Conecte-se agora

4º Fórum de Dança do Acre ultrapassa fronteiras e conquista avanços

Publicado

em

Conquistas, avanços e marco. Assim os organizadores avaliam a quarta edição do Fórum de Dança do Acre, realizado entre 29 de abril e 5 deste mês. Muito além da arte e cultura, o evento ultrapassou as paredes dos palcos e gerou debates sobre a institucionalização da dança no estado, fortaleceu grupos e companhias da cena, revigorou a articulação do movimento no estado e até mesmo rendeu uma moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Rio Branco.

Democrático, o fórum não se restringiu aos membros da Associação de Dança do Acre (Asdac) e Movimento de Dança do Acre (Moda). Com os principais espetáculos de cada dia gratuitos, todos apresentados no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), pessoas de várias idades e classes sociais prestigiaram os sete dias de atividade. Inclusivos, os aulões foram para as praças públicas da capital e fizeram muita gente dançar os mais diferentes modalidades e estilos.

Christian Moraes, presidente da Asdac, que promoveu o fórum, lembrou que o intercâmbio e a troca de experiências foram os fortes desta edição. Além dos convidados de Brasília, Peru, Bolívia e Pará, pessoas e grupos de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Jordão, Marechal Thaumaturgo e outras cidades do interior do Acre. Ao todo, mais de 20 espetáculos de dança foram apresentados, 13 deles somente no último sábado, dia de encerramento do evento.

“Esta edição foi um marco no movimento de dança. Alcançamos visibilidade, conseguimos ter voz dentro de instituições que se propuseram conhecer o movimento e vimos muitos grupos que estavam apagados reaparecerem e apoiar o evento. Acreditamos que este fórum iniciou um novo momento dentro do movimento com muitos desafios futuros, a missão de agregar mais pessoas, conquistar políticas públicas e levantar ainda mais o debate”, declarou Moraes.

O presidente da Asdac destacou que o diálogo sobre a criação de um curso de dança no estado, tema de uma mesa redonda dentro do evento, foi iniciado com o poder público, instituições e classe política dentro da quarta edição do fórum. Para ele, outro diferencial foi a integração de grupos da periferia com outras companhias e os convidados de outros estados e países. “A partir desse fórum, vamos traçar outros planos para o movimento”, disse.

De acordo com Christian, outras atividades do movimento de dança vão movimentar o calendário este ano. Promovido pela Asdac, o 4º Fórum de Dança do Acre teve como financiador a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O evento foi apoiado pela Caixa Econômica Federal, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc-AC), deputados federal, Léo de Brito, estadual, Jenilson Leite, e vereador Rodrigo Forneck.

Propaganda

Cidades

Sebastião fará última participação em Novenário como governador

Publicado

em

Assim como os principais políticos que disputarão as Eleições 2018, o governador Sebastião Viana (PT) também estará presente no Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Ao contrário deles, Sebastião não está em busca de votos para si.

Essa será a última participação do petista na festa religiosa enquanto governador, já que no dia 1º de janeiro passará a batuta para seu sucessor – que pode estar entre os presentes no evento desta quarta, 15.

Desde que assumiu o governo, em 2011, Sebastião Viana participa com frequência do Novenário, a mais importante festa religiosa do Vale do Juruá e do Acre, que reúne milhares de fiéis da padroeira da cidade. Desde quando ocupava o cargo de senador ele se fazia presente, carregando a tradicional vela da procissão.

Participar do Novenário, por sinal, é um requisito básico para aqueles políticos acreanos que desejam voos mais altos na carreira. Para aqueles que não têm base eleitoral na região, se fazer presente é ainda mais essencial para ganhar a simpatia dos moradores.

Continuar lendo

Cidades

TRE-AC divulga locais de votação das Eleições Gerais de 2018; confira

Publicado

em

Por

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) publicou no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) os endereços das mesas receptoras de voto, incluindo de voto em trânsito, e das mesas receptoras de justificativa eleitoral de todo o Estado do Acre.

Além disso, disponibilizou as relações atualizadas com os números das seções da extinta 10ª Zona e do município de Capixaba. O Tribunal alerta aos eleitores desses casos que a mudança ocorreu somente em relação aos números das zonas e das seções, mas que não houve mudança de local de votação, salvo em caso especiais relacionados à logística das zonas eleitorais.

Para consultar as relações dos locais de votação em todo o Estado, das mesas exclusivas para justificativa de voto e de voto em trânsito, bem como as relações das seções eleitorais que foram transferidas da 10ª Zona para as 1ª e 9ª Zonas, e a relação das seções eleitorais de Capixaba que foram transferidas da 8ª para a 2ª Zona, acesse: http://www.tre-ac.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/locais-de-votacao

Continuar lendo

Cidades

Sem acordo: greve de fome continua em seis presídios do Acre

Publicado

em

A greve de fome continua nesta quarta-feira, dia 15, em seis unidades prisionais do Acre. Até o momento, os presos, que exigem sexo a cada 15 dias e outros desejos. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) não quer ceder à vontade dos presos.

A greve de fome começou na última segunda-feira, dia 13, e ganhou força após detentos saberem que os líderes de facções, presos no RDD, estavam exigindo mudanças nas atitudes da administração dos presídios. Rapidamente, quase todos os presídios aderiram ao movimento.

Os detentos acreditam que com o movimento dos demais apenados, eles conseguiram a colocação de televisores, rádios e ventiladores nas celas do RDD. O órgão não disse, ainda, se vai ceder às exigências. Outra reclamação é a transferências dos chefes dos grupos criminosos, que eles pedem a suspensão imediata.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.