Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição levanta suspeita de manipulação de dados para reajuste da tarifa de ônibus; para petista há transparência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O possível reajuste da passagem de ônibus em Rio Branco, de R$ 3,50 para $R$ 4,55, como propõem as empresas do transporte coletivo, foi o tema central do debate na Câmara de Vereadores da capital.


A oposição vê manipulação nos números apresentados pelas empresas através de planilhas no Conselho de Transportes com o objetivo de aumentar a tarifa.

Anúncios


O líder da oposição na Casa, vereador Roberto Duarte, do MDB, disse que não há transparência e tampouco fiscalização do sistema.


“Em 1983, nós tínhamos em Rio Branco cerca de três milhões de usuários do transporte coletivo. Naquela época nós tínhamos uma população menor, aproximadamente 180 mil. Hoje, nós temos 400 mil habitantes e um milhão e meio de usuários (conforme as empresas). Naturalmente aumentaria o número de passageiros, naturalmente. Eu acredito que possa haver manipulação. Ela é real porque esse sistema não tem fiscalização. O Executivo não tem, a Câmara não tem. Fica de responsabilidade do sindicato das empresas”, argumentou.


O líder do PT na Casa, vereador Rodrigo Forneck, apontou que há uma conotação política no debate sobre a tarifa. Para ele, qualquer intenção eleitoreira acaba contaminando a discussão. Forneck não acredita em manipulação de dados, pois os números são apresentados com transparência.


“O vereador pra debater passagem de ônibus tem que tirar o componente eleitoral do debate. Se esse componente estiver presente, ele só atrapalha e quem perde é a população. Desde o ano passado com a CPI e outras manifestações que houve, inclusive da própria Justiça, o rito do aumento da passagem é muito transparente. Eu não acredito em manipulação de dados para aumentar a passagem, mas se porventura houver alguma inconsistência nesses dados, certamente os membros do conselho, a população de uma maneira geral, o Ministério Público, a Justiça e os vereadores perceberão, porque as planilhas são públicas.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido