Conecte-se agora

As Mães e a Constelação Familiar

Publicado

em

*Luciano José Trindade

A comemoração do Dia das Mães teve origem nos EUA. Na segunda metade do Século XIX a americana Ann Reeves Jarvis organizou grupos de mulheres que se dedicavam a serviços e causas sociais como reduzir a mortalidade infantil, cuidar de soldados feridos e postular o reconhecimento de direitos civis às mulheres. Após sua morte em 1905, a filha Anna passou a homenageá-la todos os anos na data de seu falecimento. Em pouco tempo essas homenagens cresceram e se espalharam por cidades e estados norte-americanos, de forma que em 1914 o Congresso Americano aprovou o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

Paradoxalmente quando Anna percebeu que o Dia das Mães havia se transformado numa comemoração de interesse comercial, passou a fazer protestos e boicotes contra essa data, gastando toda sua herança na vã esperança de acabar com a comercialização do Dia das Mães. Acabou presa por perturbação da ordem e depois faleceu abandonada num hospital psiquiátrico.

No Brasil o Dia das Mães foi reconhecido no calendário oficial em 1932, pelo Presidente Getúlio Vargas, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

Em nosso país atualmente o Dia das Mães é a segunda data comemorativa de mais vendas no comércio. Só no natal as pessoas compram mais presentes.

Contudo essa data não pode ser resumida à compra de um presente. Para além do sucesso comercial, de quê nos serve o Dia das Mães? Qual é a essência desse feriado?

Penso que a Constelação Familiar pode nos ajudar a perceber o verdadeiro significado do Dia das Mães. A Constelação é uma terapia sistêmica que vem sendo bastante utilizada para alcançar soluções pessoais, profissionais ou empresariais. Desenvolvida principalmente a partir da filosofia fenomenológica do alemão de Bert Hellinger, a Constelação Familiar propõe uma nova visão para a Vida: um olhar de reconhecimento, gratidão e autorresponsabilidade.

E nessa filosofia sistêmica da vida a MÃE é um personagem fundamental que muito influencia o êxito dos filhos, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

No livro, “Um Lugar para os Excluídos”, Hellinger descreve os 5 Círculos do Amor, através dos quais descreve a jornada que nos permite encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo, onde nos é possível atingir todo nosso potencial de realização, sucesso, inteireza e plenitude. Cada um desses 5 Círculos do Amor é um passo fundamental e deve ser percorrido por completo. Assim, primeiro precisamos percorrer e preencher todo um círculo para somente depois iniciar o circulo seguinte.

E o primeiro Círculo do Amor são nossos pais. O encontro de amor desse casal foi o que permitiu o surgimento da vida, a nossa vida.

Reconhecer isso e tomar dos pais esse amor original é a condição para a manifestação de todas as outras formas de amor em nossas vidas. Afinal, tudo o que somos tem como origem os nossos pais. Somos constituídos em 50% de nosso pai e 50% de nossa mãe. Os dois juntos nos completam, nos deixam inteiros. E como nos ensinam as Constelações Familiares, reconhecer e honrar nossa origem é o caminho para uma vida próspera em todas as áreas.

Ao reconhecer nossa origem temos clareza daquilo que somos, tanto das forças e talentos que dispomos como também das habilidades nos falta. Já se negamos nossa origem ficamos perdidos, nem sabemos direito quem somos e dificilmente conseguimos nos conectar com nossa própria força vital.

E na visão sistêmica das constelações é principalmente a mãe quem representa a força da vida. Nossa vida se inicia no útero materno. É ali, com calor e acolhimento que a vida chega até nós e passamos a existir como o ser único que somos. Desde nossos primeiros instantes de vida estamos ligados à nossa mãe e dela recebemos o alimento vital para existirmos.

E essa dinâmica primordial permanece em nós durante toda nossa vida. Por isso é do reconhecimento de que nossa força vital veio da mãe que nos tornamos fortes o necessário para alcançar nossa realização pessoal e profissional.

Então talvez a causa principal de não se ter gana na vida seja não reconhecer a mãe ou não tomar sua força. Aliás, na terapia sistêmica da Constelação Familiar é muito comum perceber que a depressão tem como causa a falta desse reconhecimento e dessa apropriação da força vital que vem da mãe.

Mas, na prática, o que significa reconhecer e tomar a força da vida que vem da mãe?

Significa, em primeiro lugar, ter respeito pela condição humana da mãe. Só assim podemos admitir e aceitar que ela não é perfeita, que um dia foi criança e passou por diversas fases na sua existência, que ela tem defeitos e encontrou dificuldades em seu caminho, que algumas vezes cometeu erros e teve medo.

