Conecte-se agora

Poderosa onda de Frio atinge o Acre a partir do próximo sábado, prevê Friale

Publicado

em

Uma poderosa onda de frio polar chega ao Brasil neste fim de semana, sábado – 19/5/2018 -, e despenca a temperatura, desde o sul do país até o Amazonas, incluindo, no caminho, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre e planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

No Acre e em Rondônia, os ventos da friagem começam a soprar, com fortes rajadas, a partir da tarde de sábado, aumentando de intensidade no domingo.

A temperatura cai bruscamente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul do Amazonas e no sul e sudoeste de Goiás, além das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru. Em toda esta área, as mínimas, no domingo e na segunda-feira próximas, deverão ficar abaixo de 17ºC, sendo que, em algumas cidades, podem atingir valores inferiores a 12ºC, porém, devido aos ventos intensos que estarão soprando, a sensação térmica será muito inferior.

Esta será uma massa de ar polar que se deslocará com muita velocidade e força, sendo que seus ventos poderão ser sentidos até em Manaus, mas de forma suave na capital amazonense.

Esta friagem atingirá todos os municípios do Acre, de Rondônia e do sul e oeste do Amazonas, além de boa parte de Mato Grosso, porém, as temperatura mais baixas ocorrerão no leste e sul acreano, no sul e oeste rondoniense, na região do Pantanal Mato-grossense e no sul e sudoeste de Goiás.

Propaganda

Destaque 3

Reajuste na conta de luz dos acreanos está mantido, mas percentual sofre redução

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter o reajuste na conta de luz dos acreanos, mas baixou um pouco o percentual de reajuste nas diferentes tarifas. Na tarifa residencial, maioria da faixa de consumo, a redução é de 2,47%.

Na tarifa extraordinária, o aumento que seria de 21,29% passa a ser de 18,13%. Ao final, levando em conta as classes de consumo, a Aneel diz que a diminuição terá efeito médio de 18,13% para a população.

A redução foi aprovada hoje (26), e envolve as novas tarifas para cinco distribuidoras de energia elétrica (Cepisa, Eletroacre, Energisa Borborema, Light S.A. e Enel Rio) que refletem os descontos da quitação antecipada da chamada Conta-ACR.

O cálculo da revisão tarifária extraordinária considera o abatimento da parcela do empréstimo na Conta de Desenvolvimento Energético – CDE, e ajustes nas parcelas referentes a outras rubricas da CDE (CDE USO, CDE Decreto)”, informa a Aneel.

Tabela Revisão Tarifária Extraordinária

Distribuidora Efeito médio anterior Efeito médio pós desconto ACR Redução %
CEPISA 12,64% 11,01% -1,45%
ELETROACRE 21,29% 18,13% -2,60%
EBO 4,36% 1,75% -2,50%
ENEL RIO 9,70% 7,59% -1,92%
LIGHT 11,12% 8,56% -2,30%

Continuar lendo

Destaque 3

Alunos com segunda maior nota no Ideb sofrem com goteiras na sala de aula, na Capital

Publicado

em

IMAGEM DA INTERNET

Alunos da escola de ensino fundamental Maria Lúcia Moura Marin, localizada no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, passaram momentos de desconforto na tarde dessa segunda-feira, 25, durante a chuva intensa que atingiu a cidade.

A escola, que possui a segunda maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, parece não apresentar o mesmo sucesso no que diz respeito às suas condições de infraestrutura. De acordo com uma professora da instituição, que preferiu não se identificar, a péssima estrutura da escola já apresenta defeitos há quatro anos.

“A gente organiza as carteiras das salas em forma de forma de ‘U’ para não molhar o material das crianças”. Segundo a professora, os funcionários também temem que o teto possa ceder, pois acreditam que tem muita água acumulada. Além disso, ela afirma: “a fiação deve estar toda comprometida porque nenhum ar condicionado da escola está funcionando. Tudo por conta das goteiras”.

A situação foi relatada por um vereador do município de Rio Branco, que presenciou as salas de aula encharcadas durante fiscalização e publicou vídeo em uma rede social. “Se atingimos bons resultados mesmo nesta realidade, imagino que teríamos uma educação de primeiro mundo se todas as escolas tivessem, ao menos, as mínimas condições estruturais”, escreveu.

Procurado pelo ac24horas, o secretário municipal de educação, Moisés Diniz, disse que a prefeitura já tem conhecimento do problema e que nesta quarta-feira, dia 27, a secretaria já autorizou o início dos trabalhos de revitalização na cobertura da escola.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.