Menu

Ao estilo paz e amor, PT reúne movimentos sociais e fala em novo ciclo no poder

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em encontro realizado na manhã deste sábado (12) no auditório da Secretaria de Educação, o PT reuniu lideranças de movimentos sociais, em especial o comunitário, para oficializarem apoio à candidatura de Marcus Alexandre ao governo.


Ao contrário de eventos passados, os petistas evitaram fazer ataques aos adversários da oposição, adotando um estilo mais paz e amor.

Publicidade

As críticas mais contundentes foram feitas ao presidente Michel Temer (MDB), acusado de adotar uma política de desmonte dos programas sociais implementados nos governos Lula e Dilma. Sem citar nomes, afirmaram que políticos acreanos que disputarão as eleições dão sustentação ao governo Temer no Congresso Nacional.


Outras críticas saíram de Marcus Alexandre. Ele afirmou que a oposição inaugurou em Cruzeiro do Sul universidade particular de medicina, cujo acesso estaria restrito a quem tem grande poder aquisitivo.


“Eles fazem faculdade com mensalidade de R$ 10 mil. No governo do presidente Lula trouxemos medicina para a Ufac, em que o filho do mais pobre pode estudar de graça”, disse.


Desde sua inauguração, porém, o perfil do estudante de medicina da Ufac é outro: 90% oriundos de outros Estados e de famílias de classe média alta.


Para contornar o desgaste de duas décadas de petismo no Palácio Rio Branco, Marcus Alexandre falou que um eventual governo seu não será de continuidade, mas o “começo de um novo ciclo”.


“Não será um sexto mandato [do PT no governo], não será uma continuidade. Será o primeiro mandato de um novo ciclo”, disse Marcus Alexandre. O ex-prefeito da capital afirmou que continuará sua agenda de percorrer o interior e pediu o apoio de cada um dos líderes dos movimentos comunitários.


Esse foi o primeiro evento público do petista desde que deixou a prefeitura no último dia 6 de abril. De acordo com os organizadores da reunião, 82 entidades sociais participaram.



Uma eleição acirrada


Ter o apoio destes movimentos é visto pelo PT como essencial para garantir a vitória naquela que é apontada como a eleição mais acirrada a ser enfrentada pelo partido. “Vamos enfrentar a mais difícil campanha dos últimos 20 anos”, afirmou o deputado federal Raimundo Angelim (PT).

Publicidade

O encontro deste sábado não teve a participação do governador Sebastião Viana (PT). Procurada, a assessoria não informou, até o momento, o motivo da ausência. A composição da mesa de honra teve como destaque os presidentes do movimento de base.


Os pré-candidatos ao Senado Jorge Viana e Ney Amorim também fizeram assento. Para o presidente da Assembleia Legislativa, a crise mais grave por que o país passa não é a política ou econômica, mas sim a moral. Os principais líderes do PT são os mais envolvidos em denúncias de corrupção investigadas pela operação Lava Jato.


O maior deles, o ex-presidente Lula, cumpre prisão em Curitiba. Ele foi condenado a 12 anos de cadeia por corrupção passiva ao ser beneficiado com o pagamento de propinas por empreiteiras. Para os petistas, Lula é “vitima de uma grande injustiça”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido