Conecte-se agora

4º Fórum de Dança do Acre ultrapassa fronteiras e conquista avanços

Publicado

em

Conquistas, avanços e marco. Assim os organizadores avaliam a quarta edição do Fórum de Dança do Acre, realizado entre 29 de abril e 5 deste mês. Muito além da arte e cultura, o evento ultrapassou as paredes dos palcos e gerou debates sobre a institucionalização da dança no estado, fortaleceu grupos e companhias da cena, revigorou a articulação do movimento no estado e até mesmo rendeu uma moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Rio Branco.

Democrático, o fórum não se restringiu aos membros da Associação de Dança do Acre (Asdac) e Movimento de Dança do Acre (Moda). Com os principais espetáculos de cada dia gratuitos, todos apresentados no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), pessoas de várias idades e classes sociais prestigiaram os sete dias de atividade. Inclusivos, os aulões foram para as praças públicas da capital e fizeram muita gente dançar os mais diferentes modalidades e estilos.

Christian Moraes, presidente da Asdac, que promoveu o fórum, lembrou que o intercâmbio e a troca de experiências foram os fortes desta edição. Além dos convidados de Brasília, Peru, Bolívia e Pará, pessoas e grupos de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Jordão, Marechal Thaumaturgo e outras cidades do interior do Acre. Ao todo, mais de 20 espetáculos de dança foram apresentados, 13 deles somente no último sábado, dia de encerramento do evento.

“Esta edição foi um marco no movimento de dança. Alcançamos visibilidade, conseguimos ter voz dentro de instituições que se propuseram conhecer o movimento e vimos muitos grupos que estavam apagados reaparecerem e apoiar o evento. Acreditamos que este fórum iniciou um novo momento dentro do movimento com muitos desafios futuros, a missão de agregar mais pessoas, conquistar políticas públicas e levantar ainda mais o debate”, declarou Moraes.

O presidente da Asdac destacou que o diálogo sobre a criação de um curso de dança no estado, tema de uma mesa redonda dentro do evento, foi iniciado com o poder público, instituições e classe política dentro da quarta edição do fórum. Para ele, outro diferencial foi a integração de grupos da periferia com outras companhias e os convidados de outros estados e países. “A partir desse fórum, vamos traçar outros planos para o movimento”, disse.

De acordo com Christian, outras atividades do movimento de dança vão movimentar o calendário este ano. Promovido pela Asdac, o 4º Fórum de Dança do Acre teve como financiador a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O evento foi apoiado pela Caixa Econômica Federal, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc-AC), deputados federal, Léo de Brito, estadual, Jenilson Leite, e vereador Rodrigo Forneck.

Propaganda

Cidades

Filho de Bolsonaro é banido pelo WhatsApp

Publicado

em

O WhatsApp baniu o número do Flávio Bolsonaro, filho do candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro, do aplicativo. Flávio foi eleito senador pelo Rio no último dia 7 de outubro. “A perseguição não tem limites! Meu WhatsApp, com milhares de grupos, foi banido do nada, sem nenhuma explicação! Exijo uma resposta oficial da plataforma”, escreveu Flavio em postagem no Instagram.

Irmão de Flávio, o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro também repercutiu o banimento. “Primeiro caso de banimento do whatsapp que tomo conhecimento ocorreu com o senador eleito @FlavioBolsonaro . O post que tenha motivado a punição não é informado. Se isso não é CENSURA eu não sei o que é…”, escreveu Eduardo nas redes.

Ainda nesta sexta-feira, o WhatsApp enviou notificação extrajudicial para quatro agências suspeitas de fazerem envio massivo irregular de mensagens durante o período eleitoral. O aplicativo determina que parem de fazer envio e de utilizar números de celulares obtidos pela internet. Na quinta-feira, 18, o jornal Folha de S. Paulo disse que empresas bancaram uma campanha de mensagens contra o PT com pacotes de disparos em massa.

O comportamento, segundo o WhatsApp, fere as regras do aplicativo. O envio de mensagens com conteúdo eleitoral não é ilegal. Para isso, é necessário que os candidatos entregam os telefones e uma lista de apoiadores que voluntariamente os cederam seus dados. No entanto, há a suspeita de que as agências venderam bases de usuários de terceiros, segmentadas por região e perfil, de origem desconhecida —o que é ilegal.

“Estamos tomando medidas legais para impedir que empresas façam envio maciço de mensagens no WhatsApp e já banimos as contas associadas a estas empresas”, informou em nota o WhatsApp.

Continuar lendo

Cidades

Brasileia realiza Saúde Itinerante

Publicado

em

A expectativa de vida tem aumentado não só no Brasil como ao redor do mundo, portanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que fosse criado um plano de ação global para o envelhecimento saudável da população.

Pensando nisso a Prefeitura de Brasileia realizou na manhã de sexta-feira (19), no Centro de Convivência do Idoso, Saúde Itinerante com objetivo de garantir o acesso da população aos serviços básicos de saúde, melhor qualidade de vida e maior longevidade.

O secretário de saúde, Francisco Borges, falou a respeito da ação. “Trouxemos essa ação para o Centro do Idoso por ser referência em cuidar bem das pessoas no nosso município, em especial dos nossos idosos. E aproveitamos para dar uma prioridade ao trabalho de cuidado ao câncer de mama, já que esse mês é dedicado a prevenção do
câncer de mama”, falou Borges.

