Conecte-se agora

Poderosa onda de Frio atinge o Acre a partir do próximo sábado, prevê Friale

Publicado

em

Uma poderosa onda de frio polar chega ao Brasil neste fim de semana, sábado – 19/5/2018 -, e despenca a temperatura, desde o sul do país até o Amazonas, incluindo, no caminho, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre e planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

No Acre e em Rondônia, os ventos da friagem começam a soprar, com fortes rajadas, a partir da tarde de sábado, aumentando de intensidade no domingo.

A temperatura cai bruscamente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul do Amazonas e no sul e sudoeste de Goiás, além das planícies da Bolívia e do sudeste do Peru. Em toda esta área, as mínimas, no domingo e na segunda-feira próximas, deverão ficar abaixo de 17ºC, sendo que, em algumas cidades, podem atingir valores inferiores a 12ºC, porém, devido aos ventos intensos que estarão soprando, a sensação térmica será muito inferior.

Esta será uma massa de ar polar que se deslocará com muita velocidade e força, sendo que seus ventos poderão ser sentidos até em Manaus, mas de forma suave na capital amazonense.

Esta friagem atingirá todos os municípios do Acre, de Rondônia e do sul e oeste do Amazonas, além de boa parte de Mato Grosso, porém, as temperatura mais baixas ocorrerão no leste e sul acreano, no sul e oeste rondoniense, na região do Pantanal Mato-grossense e no sul e sudoeste de Goiás.

Destaque 3

Sábado inicia quente, mas onda de frio deve chegar no final da tarde, diz Friale

Publicado

em

O dia começa quente e abafado, com ventos de noroeste, no Acre, em Rondônia e no Amazonas, neste sábado (19). A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que afirma que no decorrer do dia começará a se formar nuvens escuras anunciando chuvas, que podem ser tempestuosas.

“Antes do início da noite, no horizonte sudeste, nuvens escuras avançam rapidamente e os ventos mudam, bruscamente, de direção e passam a soprar da direção sudeste, com fortes rajadas, que podem passar de 60km/h, em alguns pontos. É a frente fria que dá início à incursão de uma forte onda de frio polar”, explica Friale.

A partir deste momento, até o dia seguinte, domingo (20), esses ventos estarão soprando ininterruptamente, com fortes rajadas. A intensidade destes ventos será maior no domingo, principalmente pela manhã.

Especificamente, em Rio Branco e Brasileia, os primeiros ventos da friagem começam a soprar perto do fim da tarde deste sábado, ficando mais intensos durante a noite e na manhã do domingo.

A onda de frio polar que se aproxima é forte, porém não haverá frio intenso no Acre e Rondônia. Será uma típica friagem da Amazônia, sim, mas com intensidade moderada, tendendo a forte.

As menores temperaturas, ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira deverão oscilar em:
– Rio Branco e Sena Madureira, entre 14 e 17ºC;
– Brasileia e Assis Brasil, entre 12 e 15ºC;
– Vilhena e Costa Marques, entre 11 e 14ºC;
– Porto Velho e Ariquemes, entre 16 e 19ºC;
– Boca do Acre e Pauini, entre 15 e 18ºC;
– Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, entre 16 e 19ºC;
– Tarauacá e Feijó, entre 15 e 18ºC.

Desta vez, as temperaturas mais baixas deverão ser registradas no sul e oeste de Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás, com valores que devem oscilar, por exemplo, entre 10 e 13ºC, em Cuiabá e Cáceres, e, entre 8 e 11ºC, em Itumbiara e Mineiros.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre tem 121 mil pessoas disponíveis para o mercado de trabalho, diz IBGE

Publicado

em

A população subutilizada teve o crescimento superior a 22%, em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior, quando 99 mil pessoas buscavam por emprego no Acre. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral divulgada na quinta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa identificou que 50 mil pessoas estavam sem trabalho e a procura de emprego, no primeiro trimestre. Outras 21 mil pessoas trabalhavam habitualmente menos de 40 horas nos seus trabalhos e gostariam de trabalhar mais horas para complementar a renda.

Além disso, 49 mil foram identificados como pessoas que realizaram busca efetiva por trabalho, mas não se encontravam disponíveis para trabalhar no período da pesquisa e pessoas que, não haviam realizado busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis.

No Acre, a economia apresentou avanços importantes nos últimos anos, no entanto os avanços não se mostraram suficientes de acordo com o economista da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Carlos Estevão.

O economista explica que a partir de 2014 a crise nacional atingiu o Acre de forma mais forte, e provocou a redução drástica nas transferências federais para o Estado e, também, de investimentos diretos.

“Como consequência, o Governo estadual diminuiu o ritmo das obras públicas e de outros investimentos planejados. O Crescimento das receitas próprias se estabilizou. A consequência direta foi aumento do desemprego”, explica Carlos Estevão. As informações são do Jornal A Tribuna.

Continuar lendo

Destaque 3

Diário: Publicado resultado provisório da entrevista para nível superior do Iapen

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) publicaram na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 18, o resultado provisório da Entrevista para contratação temporária de profissionais de Nível Superior.

Acesse o resultado clicando aqui

Para mais informações, os interessados devem procurar o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) , por meio do telefone (68) 3223-2257 ou ainda junto a Secretaria de Estado da Gestão Administrativa – SGA, por meio do telefone (68) 3215-4031.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.