Conecte-se agora

Educação bilíngue: Aprender um segundo idioma ainda criança é a melhor opção

Em uma escola bilíngue a criança cresce fluente no inglês

Publicado

em

Educação bilíngue Aprender um segundo idioma ainda criança é a melhor opção

Qual a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? Aprender dois idiomas ao mesmo tempo é ruim? Indagações como essas sempre estão presentes quando a pauta é o ensino bilíngue. Com o mercado de trabalho mais competitivo e a globalização, é comum que os pais queiram preparar seus filhos desde cedo para o futuro. Matriculá-los em um colégio de ensino bilíngue pode ser uma das alternativas.

O bilinguismo infantil ainda é pouco compreendido e visto com enorme cautela. Devido à falta de familiaridade e de conhecimento sobre essa forma de ensino, pais e educadores muitas vezes temem consequências negativas da exposição das crianças a duas línguas desde cedo. Porém, estudar um segundo idioma na infância estimula as funções cognitivas das crianças, o que é extremamente positivo para o aproveitamento das outras disciplinas na escola.

É importante lembrar que o ensino de inglês infantil deve deixar de lado as pressões do uso do idioma e investir em atividades divertidas que estimulem o interesse da criança. Um aprendizado prazeroso possibilita um maior e mais rápido desenvolvimento no inglês, principalmente quando a escola trabalha o novo idioma a partir de um ano de idade, como é o caso da Creche Escola Bilíngue Baruque, parceira do Educa Mais Brasil.

“A partir de um ano, a criança já começa a ser inserida em um novo idioma. Elas não conseguem entender muita coisa, mas a professora começa a mostrar figuras e falar com eles apenas em inglês para que eles passem a assimilar aos poucos a nova língua. A gente trabalha tudo de uma forma muito lúdica, através da culinária, da recreação, do artesanato e da música. Mas eles também têm cinquenta minutos de aula, todos os dias, onde eles aprendem em inglês todas as matérias do currículo escolar”, explica a coordenadora Cassia Conceição.

Quando uma pessoa começa a estudar inglês na infância é bem provável que chegue fluente à vida adulta. Ter o inglês fluente não só abre diversas portas no mercado de trabalho, como possibilita a interação com pessoas de diferentes culturas. Um criança que aprende inglês de forma dinâmica e adequada tem tudo para ser um adulto bem sucedido profissionalmente.

Todas as crianças são capazes de aprender duas línguas ou mais na infância, desde que contem com suficiente exposição a elas em contextos linguísticos variados. “Crianças de um a três anos aprendem o inglês através das cores e do teatro aqui na escola. A partir dos 6 anos, através da escrita, com oito, através da leitura e com dez anos elas são alfabetizadas”, conta a diretora da Escola Bilíngue New Generation, instituição parceira do Educa Mais Brasil.

“É grande a diferença de quem aprende o inglês na infância e na vida adulta. Aqui na escola eu já percebo a diferença da criança que tem o convívio com inglês desde um ano, para a que começa a aprender a partir dos dez anos. Nem sempre o aluno se interessa pelo inglês e enxerga isso como uma coisa prazerosa. E quando se aprende desde pequeno, o aprendizado acontece de uma forma totalmente natural”, finaliza Solange.

Cuidados

É preciso observar alguns aspectos na hora de trabalhar dois idiomas nas escolas. Primeiro, para matricular uma criança em uma escola bilíngue, a instituição precisa ter valores e filosofias com quais os pais se identifiquem. Depois é preciso checar a proficiência dos professores e o número de horas que a criança ficará exposta a outra língua e, por fim, observar se o aluno está realmente adquirindo proficiência na língua.

Quer matricular o seu filho em um escola bilíngue?

Se você também acredita que a fluência em outro idioma é de extrema importância e deseja matricular o seu filho em uma escola bilíngue, saiba que isso é possível! O Educa Mais Brasil tem mais de 18 mil instituições parceiras, algumas delas bilíngues. Você pode encontrar a escola ideal para seu filho bem perto de você. E o melhor: contar com uma bolsa de estudo de até 50% para Educação Básica.  São vagas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Entre no site e faça sua inscrição. É gratuita!

Propaganda

Acre 01

Nicolau será presidente e Gonzaga 1º secretário; FPA fica na vice e MDB com 2º secretaria

Publicado

em

Em reunião que começou no fim da tarde desta quarta-feira, 23, e encerrou pouco antes das 20h, deputados da base e da oposição definiram o desenho da nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para o próximo biênio.

Conforme já vinha sendo anunciado desde o fim do ano passado, foi definido o consenso para Nicolau Júnior (Progressistas) ser eleito o novo presidente do Parlamento acreano.

O tucano Luiz Gonzaga conseguiu vencer o duelo que travava com uma parte do MDB, sendo escolhido como o próximo primeiro-secretário – segundo cargo mais importante na estrutura do Legislativo.

Os emedebistas, como consolo, vão escolher um nome da bancada para cuidar da segunda-secretaria. Os mais cotados são Antônia Sales e Roberto Duarte Júnior.

A oposição, liderada pela Frente Popular do Acre (FPA), foi agraciada com a primeira vice-presidência e outras duas secretarias da Mesa. Este era o pleito da bancada para garantir apoio a Nicolau Júnior e, assim, o progressista ser eleito de forma unânime por seus colegas de plenário.

Os nomes que a FPA indicará para a Mesa serão definidos em reunião a ser realizada na próxima segunda-feira (28). Oficialmente, os deputados voltam do recesso parlamentar no dia 1º de fevereiro.

Continuar lendo

Cidades

Família do acreano Vanderson, eliminado do BBB19, fala em veredito final da Justiça

Publicado

em

A família do Vanderson usou as redes sociais para defender o ‘brother’ após desclassificação do BBB 19. “Infelizmente nosso herói acriano foi desclassificado do jogo. Lembrando que não existe um veredito final da Justiça”, escreveu a família.

“A Rede Globo com a direção do BBB decidiram eliminar ele do reality devido ao contato com o mundo exterior, que fique claro — o que não faz parte ou é permitido segundo as normas do contrato e programa”, diz o texto.

A família ainda disse lamentar o ocorrido, mas “sabemos que coisas incríveis esperam por ele aqui fora e os familiares e amigos irão recebê-lo de braços abertos”. “Os ‘brothers’ ficaram perplexos assim como nós com o anúncio surpresa de Tiago Leifert.

Vanderson foi intimado nesta quarta-feira (23) a prestar depoimento em inquérito instaurado, após receber denúncias por importunação sexual, estupro e violência doméstica.

O biólogo foi convidado a depor pela delegada Rita Salim, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro. Para depor, Vanderson precisou deixar a casa do BBB 19. A Globo afirmou que a saída de Vanderson resulta em sua desclassificação imediata e ele não será substituído.

A delegada Juliana de Angelis Carvalho, titular da DEAM do Acre, já havia declarado que foram registrados três boletins de ocorrência contra o biólogo e coordenador educacional indígena. Os motivos seriam lesão corporal no âmbito da violência doméstica, estupro e importunação ofensiva ao pudor.

Na semana anterior à estreia do BBB, Maíra Menezes, ex-namorada de Vanderson, acusou o biólogo de agressão física e psicológica. O fato teria ocorrido dez anos atrás.

“São acusações infundadas”, disse o advogado de Vanderson, Roberto Almeida, ao UOL. “Não condiz com a verdade dos fatos, que foram alterados e são de oito, dois anos atrás. O que nos parece é que estão querendo aparecer. Isso será efetivamente comprovado no decorrer do inquérito.”

A irmã de Vanderson, Vanda Brito, negou as acusações e disse ainda que a família entraria com um processo motivado por calúnia e difamação. “Pela idoneidade dele e criação que tivemos da nossa mãe tenho certeza que ele não fez isso. Essas acusações são falsas. Essa moça [Maíra Menezes] tinha muitos problemas psicológicos, tanto é que o caso deles não deu certo. Era uma menina muito agressiva, ciumenta. Vamos tomar as providências e colher as provas”, disse ao UOL.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Tarauacá, Polícia Militar apreende 8 quilos de maconha em caixa da Avon

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 23, policiais militares que atuam na cidade de Tarauacá, faziam ronda nas ruas do município quando foram informados que estaria chegando um grande carregamento de maconha vindo de Cruzeiro do Sul, numa caixa de papelão com a logomarca da Avon, e que seria entregue na agência da empresa Petroacre, localizada no centro de Tarauacá.

Os agentes ficaram na espreita, aguardando o “dono da caixa” vir pegar a encomenda. Como demorou, os militares entraram no local e encontraram a caixa com 8 quilos de maconha prensada, que depois de apreendida, foi encaminhada para a delegacia. Ninguém foi preso na ação policial.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.