Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bolsista diz que Ifac descumpriu ordem judicial ao desligá-la; Instituto nega

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma denúncia grave contra a Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) foi feita essa semana ao ac24horas. Uma bolsista do Pronatec, que atuava na instituição provisoriamente, alega que mesmo com ordem judicial para ser mantida no cargo, acabou desligada do serviço. O Ifac nega as acusações e justifica o cancelamento da bolsa.


Joisse Fernandes de Amorim passou na seleção temporária para um cargo de atividade multidisciplinar, e trabalhou por pelo menos 25 dias antes de ser desligada do programa. Para assumir o posto de trabalho, precisou recorrer à Justiça, e é lá que está, novamente, mantendo a esperança dela.

Anúncios


“Estou muito revoltada, porque desde que isso aconteceu, fiquei muito decepcionada com esse tipo de seleção. Abriram um edital, mas não há verba para pagar, e isso é muito estranho. Estou mais uma vez pela Defensoria Pública da união, tentando uma auxilio para sabe o que fazer agora”, conta Joisse.


Cinco dias após o pedido de posição, o Ifac se manifestou sobre a questão alegando que Joisse foi desligada porque o projeto passou por uma readequação técnico-orçamentária, impossibilitando que ela continuasse atuando junto ao Ifac. Além disso, a instituição diz que cumpriu, sim, a ordem da Justiça para classificar a candidata.


“Por consequência destas situações, Joisse Fernandes de Amorim, juntamente com outros três bolsistas aprovados, foram desligados dos Programas Rede e-TEC Brasil e Pronatec Profuncionário, assim como também ocorreu a redução de 30% a 50% da carga horária de todos os demais bolsistas que atuam diretamente com estudantes”, explicou o Instituto Federal do Acre, em nota.


“O meu processo seletivo era multidisciplinar cinco, e lá não falava de vagas, mas de cadastro de reserva Quando saia o resultado, estava lá: ‘desclassificado’. Primeiro me desclassificaram porque eu não havia mandado a documentação, mas eu havia mandado tudo. Ficou claro que não respeitaram a liminar, e que não me quiseram lá dento”, completa a servidora demitida.


Ainda de acordo com o Ifac, além de Joisse, outros três bolsistas nomeados também foram desligados, tudo para atender ao novo perfil do dos programas Rede e-TEC Brasil e Pronatec Profuncionário, aos quais os colaboradores estavam diretamente ligados. “Ressaltamos que não ocorreu qualquer substituição de bolsistas”, completa a instituição.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido