital de Tarauacá. Informações preliminares dão conta que os três estão fora de perigo e devem ser conduzidos em ambulância do Samu para Rio Branco.

“Aparentemente a situação dele não é muito grave. Os outros que estavam com ele tiveram fratura nas costelas. Vamos manter a calma. A gente está aqui, está tudo bem. Foi um livramento de Deus”, informou um acompanhante das vítimas no hospital de Tarauacá.

Renê e apoiadores cumpriam agenda de campanha no interior do Acre.

Continuar lendo

Cotidiano

Comemorando os 136 anos, Rio Branco terá primeira meia maratona sustentável

Publicado

em

A cidade de Rio Branco (AC) completará 136 anos no próximo mês de dezembro. Como forma de homenagear a Capital dos Acreanos, a JR Eventos, referência em eventos esportivos para o Acre e Rondônia, realizará, no dia 16 de dezembro, a primeira edição da Meia Maratona Rio Branco. Esta será a primeira corrida de rua ambientalmente sustentável do Acre.

A largada da Meia Maratona Rio Branco ocorrerá na Praça dos Três Poderes (Rua Arlindo Porto Leal, Centro), ao lado do Palácio Rio Branco, sede simbólica do Governo do Acre. Com modelo e horário inédito, os corredores ganharão as ruas da cidade às 6 horas, e cortarão as principais vias da cidade, entre o 1º e 2º distrito.

Com previsão de 300 participantes, a Meia Maratona Rio Branco promete ficar marcada na história não apenas em estrutura de prova, mas em modelo, afinal, o Acre mantém protegido mais de 80% de suas florestas, ou seja, é exemplo internacional de preservação ao Meio Ambiente.

Inscrições Abertas: as vagas são limitadas

As inscrições para a Meia Maratona Rio Branco estão sendo feitas por meio do site www.jreventos.net, e custam R$ 70,00 para todos os percursos: 2KM – Caminhada; 5KM – Corrida ou Caminhada; e 21KM – Corrida. Todos os percursos são individuais e seguem as normas do Atletismo Brasileiro.

A corrida terá camiseta, medalha, pós corrida com frutas, hidratação, banho e muita segurança. Também haverá premiações aos campeões no Geral e por Faixa Etária. Regulamento com os detalhes está no site, bem como imagens ilustrativas do kit. É possível parcelar a inscrição em até 10 vezes no cartão de crédito.

SERVIÇO

O que? Meia Maratona Rio Branco

Onde? Rio Branco, AC

Quando? Dia 16 de dezembro de 2018

Mais informações? https://www.jreventos.net ou duvidasjr@gmail.com

Celular / WhatsApp: (68) 9 9282-5157

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.