Somente olhando para essa realidade podemos ver e aceitar nossa mãe como ela realmente é. E assim vamos perceber que a condição humana de nossa mãe e sua coragem de trazer a vida até nós é que a tornam ainda mais digna de nossa honra e respeito.

Ao fazermos isso abrimos nosso coração e olharmos a nossa mãe além de seus defeitos e qualidades, pois não mais a enxergamos pelas lentes do certo ou errado segundo o nosso entendimento.

Isso é tudo o que é necessário para tomarmos a sua força de vida, que nos permitirá enfrentar e superar nossas próprias dificuldades e limitações, tornando mais claro e acessível o caminho para êxito pessoal e profissional.

A filosofia sistêmica e a técnica da constelação familiar auxiliam não apenas essa nova percepção da vida, como também nos conectam com a confiança e a coragem necessárias para fazer um movimento comportamental essencial em direção ao nosso local adequado no sistema, onde reconhecemos e recebemos a força de nossos ancestrais e nos sentimos capazes de caminhar nossa própria jornada.

A visão das constelações familiares demonstra como é importante resgatarmos a essência inicial do Dia das Mães, para que essa data não seja apenas a compra de um presente. Embora não exista problema em homenagear as mães com presentes, não é isso o mais importante.

Afinal, no início do Século XX o que buscava a americana Anna ao homenagear sua mãe Ann Reeves Jarvis justamente na data de seu falecimento? Sem dúvidas, paradoxalmente, o significado era celebrar a vida, homenageando a pessoa que lhe trouxe ao mundo. Era dizer, “mãe, você trouxe a vida até mim e, em sua honra e homenagem, estou aqui vivo para te homenagear.”

Antes de tudo, a essência do Dia das Mães é estar inteiramente presente junto àquela que nos deu à vida, a nossa Mãe.

Sugestão de meditação para conexão com a força vital da mãe

Fique numa posição confortável, relaxe o corpo e acalme a mente.

Por três vezes tome ar pelo nariz, encha os pulmões e, ao exalar o ar solte as tensões e as preocupações.

Agora, de olhos fechados, recorra às imagens relacionadas à sua mãe e observe as sensações que estas imagens provocam no seu corpo.

Onde estão localizadas essas sensações?

Simplesmente as observe e deixe que apareçam mais e mais imagens relacionadas com a sua mãe.

Observe como vê o mundo através dessas sensações e imagens? Como sente a vida? Como vê a vida?

A vida tem sido um amontoado de problemas e dificuldades? Ou tem sido uma jornada de experiências e aprendizados?

Você se vê a si mesmo como uma pessoa de sucesso? Vê-se rico ou pobre? Desta perspectiva o que você faz na vida?

Como se relaciona com você mesmo e com os outros?

Então, deixe que estas imagens possam ir se diluindo, apagando, desaparecendo, as imagens e as sensações relacionadas a elas.

Agora, imagine os olhos de sua mãe.

Só os olhos, como se através dos olhos de sua mãe você pudesse olhar a alma dela.

E a vida como um todo, a vida que lhe trouxe a este mundo, a vida que lhe foi dada através da sua mãe.

Olhe a vida completa, nos olhos da sua mãe, livre daquelas imagens e sensações anteriores.

Olhe através dos olhos para a vida e diga:

“MÃE, agora vejo você, agora tomo minha vida em você.

Assim como é, com tudo o que custou para você e o que custa para mim.

Faço algo de bom com isso, com essa vida faço algo de sucesso, em sua honra e para a sua alegria.

Você, mãe, é a grande e eu sou o pequeno (a pequena).

Você dá e eu tomo. Eu tomo a vida, de você e através de você.

Querida mãe!

*Luciano José Trindade é Advogado, Constelador Sistêmico Familiar/Organizacional e Terapeuta de Alinhamento Energético.

Propaganda

Cidades

Decreto atualiza reserva de cotas

Publicado

em

A atualização da lei que já reservada 5% dos cargos e empregos públicos para pessoas com deficiência, publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, vai garantir que os candidatos utilizem tecnologias que o ajudem na realização das provas e assegurar que tenham um ambiente adaptado para recebê-los. A nova regulamentação, que segue previsão da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), vale para concursos da Administração Pública Federal direta e indireta e detalha trechos do decreto original editado em 1999, que ainda não trazia especificidades para este público.

“O decreto obriga a oferta de ambiente adaptado e a presença de uma equipe multidisciplinar cuidando destas situações. Antes, as pessoas iam realizar provas e encontravam ambiente sem nenhuma adaptação e despreparados e era somente um médico que dava a palavra final sobre a efetivação da pessoa no cargo”, explicou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini.

Pelo texto, um candidato com deficiência visual poderá agora fazer a prova em braille, com caracteres ampliados, gravada em áudio por um fiscal ou com o uso de software de leitura de tela ou de ampliação de tela. Esse candidato também poderá pedir a ajuda de um fiscal para ajudar a transcrever as respostas.

Pessoas com deficiência auditiva também poderão fazer a prova gravada em vídeo por fiscal intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou pedir autorização para usar aparelho auricular, inspecionado e aprovado pela organização do concurso público. No caso de deficiência física, será possível usar móveis e espaços adaptados ou pedir também a ajuda de um fiscal para manusear a prova e transcrever respostas.

As fases dos concursos públicos ou dos processos seletivos em que forem usados esses serviços de assistência de interpretação por terceiros aos candidatos serão registradas em áudio e vídeo e disponibilizadas nos períodos de recurso.

Qualquer necessidade de tratamento diferenciado para a realização das provas deve ser pedida durante a inscrição. O candidato com deficiência que precisar de mais tempo do que o previsto para a conclusão da prova terá que apresentar uma justificativa acompanhada de parecer emitido por equipe multiprofissional ou por profissional especialista.

Com exceção dessas novas possibilidades, a participação de quem tem alguma deficiência será nas mesmas condições da de outros candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

Se não houver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo, as vagas reservadas poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência. Outra mudança com o decreto de hoje foi sobre a distribuição dessa reserva de vaga em ofertas regionais.

“O percentual passa a ser aplicado pelo total de vagas previstas para a região e não sobre a fração destinada a cada município. Isto, porque, pela estratégia anterior, a distribuição desse percentual poderia ser tão baixa que acabaria não contemplando a reserva em nenhum dos locais”, disse Pellegrini.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura realiza mutirão odontológico

Publicado

em

“O Agente Comunitário de Saúde passou na minha casa avisando que teria esse mutirão de dentista aqui na Cadeia Velha. Vim com dia e hora marcados, como em consultório particular. Fiz duas restaurações e foi ótimo. Estou satisfeita e agradecida”. Essa foi a declaração da dona de casa Albanizia Gomes à prefeita Socorro Neri, que esteve nesta terça feira, 25, na Unidade Básica de Saúde da Cadeia Velha, onde a Prefeitura realiza desde segunda-feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), mais um mutirão odontológico, que prossegue até sexta,28.

Os mutirões são feitos por meio do programa Cuidando do Seu Sorriso. A prefeita Socorro Neri ressalta que “o objetivo é ampliar as ações de Saúde Bucal nas unidades. Nós nos preocupamos com a saúde da população como um todo, e a saúde bucal é muito importante”.

Além da Unidade Básica de Saúde da Cadeia Velha, a Prefeitura realiza também mutirão odontológico na UBS Agripino Lindoso, no Ramal Benfica. Em cada unidade de saúde há duas equipes atendendo a população das 7 às 13 horas. Serão 30 atendimentos por dia em cada local.

Na UBS Agripino Lindoso, no Ramal Benfica, os dois dentistas atendem no ônibus odontológico e na cadeira portátil. Os dois equipamentos são utilizados pela SEMSA para reforçar os atendimentos nas zonas urbana e rural.

NO INÍCIO DE OUTUBRO TEM MAIS MUTIRÃO

De 1 a 5 de outubro, a SEMSA vai realizar mais um mutirão odontológico, por meio do Programa Cuidando do Seu Sorriso, na Unidade de saúde Ana Rosa, no Ramal do Amapá, Lá o atendimento será realizado no ônibus e na cadeira odontológica.

Em 2017, nos seis mutirões realizados, foram feitos mais de 8 mil procedimentos, como restauração e extração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cidades

Polícia investiga incêndio que matou idoso

Publicado

em

A Polícia Civil investiga em detalhes o incêndio residencial que deixou o idoso Raimundo Soares, de 66 anos, carbonizado em Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira, dia 21. O caso chocou os moradores da cidade, com a informação de que o homem não conseguiu sair da casa a tempo.

Nas investigações da Polícia Civil, o delegado Alexnaldo Batista tenta descobrir se o incêndio na casa do trabalhador rural foi criminosos ou acidental. “Já pedimos as primeiras perícias para tentar saber porque o idoso não conseguiu sair da casa e até para saber se o incêndio foi criminoso”, afirmou.

O comandante do Corpo de Bombeiros na região, capitão Rômulo Barros, disse que a guarnição só foi acionada no inicio da noite. “Realizamos essa diligência e no local constatamos que havia acontecido esse incêndio e que um senhor foi consumido pelas chamas no local”, disse.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.