Conecte-se agora

As Mães e a Constelação Familiar

Publicado

em

*Luciano José Trindade

A comemoração do Dia das Mães teve origem nos EUA. Na segunda metade do Século XIX a americana Ann Reeves Jarvis organizou grupos de mulheres que se dedicavam a serviços e causas sociais como reduzir a mortalidade infantil, cuidar de soldados feridos e postular o reconhecimento de direitos civis às mulheres. Após sua morte em 1905, a filha Anna passou a homenageá-la todos os anos na data de seu falecimento. Em pouco tempo essas homenagens cresceram e se espalharam por cidades e estados norte-americanos, de forma que em 1914 o Congresso Americano aprovou o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

Paradoxalmente quando Anna percebeu que o Dia das Mães havia se transformado numa comemoração de interesse comercial, passou a fazer protestos e boicotes contra essa data, gastando toda sua herança na vã esperança de acabar com a comercialização do Dia das Mães. Acabou presa por perturbação da ordem e depois faleceu abandonada num hospital psiquiátrico.

No Brasil o Dia das Mães foi reconhecido no calendário oficial em 1932, pelo Presidente Getúlio Vargas, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

Em nosso país atualmente o Dia das Mães é a segunda data comemorativa de mais vendas no comércio. Só no natal as pessoas compram mais presentes.

Contudo essa data não pode ser resumida à compra de um presente. Para além do sucesso comercial, de quê nos serve o Dia das Mães? Qual é a essência desse feriado?

Penso que a Constelação Familiar pode nos ajudar a perceber o verdadeiro significado do Dia das Mães. A Constelação é uma terapia sistêmica que vem sendo bastante utilizada para alcançar soluções pessoais, profissionais ou empresariais. Desenvolvida principalmente a partir da filosofia fenomenológica do alemão de Bert Hellinger, a Constelação Familiar propõe uma nova visão para a Vida: um olhar de reconhecimento, gratidão e autorresponsabilidade.

E nessa filosofia sistêmica da vida a MÃE é um personagem fundamental que muito influencia o êxito dos filhos, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

No livro, “Um Lugar para os Excluídos”, Hellinger descreve os 5 Círculos do Amor, através dos quais descreve a jornada que nos permite encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo, onde nos é possível atingir todo nosso potencial de realização, sucesso, inteireza e plenitude. Cada um desses 5 Círculos do Amor é um passo fundamental e deve ser percorrido por completo. Assim, primeiro precisamos percorrer e preencher todo um círculo para somente depois iniciar o circulo seguinte.

E o primeiro Círculo do Amor são nossos pais. O encontro de amor desse casal foi o que permitiu o surgimento da vida, a nossa vida.

Reconhecer isso e tomar dos pais esse amor original é a condição para a manifestação de todas as outras formas de amor em nossas vidas. Afinal, tudo o que somos tem como origem os nossos pais. Somos constituídos em 50% de nosso pai e 50% de nossa mãe. Os dois juntos nos completam, nos deixam inteiros. E como nos ensinam as Constelações Familiares, reconhecer e honrar nossa origem é o caminho para uma vida próspera em todas as áreas.

Ao reconhecer nossa origem temos clareza daquilo que somos, tanto das forças e talentos que dispomos como também das habilidades nos falta. Já se negamos nossa origem ficamos perdidos, nem sabemos direito quem somos e dificilmente conseguimos nos conectar com nossa própria força vital.

E na visão sistêmica das constelações é principalmente a mãe quem representa a força da vida. Nossa vida se inicia no útero materno. É ali, com calor e acolhimento que a vida chega até nós e passamos a existir como o ser único que somos. Desde nossos primeiros instantes de vida estamos ligados à nossa mãe e dela recebemos o alimento vital para existirmos.

E essa dinâmica primordial permanece em nós durante toda nossa vida. Por isso é do reconhecimento de que nossa força vital veio da mãe que nos tornamos fortes o necessário para alcançar nossa realização pessoal e profissional.

Então talvez a causa principal de não se ter gana na vida seja não reconhecer a mãe ou não tomar sua força. Aliás, na terapia sistêmica da Constelação Familiar é muito comum perceber que a depressão tem como causa a falta desse reconhecimento e dessa apropriação da força vital que vem da mãe.

Mas, na prática, o que significa reconhecer e tomar a força da vida que vem da mãe?

Significa, em primeiro lugar, ter respeito pela condição humana da mãe. Só assim podemos admitir e aceitar que ela não é perfeita, que um dia foi criança e passou por diversas fases na sua existência, que ela tem defeitos e encontrou dificuldades em seu caminho, que algumas vezes cometeu erros e teve medo.

Somente olhando para essa realidade podemos ver e aceitar nossa mãe como ela realmente é. E assim vamos perceber que a condição humana de nossa mãe e sua coragem de trazer a vida até nós é que a tornam ainda mais digna de nossa honra e respeito.

Ao fazermos isso abrimos nosso coração e olharmos a nossa mãe além de seus defeitos e qualidades, pois não mais a enxergamos pelas lentes do certo ou errado segundo o nosso entendimento.

