Menu

Sescoop qualifica mototaxistas reunidos em Cooperativa de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no Acre, realizou durante quatro dias o Curso de Capacitação em Cooperativismo para os mototaxistas de Rio Branco, reunidos na Cooperativa Alternativa.


A qualificação tem como objetivo capacitar os cooperados sobre os princípios básicos do cooperativismo, bem como o funcionamento de uma cooperativa do ponto de vista legal e sobre o poder de atuação de cada membro, já que neste modelo de negócio cada cooperado tem voz ativa em todas as tomadas de decisões.

Publicidade

Criada há quatro anos, a Alternativa conta hoje com quase 100 associados. Para Aquiles Rodrigues, presidente da entidade, o curso oferecido pelo Sescoop foi essencial para que todos os membros tenham conhecimento sobre o que de fato é uma cooperativa.


“O nosso cooperado adquiriu muito conhecimento. Eles ficaram bastante satisfeitos, tiraram todas as dúvidas e entenderam um pouco sobre o que é uma cooperativa”, avalia Rodrigues.


De acordo com ele, o curso foi um incentivo para que os cooperados tenham uma participação mais efetiva. Aquiles Rodrigues afirma que a renda média de um mototaxista que aderiu à cooperativa aumentou em R$ 2.000. A Alternativa opera por sistema de rádio-táxi e tem 11 pontos espalhados pela capital.


O Sescoop


O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo faz parte da OCB, a Organização das Cooperativas Brasileiras. A instituição promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista. Integrante do Sistema S brasileiro, o Sescoop foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999.


A missão do Sescoop é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido