Conecte-se agora

Com Educação Emocional e Social, 74% dos alunos de Rio Branco se tornaram mais comunicativos e carinhosos

Publicado

em

Prefeitura da capital é pioneira no Brasil com inovação pedagógica, da Inteligência Relacional que já reduziu de maneira significativa o bullying e os comportamentos agressivos nas escolas municipais

O programa Liga Pela Paz vem transformando completamente a vida de milhares de estudantes da rede municipal de ensino de Rio Branco. Ao longo de cinco anos de implantação – de 2013 a 2018 – pesquisa realizada através de questionários validados pelo Conselho Federal de Psicologia e Literatura Psicométrica mostram que 74% dos alunos melhoraram suas habilidades de relacionamento, ou seja, os estudantes estão mais comunicativos, empáticos e carinhosos, o que contribui para a melhoria da convivência. Além disso, a pesquisa mostra que 71% aumentou as habilidades assertivas, com educandos menos violentos consigo próprio e com os outros na hora de comunicar suas necessidades, auxiliando na prevenção de comportamentos violentos e do bullying – considerado o mal do século nas escolas do mundo inteiro.

No ano passado, a Consultora Pedagógica da Inteligência Relacional – a organização que trata da implementação do Liga Pela Paz em Rio Branco – Lauren Ribeiro esteve na capital do Acre para acompanhar de perto uma ação muito importante no contexto da inteligência emocional. Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017, Lauren monitorou o programa com gestores, coordenadores, educadores e alunos através do Acompanhamento Pedagógico Presencial, que avaliou a evolução do programa em doze escolas.

Neste período, uma atenção especial e priorização foi dada às escolas rurais. Os encontros foram muito proveitosos.  Eliana de Lima, da Escola Rural Mauricília Santana, trabalha com a Liga Pela Paz há três anos, e disse que o Acompanhamento Pedagógico Presencial foi muito produtivo e especial. “Na presença da consultora, as crianças se sentiram importantes e acolhidas. Tudo aconteceu como uma troca de afeto. Foi maravilhoso ver o entusiasmo delas em mostrar como estão desenvolvendo as atividades da Liga Pela Paz. Um dia comum de aula se transformou em um dia especial. Foi incrível”, relatou Eliana à época.

A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), tem sido pioneira com a implantação da educação socioemocional nas escolas, que só no ano passado, em 2017, foi inserida pelo Ministério da Educação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em três das dez diretrizes vigentes. O Secretário de Educação, Marcio Batista, diz que o Acompanhamento Pedagógico Presencial é o momento de receber um feedback de como a Cultura de Paz está sendo desenvolvida nas escolas, com as crianças, há quase cinco anos. “Desde 2013 na nossa rede de ensino, a Metodologia Liga Pela Paz já é uma das principais linhas da nossa educação e hoje nos dá a convicção de que nossas crianças têm ferramentas para transformar a si próprias e suas famílias, que passam a ser agentes multiplicadores e até mesmo suas comunidades. Quando recebemos o Acompanhamento Pedagógico é como se pudéssemos nos olharmos no espelho e vermos o reflexo desse empenho em oferecer a educação socioemocional para milhares de crianças que sabem a importância de aprender Matemática, Português e também sobre o perdão, o diálogo e o respeito pelo próximo”, disse Marcio Batista.

Acompanhamento mostrou efeitos positivos da Liga Pela Paz na rede municipal de ensino

O Acompanhamento Pedagógico Presencial na Escola Ione Portela também despertou o interesse das crianças naquela ocasião.  “Eles aproveitaram o momento para mostrar como realizam as dinâmicas e como trabalham o Emocímetro. As crianças se sentiram muito prestigiadas e os professores também, afinal, foi uma ótima oportunidade para trocar informações e conhecimentos. Estou encantada com a metodologia”, comentou Keury Costa, professora do 5º ano.

Na Escola Professor Mário Lobão, que atende à população rural, o Acompanhamento Pedagógico Presencial agregou novos valores e conhecimentos aos educadores e gestores. A professora do 4º ano, Keylla Cristina Coelho Saldanha, conta que seus alunos estavam trabalhando o exercício do Respirar, Pensar e Agir (RPA), quando receberam a visita da consultora pedagógica da Inteligência Relacional.


“A chegada dela despertou ainda mais vontade em realizar a dinâmica. As crianças ficaram muito curiosas com esse olhar diferenciado, com o conhecimento e domínio dela em falar sobre a metodologia”, comenta Keylla. Ainda no mesmo dia, a professora conta que houve um conflito em sala de aula e que, a partir da mediação da consultora, no dia seguinte, os alunos envolvidos já estavam mais calmos e tranquilos.

Para a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, a experiência nas escolas de Rio Branco foi enriquecedora. “Foi possível me certificar da integração dos conceitos da Educação Emocional e Social já arraigados ao ensino nas escolas públicas do município desde 2013. Pude vivenciar todas as possibilidades e crescer com os educadores, observando as estratégias psicopedagógicas sugeridas pela Liga Pela Paz e como os conteúdos são transmitidos aos alunos. Fiquei muito feliz em ver a dedicação e o empenho de todas as escolas e da Secretaria Municipal de Educação em trabalhar a Cultura de Paz”, relatou Lauren Ribeiro.

Destaque 2

Vídeo mostra bandido se passando por manobrista do Deck para roubar carro de juiz

Publicado

em

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra todo o episódio em que um homem se passando por funcionário do Deck Trattoria, o mais novo restaurante italiano de Rio Branco, pega as chaves do carro modelo Honda Civic Touring, de cor branco e placa QLW 8711, de propriedade de um juiz que jantaria no estabelecimento para logo em seguida furtá-lo. O caso ocorreu na noite do último sábado, 19, e foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla).