Isso é tudo o que é necessário para tomarmos a sua força de vida, que nos permitirá enfrentar e superar nossas próprias dificuldades e limitações, tornando mais claro e acessível o caminho para êxito pessoal e profissional.

A filosofia sistêmica e a técnica da constelação familiar auxiliam não apenas essa nova percepção da vida, como também nos conectam com a confiança e a coragem necessárias para fazer um movimento comportamental essencial em direção ao nosso local adequado no sistema, onde reconhecemos e recebemos a força de nossos ancestrais e nos sentimos capazes de caminhar nossa própria jornada.

A visão das constelações familiares demonstra como é importante resgatarmos a essência inicial do Dia das Mães, para que essa data não seja apenas a compra de um presente. Embora não exista problema em homenagear as mães com presentes, não é isso o mais importante.

Afinal, no início do Século XX o que buscava a americana Anna ao homenagear sua mãe Ann Reeves Jarvis justamente na data de seu falecimento? Sem dúvidas, paradoxalmente, o significado era celebrar a vida, homenageando a pessoa que lhe trouxe ao mundo. Era dizer, “mãe, você trouxe a vida até mim e, em sua honra e homenagem, estou aqui vivo para te homenagear.”

Antes de tudo, a essência do Dia das Mães é estar inteiramente presente junto àquela que nos deu à vida, a nossa Mãe.

Sugestão de meditação para conexão com a força vital da mãe

Fique numa posição confortável, relaxe o corpo e acalme a mente.

Por três vezes tome ar pelo nariz, encha os pulmões e, ao exalar o ar solte as tensões e as preocupações.

Agora, de olhos fechados, recorra às imagens relacionadas à sua mãe e observe as sensações que estas imagens provocam no seu corpo.

Onde estão localizadas essas sensações?

Simplesmente as observe e deixe que apareçam mais e mais imagens relacionadas com a sua mãe.

Observe como vê o mundo através dessas sensações e imagens? Como sente a vida? Como vê a vida?

A vida tem sido um amontoado de problemas e dificuldades? Ou tem sido uma jornada de experiências e aprendizados?

Você se vê a si mesmo como uma pessoa de sucesso? Vê-se rico ou pobre? Desta perspectiva o que você faz na vida?

Como se relaciona com você mesmo e com os outros?

Então, deixe que estas imagens possam ir se diluindo, apagando, desaparecendo, as imagens e as sensações relacionadas a elas.

Agora, imagine os olhos de sua mãe.

Só os olhos, como se através dos olhos de sua mãe você pudesse olhar a alma dela.

E a vida como um todo, a vida que lhe trouxe a este mundo, a vida que lhe foi dada através da sua mãe.

Olhe a vida completa, nos olhos da sua mãe, livre daquelas imagens e sensações anteriores.

Olhe através dos olhos para a vida e diga:

“MÃE, agora vejo você, agora tomo minha vida em você.

Assim como é, com tudo o que custou para você e o que custa para mim.

Faço algo de bom com isso, com essa vida faço algo de sucesso, em sua honra e para a sua alegria.

Você, mãe, é a grande e eu sou o pequeno (a pequena).

Você dá e eu tomo. Eu tomo a vida, de você e através de você.

Querida mãe!

*Luciano José Trindade é Advogado, Constelador Sistêmico Familiar/Organizacional e Terapeuta de Alinhamento Energético.

Cidades

Prefeitura de Brasileia realiza café da manhã em homenagem ao Dia do Gari

Publicado

em

Em alusão do dia do gari, comemorado anualmente em 16 de maio, a Prefeitura de Brasileia realizou no último sábado (19), um café da manhã a todos os profissionais que com muito cuidado e dedicação mantém a limpeza e organização no município.

A programação teve início as 7 horas, no espaço do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Brasileia, onde foi servido café da manhã, com sorteio de brindes, concurso de forró e bingo de 1 liquidificador, 1 ventilador e 1 bebedouro.

O Vice-Prefeito e secretário de obras, Carlinhos do Pelado, falou da importância em homenagear a todos os servidores municipais, em especial os garis e margaridas que cuidam tão bem da nossa cidade. “Esses profissionais são pessoas que merecem o respeito de toda a população, eu particularmente tenho um grande amor por cada um deles, pois são pessoas dedicadas que no dia a dia estão fazendo o seu melhor para poder atender os habitantes de Brasileia. Quero agradecer a todos os presentes que tem se dedicado para realização dessa festa”, disse Carlinhos.

A valorização profissional é uma marca da atual gestão, e o profissional Francisco Dias falou a respeito desse reconhecimento recebido da prefeitura. “Quero parabenizar a Prefeita pelo evento realizado, desde quando assumiu ela tem valorizado a classe dos garis e feito um ótimo trabalho na cidade de Brasileia. E nós estamos muitos felizes com administração que olha de forma igual para todos”, destacou Francisco.

A Prefeita Fernanda que participou da programação, parabenizou a todos e agradeceu o empenho e dedicação com que eles trabalham diariamente na limpeza da cidade. “São esses guerreiros e guerreiras que nos ajudam a colocar em pratica tudo que foi pensado dentro do gabinete, não importa as circunstancias climáticas que eles sempre estão desenvolvendo o seu trabalho e é por esse motivo que merecem nosso respeito e dedicação. Quero agradecer o apoio do Sesc, aos nossos colaboradores e patrocinadores que nos ajudaram a realizar essa festa”, ressaltou Fernanda Hassem.

O evento contou com a participação da Deputada Estadual Leila Galvão, vereadores Rozevete e Edu, equipe municipal, garis e os seus familiares.

Continuar lendo

Cidades

Ao lado de Marcus e Sibá, Haddad diz que Bolsonaro é uma falha da direita

Publicado

em

Bolsonaro é uma falha da direita brasileira que cede espaço a uma agenda medieval. Essa é a conclusão do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sobre a pré-candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República. “Bolsonaro é um problema muito mais para o Alckmin do que pra nós”, acredita. A declaração do ex-prefeito de São Paulo foi dada durante coletiva na tarde desta sexta-feira, 18, em um hotel em Rio Branco. Ele e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, participam da IV Conferência da Amazônia, que acontece na capital desde esta quinta-feira.

Ao ser perguntada se o ex-presidente Lula teria desautorizado o PT a suspender as tratativas com o pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes, Gleisi Hoffmann, tergiversou sobre o assunto em si, disse que os partidos de esquerda constroem uma união nacional e que Lula será registrado como pré-candidato em Agosto.

“Há União dos partidos de esquerda. E o PT tem uma determinação de lançar o ex-presidente Lula que não teve seus direitos políticos suspensos. Escrevemos ele no mês de agosto”, informou.

Para Hoffman, as pesquisas, que põem Lula como favorito, mostram que o povo entende que há uma injustiça feita a Lula.

Ela e seus correligionários acreditam na vitória do ex-presidente no primeiro turno das eleições de outubro. A presidente do PT também afirmou que ainda não há conversas para composição de vice na chapa de Lula.

Fernando Haddad e Gleisi visitaram Lula na cela do prédio da Superintendência da Polícia Federal nesta semana. Haddad informou que o tempo de conversa com o ex-presidente foi curto e revelou que Lula “está bastante injuriado” com o contexto que envolve sua prisão e preocupado com a “soberania” do país.

Continuar lendo

Cidades

Gabriel Forneck justifica aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus

Publicado

em

A coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura de Rio Branco para a manhã desta sexta-feira (18) para apresentar e justificar o novo preço da tarifa de ônibus lembrou aquela realizada pelos procuradores da Lava Jato, em Curitiba, para acusar Lula como o grande chefe do esquema de corrupção na Petrobras.

Assim como no Paraná, recorreu-se até ao Powerpoint para percorrer todos os caminhos que levaram o conselho tarifário a definir os R$ 0,20 de reajuste. Desta vez, no entanto, não havia Lula no centro do universo.

O famoso software da Microsofot para apresentação de slides foi gerenciado pelo ex-vereador Gabriel Forneck (PT), agora chefe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).

Ao invés do ex-presidente petista, o grande vilão foi a alta dos combustíveis – ou poderia ser o presidente Michel Temer (MDB). Afinal, desde que o emedebista passou a rasteira em Dilma, todas as mazelas históricas do Acre foram jogadas em seus ombros.

Porém, de fato, são nestes dois anos de MDB no Planalto que os brasileiros passaram a conviver com a nova política de reajuste dos combustíveis da Petrobras. Entre abril do ano passado e maio de 2018 o diesel, no Acre, para as empresas de ônibus, teve aumento de quase R$ 0,50.

Para complicar, o governo Sebastião Viana (PT) não adota subsídio para o diesel que entra no Acre como forma de reduzir os custos das empresas e, quem sabe, do preço da passagem.

Foi a partir do aumentos dos custos operacionais com diesel que as empresas de transporte coletivo pediram uma tarifa em R$ 4,55.

As despesas com combustível representam 73,5% do valor da tarifa. E 90% do total da passagem são bancados pelo…usuário. Dos R$ 3,80 em vigor hoje, R$ 3,50 saem do bolso do passageiro; apenas R$ 0,30 são, de alguma forma, subsidiados pela prefeitura.

Segundo Gabriel Forneck, a manutenção da passagem a R$ 1,00 para estudantes será a “prioridade zero” da prefeitura. O valor real é de R$ 1,90, com os R$ 0,90 saindo do perdão da prefeitura à dívida milionária das empresas do setor com o município.

Rio Branco tem atualmente 59 linhas regulares em seu perímetro urbano e rural, com 174 ônibus em circulação. Em 2017, 10 veículos foram queimados por criminosos, dando um prejuízo de R$ 2 milhões para as empresas.

Segundo o chefe da RBTrans, os seguros não cobrem esse tipo de dano.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.