Durante ação foram realizados testes rápidos, aferição de pressão, consultas, roda de conversa com os homens sobre os cuidados com a mulher, certificado do Curso de Fuxico encerrando com o café da manhã. Ficar velho não significa o fim da vida social e nem necessariamente a perda da autonomia, da liberdade e da independência. A chegada à terceira idade de forma ativa e saudável já é realidade, e tem muita gente aproveitando essa fase justamente
para fazer coisas inéditas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Cidades

Centro Universitário Uninorte realizará XII Jornada de Odontologia do Acre

Publicado

em

Com tema “Atuação Interprofissional: Contribuições para a Prática Odontológica”, a XII Jornada de Odontologia do Acre ocorrerá entre os dias 22 e 25 de outubro, no auditório do Bloco E, no Centro Universitário Uninorte. O evento será composto por palestras, mesa redonda e show de talentos. A abertura oficial será às 16h, no dia 22.

Entre os assuntos a serem discutidos estão a importância do pré-natal odontológico, honorário profissional, o estresse emocional e sua influência na saúde bucal, infecções endodônticas e outros.

“O evento tem como objetivo promover um espaço de integração e educação continuada entre acadêmicos dos cursos de odontologia, cirurgiões-dentistas, professores e demais pessoas da comunidade”, afirma a coordenadora do curso de odontologia da Uninorte, professora Maria do Carmo.

Ainda segundo a coordenadora, a XII Jornada de Odontologia do Acre é a oportunidade para trocar experiências da prática clínica. “Com essas trocas a ideia é melhorar condutas em diagnósticos e tratamentos nos diversos locais de atuação, como Clínica Escola da Uninorte, serviço público e privado”, ressalta.

As inscrições para participar do evento podem ser realizadas no site http://eventos.uninorteac.edu.br/inscricao.

Programação

Local: Auditório do Bloco E.

22 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

8h às 10h – TÉCNICAS DE TERCEIROS MOLARES

Palestrante: Christian Recchioni – Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial; Mestre em Implantodontia; Autor do Livro “Prática em Cirurgia Buco Maxilo Facial.

10h às 12h – INTERO.

Palestrante: professores e acadêmicos da disciplina – Clínica de Reabilitação Oral

22 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA – TARDE

14h às 16h – AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS FRATURAS DO COMPLEXO ZIGOMÁTICO ORBITÁRIO.

Palestrante: Christian Recchioni – Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial; Mestre em Implantodontia; Autor do Livro “Prática em Cirurgia Buco Maxilo Facial.

16h às 17h – CERIMÔNIA DE ABERTURA DA XII JORNADA DE ODONTOLOGIA DO ACRE

17h às 18h – APRESENTAÇÃO TEATRAL

23 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA – MANHÃ

8h às 10h – INFECÇÕES ENDODÔNTICAS E PERSPECTIVAS DE NOVAS MEDICAÇÕES A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS

Palestrante: Rodrigo Asfury – Mestre em Prótese Dentária; Doutor em Biotecnologia/UFAC; Professor do Centro Universitário UNINORTE; Membro da Diretoria do SINODONTO

10h às 12h – INTERO.

Palestrante: professores e acadêmicos da disciplina – Clínica de Reabilitação Oral

23 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA – TARDE

14h às 17h – MESA REDONDA – BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA

Mediadora: Eufrásia Santos Cadorin – Mestranda em Ciências da Saúde; Docente Centro Universitário UNINORTE; Servidora da Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco.

24 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA – MANHÃ

8h às 10h – PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: PRODUZINDO CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Palestrante: Eufrásia Santos Cadorin – Mestranda em Ciências da Saúde; Docente Centro Universitário UNINORTE; Servidora da Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco.

10h às 12h – INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ORIENTADAS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA.

Palestrante: Luiz Antonio Ferreira – FARMACÊUTICO, MESTRE EM CIÊNCIAS – QUÍMICA BIOLÓGICA.

24 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA – TARDE

14h às 16h – HONORÁRIO PROFISSIONAL: COMO E QUANTO COBRAR?

Palestrante: Samuel Barbosa Macedo – Especialista em Ortopedia dos Maxilares; Membro da Diretoria do SINODONTO; Professor do Centro Universitário UNINORTE.

16h às 18h –FLUXO DIGITAL NA PRÓTESE

Palestrante: Emiliana Guerra – Mestre em Ortodontia, Especialista em Radiologia.

25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA – TARDE / NOITE

15h às 16h – Criocirurgia como opção de tratamento minimamente invasivo de rânula congênita.

Professor: Amanda Castro de Souza Costa. Especialista em Odontopediatria e Mestranda em Odontopediatria.

16h às 17h – O Estresse emocional e sua influência na saúde bucal.

Palestrante: CD. Janaira de Lima Guimarães – Mediadora do curso de TSB na Escola Técnica em Saúde Moreira da Rocha; Professora do Curso Auxiliar em Saúde Bucal no Instituto Federal do Acre.

Palestrante: CD.Renato Silva de Almeida – Assessor Técnico na Secretária de Saúde do Estado do Acre.

17h às 19h – Show de Talentos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.