LEIA TAMBÉM
Carro de juiz é furtado de dentro de estacionamento por falso funcionário do Deck Trattoria

O magistrado chega acompanhado de sua esposa às 21h33 no estacionamento do restaurante e demora cerca de 1 minuto para sair do veículo, mas é possível observar que o falso manobrista já cerca o veiculo. Ao sair do carro, o homem ainda não identificado se aproxima do prorietário e pede a chave alegando a necessidade de manobrar o veiculo de uma vaga para outra. Sem exitar, o magistrado entrega a chave e entra na parte interna do restaurante. No Boletim de Ocorrência, a vítima alegou que o homem se passou por um funcionário do restaurante e por isso ele teria entregue as chaves.

Com as chaves em mão, o homem se afasta do veículo. Minutos mais tarde, precisamente às 21h48, durante a forte chuva que atingiu Rio Branco, o homem se aproxima rapidamente e entra no interior do veiculo e o liga. Como o movimento de carros é intenso, ele espera alguns minutos até ter acesso livre para sair com o Honda Civic sem despertar nenhuma suspeita. Às 22h08, ele manobra o carro lentamente para fora do estacionamento e foge até então sem deixar nenhuma pista.

Por meio de comunicado, o Grupo Deck, que gerencia o restaurante, lamentou o fato afirmando que o carro foi furtado por um “bandido que se passava por flanelinha”. “Nos colocamos a inteira disposição do cliente e de sua família para colaborar e ajudar da melhor maneira possível”, informou a empresa.

O Deck infomrou ainda nenhum de seus restaurantes possui serviço de valet (manobrista) nas áreas de estacionamento e que todos os  funcionários são devidamente uniformizados e não são autorizados a fornecer tal serviço.

A reportagem apurou que as saídas de Rio Branco estão sendo monitoradas e que a fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru está em alerta. As autoridades suspeitam que o carro ainda esteja em Rio Branco. Até a publicação desta matéria, o carro não foi encontrado.

Continuar lendo

Destaque 2

Copa do Mundo: jogadores convocados começam a chegar à Granja Comary

Publicado

em

Os jogadores convocados para a Copa do Mundo Rússia 2018 começam a chegar hoje (21) no Centro de Treinamentos da Seleção Brasileira, na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana fluminense. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), são esperados para esta segunda-feira 17 dos 23 atletas convocados.

“Até as 14 horas, 16 jogadores irão se apresentar. Marquinhos, Fred, Filipe Luís, Danilo, Paulinho, Gabriel Jesus, Ederson, Fágner, Neymar, Thiago Silva, Renato Augusto, Douglas Costa, Taison, Fernandinho, Willian e Geromel serão os primeiros a chegar”. Cássio, goleiro do Corinthians, vai se apresentar à noite.

Pela programação da CBF, Alisson, Philippe Coutinho e Miranda, chegam à Granja Comary na terça-feira (22). O grupo só ficará completo na Inglaterra, quando Marcelo, Casemiro, do Real Madrid; e Roberto Firmino, do Liverpool; se apresentarão após a final da Liga dos Campeões, no dia 26 deste mês.

A comissão técnica, comandada pelo treinador Tite, já está na Granja Comary desde esse domingo (20). De acordo com a CBF, hoje e amanhã os trabalhos serão dedicados a testes e avaliações físicas e médicas, não havendo trabalho com bola.

No dia 27, todos embarcam para a Inglaterra, onde a seleção fará sua preparação no centro de treinamento do clube de futebol Tottenham. Dois amistosos foram marcados, antes de a equipe viajar à Rússia. Dia 3 de junho, os brasileiros enfrentam o selecionado da Croácia, em Liverpool, e dia 10 jogam contra a Áustria, em Viena.

O Brasil estreia na Copa contra a Suíça no domingo, dia 17 de junho, às 15h, em Rostov do Don. O segundo jogo da primeira fase ocorre numa sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo, contra Costa Rica. O terceiro jogo, na quarta-feira, dia 27, será às 15h, em Moscou, no estádio Spartak.

Continuar lendo

Destaque 2

Carro de juiz é furtado de dentro de estacionamento por falso funcionário do Deck Trattoria

Publicado

em

Um carro modelo Honda Civic Touring, de cor branco e placa QLW 8711, de propriedade de um juiz foi furtado na noite deste sábado, 19, nas dependências do estacionamento do Deck Trattoria, o mais novo restaurante italiano de Rio Branco.

O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e de acordo com o Boletim de Ocorrência, um homem teria se passado por funcionário do estabelecimento e teria pedido a chave do carro ao magistrado alegando que caso precisasse manobrar o veiculo de uma vaga para outra, precisaria da chave.

Histórico do Boletim de Ocorrência registrado da Delegacia de Flagrantes

Enquanto o magistrado jantava com sua família e amigos, o carro desapareceu do estacionamento. Ao termino do encontro, o juiz procurou o seu carro e não o encontrou, nem mesmo no lado de fora do estabelecimento.

O ac24horas tentou contato com os proprietários do estabelecimento, mas até o fechamento desta matéria, não obteve nenhuma resposta. O espaço fica fica aberto caso a empresa queira se manifestar.

A reportagem apurou que as saídas de Rio Branco estão sendo monitoradas e que a fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru está em alerta. As autoridades suspeitam que o carro ainda esteja em Rio Branco.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.